quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

TUDO ISTO É DISPARATE. TUDO ISTO É POLITIQUICE



Hoje à tarde abordei com alguns amigos a questão da vida e da morte, para concluir que certo , certo, só temos uma pequena janela de tempo para viver, e que seria bom aproveitar essa aberta para usufruir dos prazeres da vida, ser útil à sociedade e ao ambiente, e vivermos em harmonia com os nossos concidadãos e as outras espécies. Seria proveitoso e inteligente.


Também nesta abordagem falamos da morte, defendi que esta é um disparate. É um erro no muito inteligente sistema da criação, por isso, é que dizemos, quando um jovem morre num desastre que morte tão estúpida! O mesmo dizemos no caso de doses excessivas de droga, e, assim , por absurdo, fica demonstrado que a morte é um acidente estúpido. Qualquer avaliador recusaria dar 20 valores ao criador, por causa deste pequeno-grande disparate.


Falamos ainda do grande disparate que é a organização social actual, baseada no egoísmo, no ódio, na ganancia e não na harmonia e na generosidade, no altruísmo relativo que faria de cada um, uma pessoa mais feliz e, consequentemente, teríamos melhor polis, coisa muito inteligente. Todavia vivemos sob a desinteligência, logo...


Mas como os disparates são infinitos em quantidade e qualidade, hoje ,o jornal I, o melhor do Mundo em 2010 (parabéns) traz uma meia dúzia deles que passo a referir:


José Lello do PS, que dizia cobras e lagartos de Manuel Alegre, vem hoje declarar, pomposamente, que Alfredo Barroso, sobrinho do sr. Dr. Mário Soares, usa um estilo trauliteiro, porque é irrelevante? Será, mas então...


Capoula Santos, mandatário da candidatura do Sr. eng. Sócrates a secretário- geral, diz que depois da deriva do PS à esquerda, com Manuel Alegre, é preciso recentrar o PS, isto é, atacar mais ainda os preceitos constitucionais em termos do Estado Social, tão na boca do PS, mas tão retalhado com mais cortes disto e daquilo, e nem sequer sou um defensor da falta de regulação das prestações sociais, defendo-a, somente considero que a grande coragem de um governante seria tornar equitativo os esforços para salvar o país, o que, de modo algum, acontece. Em Portugal sob a directiva da Alemanha e da UE, o governo aplica as receitas que eles nos impõem , além de terem governado mal Portugal desde há 30 anos. Todavia restará saber se o PS quer ultrapassar pela direita o CDS?


Ainda diz Almeida Santos que o militante do PS Henrique Neto mente, quando diz que não há discussão interna no PS, o que, seria uma mentira escabrosa, porque o 1º Ministro e Secretário-Geral do PS está quinzenalmente no parlamento a discutir política. Ora o que provavelmente Neto quereria dizer é que faria algum sentido se discutirem as politicas do governo do PS, antes das mesmas serem aplicadas pelo governo, ou discutidas na Assembleia da República, mas creio que querer isto, deve ser disparate. Pudera!


Finalmente, um cronista de seu nome José Pina, ao que parece liberal do 7 costados, vem, agora,reconhecer que depois das privatizações da energia e telecomunicações tudo ficou pior, muito mais caro, e diz que pela cartelização os privados reconstruíram o estado Sovietico, entenda-se o da URSS. Mas então, como é afinal, a privatização piora as coisas, isto é, a propriedade pública de dados bens e serviços é mais amiga para a população que a sua propriedade privada ? Pois claro que é, mas é interessante que os liberais o reconheçam, quando lhes entram no bolso.


Mas para eliminar parte destes disparates, porque não se generaliza às comunicações e à energia um preço social como a Suíça usa, para as contravenções, ou seja, a mesma infracção tem uma penalização diferente, conforme a riqueza individual. Como seria justo que o IVA e todos os impostos sobre o consumo tivessem taxas diferenciadas, e o ouro, os diamantes e outras extravagâncias, juros expressivamente mais elevados!... Claro disparate...


Assim é que seria um regime de justiça e equidade a funcionar. Agora pôr a sangrar o povo, para dar aos ricos, é uma barbaridade, e, já agora, perante a indiferença de todos, mas particularmente do Governo, seria bom começarem a levar em linha de conta que o aumento dos cereais, do algodão, do açúcar e do cobre, que em seis meses já fez no Mundo mais de 40 milhões de pobres, ou seja 4 Portugais, vai produzir, segundo se prevê nos EUA, um agravamento nos preços dos bens essenciais e no vestuário na ordem dos 20%, que só deverá chegar aos países desenvolvidos nos finais do verão.


andade da silva

1 comentário:

Marília Gonçalves disse...

Viva Companheiro, e aqui VIVA mesmo, ora essa, pois se dependesse de nós, por aqui ficávamos, com todos os que amamos, teríamos que resolver o problema de trânsito humano, talvez se dormindo uns tempos e nos revesássemos, pudéssemos por aqui andar mais uns pozinhos...se, se, se....pois aí é que...é sem escolha, nada podemos fazer! por conseguinte resta-nos viver com essa realidade, a nossa, quanto a mim, bem mais suportável, que a partida dos que amamos,tal como diz, tanto maior é o horror, quando à dor da perda se adiciona a mesma a uma perda em idade que nunca deixaria prever tal desfecho, é verdade que quando toca jovens ou crianças, é totalmente injusta a morte!!! como se um criador se arrependesse do inicial projecto e o emendasse para pior! o inicial seria a VIDA e a emenda a morte, o que se pode dizer então, que pior a emenda que o soneto...
Mas vamos é aproveitar cada instante de vida para viver intensamente, olhar e amar intensamente, porque afinal ninguém sabe como será o amanhã de cada um! para que não haja tempo perdido, nem remorso tardio, é em vida que precisamos de dar e de receber amor.
Porque para a morte nunca somos consultados em nada
abraço
Marília Gonçalves