quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pobres dos Nossos ricos- por Mia Couto







Pobres dos Nossos ricos




Por Mia Couto



A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz  ricos. Mas ricos sem riqueza. Na realidade, melhor seria  chamá-los não de ricos mas de endinheirados.


Rico é quem possui meios de produção. Rico é quem gera dinheiro e dá  emprego.


Endinheirado é quem simplesmente tem dinheiro, ou que pensa que tem.  Porque, na realidade, o dinheiro é que o tem a ele.




A verdade é  esta: são demasiado pobres os nossos "ricos".


Aquilo que têm, não detêm. Pior: aquilo que exibem como seu, é  propriedade de outros.


É produto de roubo e de negociatas.


Não podem, porém, estes nossos endinheirados usufruir em tranquilidade  de tudo quanto roubaram. Vivem na obsessão de poderem ser roubados.


Necessitavam de forças policiais à altura. Mas forças policiais à altura acabariam por lança-los a eles próprios na cadeia.


Necessitavam de uma ordem social em que houvesse poucas razões para a criminalidade. Mas se eles enriqueceram foi graças a essa mesma desordem  (...)



Mia Couto



3 comentários:

Unknown disse...

Bela interpretação!
Viver e ser rico...
Os ricos não incomodam, ao contrário da sua irreverência e poder desmesurado, que alimentam e preservam com muito gosto, a desmotivação dos valores existentes.

Abraço

Marília Gonçalves disse...

o Mia Couto é sempre em cheio que acerta! já na Carta a Bush foi de uma precisão exemplar; analisa, filtra e dá- nos aqui mais um resumo em que nada falta do essencial!
abraço
Marilia

Basílio disse...

De uma lucidez e capacidade de análise impressionantes. Em poucas palavras vai ao cerne da questão e faz um esboço perfeito do estado a que a sociedade actual chegou. As minhas felicitações Mia Couto.
Basílio Barrocas