domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Pensar Colectivo "sobre o roubo da Alegria"


Caro Companheiro de Abril, meu Capitão
Dirijo-me a si, em continuidade da resposta  ao post Ser Humano, mas se é a si que me dirijo, não é a si que me refiro, porque você meu caro, é um homem bom e sensível com quem sempre se poderá falar (mesmo se por vezes arma em torto).
Vamos ao assunto:
Não defendo uma posição, que se defende muito bem por si própria, caro amigo, clarifico a minha postura perante o seu termo de feminismo, já que há vários tipos de feminismo, no meu, opto por condenar o machismo de hoje, numa época em que homem e mulher deveriam ser companheiros em luta por um mundo melhor e fraterno, porque enquanto o pesadelo, for o pão de cada dia de uns, quer sejam mulheres ou não, ninguém pense o mundo de beleza e Paz, possível, o chefe índio Seattle, frisou-o  bem  na carta que escreveu ao presidente dos USA, tudo está ligado! e hoje como ontem: tudo! Homens e Natureza! e, diga-me parece-lhe possível o riso enquanto outros de desespero (evitável) choram, morrem, sofrem, são mortos e assassinados, têm fome, e , horror, morrem sem água, morrem-nos e matam-nos a nós mesmos em cada irmão ultrajado, humilhado, assassinado, preso, torturado, esquecido! o que nada de humano justifica, mas, a reforçar o horror, quantas vezes a violência sobre a Mulher é cometida perto de nós, à nossa frente, violência que confortavelmente nos negamos a ver? mulheres violentadas, violadas, mulher-presa, desde a infância, vítima da evidente diferença muscular, que confere ao homem maior força física ( e quem a nega? acho que essa ninguém)! por isso me bato ao lado dos que choram e das que choram, ou dos que o denunciam, convicta e com afinco, é que veja bem, não me contento em bater-me por conquistar um Mundo de Direitos e Deveres (claro os deveres fazem parte do civismo) , mas vejo para além dessa cortina de sofrimento, uma alegria de viver a conquistar e creia porque nela não há excluídos, merece-me todos os esforços, é pois pelo colorido dessa vida em que creio que me bato, porque por isso nos trouxeram ao Mundo, onde fraternos e justos para com todos e entre todos, possamos evoluir, confiantes, entusiastas, responsáveis e amigos.
Mas hoje enquanto sofrem outros povos, enquanto sofre quem trabalha, enquanto sofrem crianças, jovens, idosos (nos quais começo a incluir-me), enquanto sofrem Mulheres, porque homens, continuam a agir e a falar, servindo-se da força física como argumento, ou menos falado, mas tão nefasto como a primeira, da força económica (que pesa tanto negativamente dentro duma casa de família, como num país, ou no mundo).
Toda a forma de dominação, seja qual for o pretexto e sobre seja qual for o ser humano, ou sobre a colectividade é injusta e porque contrária à humanidade deve ser combatida, e penso-o sinceramente, é nefasta mesmo ao dominador, porque o distancia de si mesmo, afastando-o do profundo humano que deveria ser o seu. Por isso, todos aqueles que duma forma ou de outra têm nas mãos, instrumentos de comunicação, deveriam pesar as consequências de cada palavra, antes de as proferir ou escrever, nada do que se diz é sem consequências,e se alguma inteligência nos habita,
( meu caro Companheiro, este pedacinho não é para si,a sua sensibilidade sem limite, responde antes de mais, pela sua actuação), devíamos ter em linha de conta que temos obrigação de utilidade na Terra e que essa obrigação é para connosco, de deixar um dia ao partir, a marca indelével, mesmo se invisível, da nossa passagem pela vida, até porque essa é a única maneira de não morrermos completamente, deixar a vida (não o podemos evitar) mas tendo a nosso nível contribuído, para um sopro mais no avanço da VIDA  e da HUMANIDADE e então no momento da partida, levar connosco uma infinita saudade, da beleza, da luz, do amor de todo o tipo, do respeito, mas partir serenamente, na certeza de pelo menos, nunca ter sido nocivo nem à vida, nem à conquista do direito à alegria de viver de todos e de cada um! Mas para que tal seja, hoje diante da aflição em que se vive, a palavra é combate e Luta, ou a nossa lucidez estaria seriamente comprometida
Quem me dera, que o Mundo fosse o que ainda não é: também na minha poesia essa realidade estaria reflectida e poderia escrever alegria e beleza sem cansaço! assim, sendo as coisas o que são, e como essa preocupação existe concreta no meu mundo interior, claro, condiciona quanto sou e faço e por conseguinte o que escrevo, mesmo se por momentos fujo para recuperar forças para o que a natureza ou o ser humano fizeram de belo e de grande! é mesmo uma necessidade, se nunca recuperamos dos dissabores, falta o indispensável para que qualquer Luta possa ser eficaz, a força e a convicção.
Semear desespero sem saída, não me parece a forma mais eficaz de incentivar os ânimos para a Luta pela Dignidade e por um um Mundo melhor, mas para semear Esperança é preciso acreditar nela e para acreditar é preciso estar forte, por isso defendo quem sofre, porque o fim de cada sofrimento é uma porta que se abre para a alegria e para a Esperança, logo para uma continuidade de conquistas e de aperfeiçoamento, tanto próprio como colectivo, simplesmente porque somos seres humanos e que nascemos com essa "coisa extraordinária" que se chama Consciência!
o meu abraço

