segunda-feira, 27 de junho de 2011

DOMINGO, 26 JUNHO 2011

( Foto de Ribeiro Fernando Barbosa)





Nápoles





Partiste, ontem, para a terra da ESSÊNCIA. Era domingo, fazia muito, muitíssimo, calor. Seria, mais coisa menos coisa, 11 horas.



Tu, Nápoles, como muitos, eras discreto, fizeste, como tantos outros, essa pequena coisa, de libertar Portugal de uma ditadura fascista de 40 anos, dirigida por um ditador que seria um bom contabilista, agora, vem a voz do disparate, confundindo, contabilidade - feita de um dado modo, com a repressão brutal da PIDE, da Policia de Choque e da GNR, para além da censura, da informação monolítica do estado e da sociedade, da cooperação da Igreja e do Opus Dei - com liderança de um país, dizer que salazar foi um bom gestor.



Salazar, como se prova, claramente, encarcerou o país no subdesenvolvimento cultural, social, político, civilizacional, sanitário, logo, como morríamos de fome, doença e analfabetismo, não gastávamos dinheiro, e, esta política cega e terrível, contra o povo, permitiu a acumulação de reservas de ouro. Mas se osportugueses morriam de mingua para que serviu tanto ouro, para os anéis, se os dedos eram consumidos e morriam na fogueira da ditadura quase esclavagista?



Neste cenário, e porque era Domingo, um Domingo quentíssimo de Junho, hora de almoço, ou de pegar na tralha e sem cartões ou promoções ir ao Hiper Continente ou Pingo Doce, ou ir para a Caparica, e porque somente és um Capitão de Abril, coisa pouca, estiveram os teus amigos no cais da tua partida, e mesmo entre estes, nem todos nos reconhecemos uns aos outros.



Encontramo-nos, em vida, poucas vezes, para que outros possam fazer de Abril o seu negociozinho, e, não o digo amargurado, ou por amargura, digo-o, por vontade de querer um Mundo melhor, à lá séria, para todos, com a diferença que uns o dizem com cinismo, como os que congelaram o socialismo e a justiça social, e outros e eu digo-o, com a alegria de quem ama a vida e os seus concidadãos que há tantos anos lutam por uma sociedade justa, e são enganados e ludibriados por tanta mentira e cinismo.



Estou do lado da luta, da motivação. A covardia e o comodismo não me amarguram, são a marca de água dos vilões, mas com eles quem conta?



Para mim, a vida vital é residual, e está nos poucos que são honestos e corajosos. A vida que vale a pena viver, assenta e voa nestes poucos condores, o resto são Pigg's, produtores de estrumeiras. Conspurcam o mundo, mas não ocupam a minha mente ou coração com dor ou mágoa.



Eles são o que a maioria é - Faustos, venderam as suas almas aos diabos. Lamento-os, por eles, por nós, pelo mundo, mas sei que a força cósmica da vida e da generosidade residual os há-de vencer, e esta é a ESSÊNCIA da VIDA DAS MULHERES E HOMENS DE ABRIL, DO MUNDO E DO COSMOS QUE HÁ-DE SER. Isto, é MOTIVAÇÃO, CORAGEM, DETERMINAÇÃO , FUTURO E NUNCA AMARGURA OU MÁGOA.



Nápoles, contigo, por ti e por PORTUGAL, pelo MUNDO, e os CIDADÃOS UNIVERSAIS, discretamente, de um modo justo e independente, continuaremos esta ROTA, este DESÍGNIO do AMOR, LIBERDADE, DIGNIDADE E DESENVOLVIMENTO, sempre.




Abraço leal e companheiro




andrade da silva

3 comentários:

TIA BELA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marília Gonçalves disse...

O céu estrelado há pouco
é todo sombra, breu
não há som. O lago é morto
escureceu.

Marília Gonçalves

andrade da silva disse...

OS TEMPOS DO SALAZARISMO - RECORDANDO

Embora tenha uma menor experiência desses tempos, em 1972, já estava cheio desse regime, lançava de África o alerta para mudar as coisas, e em 74 elas mudavam, também com a minha participação activa, mas como filho de um capitão que morreu em 63, conheci a ingratidão e a malvadez desse regime, com 100 escudos de pensão, com desconto de 1 escudo para imposto de selo, e, aqui, também não desculpo a Igreja católica que levava-nos a aceitar essa escravatura, como sendo a vontade de Deus, e que era o tal caminho muito estreito para alcançar o Céu, maravilhoso sitio, como ainda é descrito.