Marília Gonçalves

11 comentários:

Marília Gonçalves disse...

trago agora aqui um frase que ouvia a meu pai: O homem que bate ou agride uma mulher é um cobarde que sem força para enfrentar outro homem, se desforra sobra a mulher que é fisicamente mais vulnerável ou que pela força das circunstâncias é mais dependente!
acho que com esta frase de um homem de uma coragem e de uma força sem fim, tudo fica dito
Marília

andrade da silva disse...

Marília

Em 1º lugar exulto com a veemência dos seus textos, que neste caso são-me dirigidos o que me honra, mas não se podem referir a mim, que adoro a mulher em todas as suas dimensões, mas também na dimensão sensual, estética e sentimental, porque na intelectual, cultural há também homens e, muitos, maravilhosos

Mas em tudo o que diz neste texto estamos de acordo, não tem uma gota de feminismo ou machismo é a luta pela LIBERDADE CONTRA ESCRAVIZAÇÂO SEJA do Homem seja da mulher e nessa luta estou de alma e coração há muitos anos, bem para além de pertenças partidárias ou religiosas, o que, me permite ver graus diferentes dominação, manipulação e mentira em diversas instâncias, com um custo pessoal de ódio, rancor e vingança por quem é dono de outros que nem calculará, mas que se paga como na África do sul fascista com o banimento, aqui não oficial, mas implícito. O preço da independência neste Portugal onde o salazarismo e a inquisição estão na mentalidade de muito dirigente é elevado.


Quanto á maior dominação da mulher pelo homem não tenho nenhuma dúvida desse abominável crime à escala mundial, mas estava a falar nos casos particulares da nossa sociedade, em que um feminismo bacoco e estúpido que nada tudo, nada tem a ver com o que quis dizer de si, que somente se refere à questão estética de que todas as mulheres ou homens serão belos e como sabe muito se ofende quando digo que nem todas as mulheres são belas, como nem todos os homens e no grupo dos menos belos estou incluído e sei o custo, é no campo estético que estamos em desacordo e ao nível de muitos casos individuais se pôr sempre o homem como estando no lugar errado de um modo universal, o que é pura e simplesmente mentira como entre outros os psicólogos clínicos conhecem essa realidade e eu também por alguma vivência de ligeira a mais grave, e também como psicólogo.

Em muitos casos ninguém é inocente, como um dado feminismo cego quer fazer crer, é pura e SIMPLESMENTE MENTIRA e as verdades são as verdades.

Em conclusão há muito para fazer pela libertação dos homens e das mulheres, há que ajudar a libertar as gentes de toda a escravidão politica, social, familiar, ideológica, étnica ou religiosa, e sempre que há mentira e mentalismo a escravidão está presente.

Um grande Viva a luta pela liberdade TOTAL.
abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

caro amigo
a verdade de tudo começa na escola dos pequeninos, escola-escola e escola-pais, escola-sociedade, não para ensinar palavras, mas para dar exemplos, que são quanto a mim a melhor escola da criança pequenina. De que serve quanto se diga se o nosso fazer o desmente?
Por isso os governos, são tão zelosos em dar aos nosso filhos, netos, apenas o que faz falta para poderem ser produtivos, mas com o maior cuidado,em pôr cortinas de nevoeiro na capacidade de reflectir, porque essa é a que aliada ao exercício cerebral que a aprendizagem genera, pode tornar-se francamente subversiva (como se não chegassem os poetas) e como aos exemplos dos governantes não podem as crianças ir buscar os belos exemplos, não passamos daqui... enquanto os pais não perceberem, que as crianças não aso unicamente um tubo digestivo,que cada criança é um ser humano total mas que necessita duma bússola que a oriente a todos os níveis da sua educação, mas que essa bússola, deve seguir a traça que indica. Ou corre o sério risco de ser posta em dúvida.Que os pais lembrem que não chega o prato cheio, para educar um filho e se dêem ao trabalho de pensar e repensar a sua educação cidadã. Pôr no Mundo um ser social, traz deveres, para com esse ser e para com a sociedade em geral. Sempre considerei o nascimento duma criança como um grito de confiança no ser humano e no futuro, ora esse grito de confiança, é necessário e urgente torná-lo realidade, concretizá-lo!
é verdade que hoje estamos diante duma infância a crescer à deriva, por falta de tempo, e isso é grave, mesmo muito grave e estamos a começar a ver as consequências de tal,mas como e ainda bem, nunca mais a Mulher voltará ao tempo de escravatura, em casa, vai ser preciso encontrar caminhos, tantos caminhos há a pensar, mas o único a rejeitar, aquele em que se não pode permanecer para se não correr o risco de comprometer o futuro, é o da criança abandonada a ela própria, a crescer sem ternura e sem valores, diante de pais estafados, ao fim do dia sem paciência para ir mais longe que sobreviver. Haver soluções há, porque há sempre uma solução para cada problema,talvez uma combinação de várias soluções seja um caminho...que urge encontrar, porque é extremamente grave continuarmos como estamos.
Olhe meu amigo, há muito, mesmo muito que fazer, mas é possível, é sempre possível, falta apenas um ser mesmo humano à frente do país que governa por mando popular
abraço por um Universal Abril, cumprido inteiramente
Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

companheiro
deixo-lhe a palavra sobre o assunto que tanto o entusiasma: o que é a beleza? o que não é a beleza? agora refiro unicamente o lado estético, quer feminino quer masculino (não faço aqui referência à ARTE)
faça pelo menos a pergunta para si mesmo, talvez se surpreenda com a sua resposta
abraço
Marília

Marília Gonçalves disse...

e por aqui fiquemos num gota a gota de poesia, um fragmento de ar, de alento...

Ser mulher ou ser humano
Para o caso tanto faz
Quando o humano é humano
E quando o tempo é de paz.
Mas quando triste na terra
A voz que se ouve é de guerra
Ser mulher é muito mais
Porque é força resistente
Que pensa, vibra, que sente
E se levanta entre as mais
Então ser mulher é vida
Como força conseguida
Que vem do fundo de nós
As herdeiras do passado
Erguendo o mais alto brado
Vindo de nossas avós
Iremos rumo ao porvir
Como força a construir
Em nome da Liberdade
Travamos luta renhida
Pois somos fonte de vida
A gritar dignidade.

Marília Gonçalves

(gostaria que para todas as mulheres sem excepção, houvesse um sobressalto do pensar, e que de vez se rejeitasse o conformismo cacarejante, e se desse largas à criatividade e que fraternas e construtivas avançássemos, olhando cada Mulher com um ser humano, igual a cada uma de nós, com imperfeições e defeitos, mas com essa imensa capacidade de amor e generosidade. Recusar fronteiras passadas, olhar mais longe e inovar. rumo a esse todo que forma a Mulher

andrade da silva disse...

Marilia

Quanto à coragem limite da mulher, estou de acordo consigo, a mulher é muito mais heroína e estóica que o homem, e se mais nada soubesse tinha esse grande exemplo na minha mãe pela história da sua vida toda: andar a levar farinha para casa na revolta da farinha na Madeira em 1931, a partir depois com uma caixa de costura a cabeça de um seu patrão, a bofetada estrondoso que na minha presença deu no senhorio, a coragem como nos tratou e amou o meu pai até fim dos seus dias, mas ainda sei pelo que vejo nas outras mulheres e até por aquilo que sociologicamente está estudado que quando a mulher se revolta alguém já perdeu, isto é, o poder perde, porque quando ela se revolta não há nenhuma força que a detenha. A mulher quando se dispõe à luta entende que a vida das suas crias corre perigo , e, por isso, sacrifica a sua, na defesa dos filhos, assim o explica a etologia, e parece-me razão forte.

Sobre belo e feio não respondo à sua pergunta para não chorar sobre leite derramado, e para por mim próprio não me deprimir DE facto adio esse pensamento, essa meta-análise para não me deprimir, e não me queixar da criação. Nunca me interessei muito com a riqueza, mas tenho um fascínio pela inteligência, a cultura, a sensibilidade feminina, a arte, o saber, a beleza e a generosidade e quem tem estas virtudes é para mim DIVINA, mas quanto à beleza amo e adoro quem não for belo esteticamente e tiver os outros predicados, mas fascínio é bem mais que isso, mas o não ser belo a mim me dói muito mais do que pensar que outrem não o é.
Não ser muito mais bem acabado, culto, inteligente e instintivamente desejado é ferida aberta que só em mim dói e é dela que sobretudo falo, quando sobre estas coisas discurso.

Mas como seria interessante outros virem a terreiro, mas se ao manos nos lerem…

a abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

oh Companheiro! perfeito quem é? que diabo de telha! você com essa ideia tortura-se a si e pode magoar outras pessoas, talvez com maior razão de se queixarem. Acho, meu amigo, que encontrasse alguém que o olhe com olhos, para além destes que trazemos na cara, no rosto, como queira chamar-lhe.
Sabe que mais? ponha-se à escultura ou à pintura,com a exigência estética que tem, parece-me meu amigo, que é na criatividade, que pode encontrar resposta para essa dor. Acha tarde? faça colagens, outros grandes nomes da Arte o fizeram ou dedique-se à Fotografia, que hoje com o numérico se tornou acessível e permite trabalhos sem fim e com ela pode dar largas à sua criatividade. Acho que com isso, talvez resolvesse essa aflição em que o vejo.
Pensa que não tenho saudades da juventude? todos temos, por diversas razoes e motivos. Mas de que serve atardarmo-nos sobre tal? é preciso viver cada época com o que tem de bom, e viver intensamente cada instante e cada acontecimento. Quer crer? só me lembro da idade, quando a saúde me atraiçoa. Mas nunca, me estou a intoxicar com isso.
o que não se pode remediar, remediado está! Desde a minha queda do comboio há sete anos, nunca mais fui a mesma, mas tive sorte,podia ter batido com a cabeça, ou com qualquer coisa que me fizesse muito mais mal, mas claro fiquei muito mais ferrugenta e garanto que quando entro num barco (a minha paixão face à imensidão, não só pela grandiosidade do que se vê, mas pelo significado também)noto mesmo a diferença, numa sala e num barco o andar e os passos de "dança não são os mesmos.Pronto, foi mais um luto que tive que fazer! faço o quê? tento continuar dentro desses limites. não vou dar cabo de mim por isso! há tanta coisa linda a ver, a descobrir, tanto cheiro inebriante, Capitão, não temos apenas olhos e todos os sentidos nos são úteis e preciosos...
é um mundo sempre a redescobrir, a aprofundar
vamos meu amigo, largue esse desconsolo sem razão, viva alegre e positivo que o País de Abril precisa de si Capitão, mas positivo e capaz de arrasar montanhas se lhe tapam a Luz
Abraço companheiro, vamos à luta, pela beleza suprema, a fraternidade universal
sua amiga de sempre
Marília

Marília Gonçalves disse...

oi Capitão, voltanto à sua possibilidade de Criar, estava aqui a pensar: com essa paixão, que tem pela Mulher, porque não escreve um livro sobre essa sua sensibilidade, parta de sua mãe,atravesse a história, conte a Mulher em todas as suas vertentes e profissões, conte a Mulher do Alentejo, conte-as face a adversidades, por todo Portugal, conte-as como mães, como enamoradas, faça o retrato da Mulher de Portugal; ora aí está, um belo mofo de viver e partilhar sua paixão
fica a ideia... e pode crer tem nesse trabalho, encontro marcado com a beleza, autêntica, tangível!
não estranhe que me aflija, está no meu carácter, ser grande amiga de meus amigos
abraço
Marília

Marília Gonçalves disse...

Ponto a ponto

meu estimado Companheiro, claro que sua mae foi uma Mulher enorme de coragem e coração, meu amigo, quem ousa pôr isso em causa?
o que queria dizer é que temos que alargar esse olhar de respeito a cada mãe do Mundo, claro que a veneração e a ternura é pela nossa, mas no dia em que for reconhecido a cada mãe, esse mesmo estatuto, por parte dos filhos de todas as mães, numa elevação tal do respeito que ao respeitar cada mãe, lhes respeitemos os filhos e as filhas, como se olhássemos por sangue nosso, nesse dia, deixa de haver razoes de guerras e quezílias.
Vai ser longo, mas um dia, que os tempos próximos não verão, nem nós, um dia esse será o futuro do ser humano. No fundo talvez tenhamos nascido cedo demais em relação aos nossos sonhos, ou talvez tenhamos nascido, para sermos mais um elo, nessa corrente que irá desembocar na Fraternidade total
abraço fraterno
Marilia

andrade da silva disse...

Marília
Oh Marília tudo o que diz escrever, pintar, cantar - serenatas, baladas - ai my god se soubesse seria um rio caudaloso, um oceano, mas....

Todavia não sei o que é isso da auto-mortificação, como adoro os petiscos, um bom copo tinto, tenho gosto e prazeres vulgares, sou igual ao povo donde venho.

Enquanto poder viver nunca usarei nenhum silício, sou um adepto do hedonismo e, o que me faz lutar é que os direitos da liberdade e do prazer não são universais e há gente, muita, escrava pelo miséria, a doença, o dogmatismo, o fanatismo das religiões e de muitos agentes partidários e ditadores, homens vis, que se servem do poder que detêm nas democracias e mais selvaticamente nas ditaduras para chuparem até ao tutano a seiva das pessoas, a física da alma, enquanto houver um escravo, serei um lutador pela liberdade.

É preciso mudar a sociedade, enquanto houver uma pessoa que num partido, numa Igreja, na sociedade tiver medo de dizer a sua verdade, porque pode ser penalizada, estigmatizada, onde e quando isto acontece é a DITAURA Que reina, seja uma esquizofrénica e assassina ou de veludo.
abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

o que foi feito foi feito, o importate é o caminho a percorrer e o seu prossegue ainda, por isso pegue a pena sff e conte-nos...
fico a aguardar.
abraço
Marilia