segunda-feira, 6 de junho de 2011

INVERNO, EM JUNHO, SERÁ ANÚNCIO DE INFERNO?





Hoje, 6 de Junho de 2011, está um dia sombrio em Lisboa, de Outono, ou mesmo de inverno. Não faz frio, nem chove, mas está sombrio, como os tempos que correm, até parece que a natureza quer anunciar tempestade, por enquanto, salvando a floresta dos incêndios, facto importante.


Mas muitas almas, 2 milhões e cerca de 300 mil, estão tristes, receosas, não acreditam nos tempos que aí vêm, outras 2milhões e 700 mil regozijam com a vitória eleitoral do PSD e CDS, isto é, há mais 500 mil satisfeitos do que pessoas receosas, o que, em termos de mobilização do optimismo do país já se vê, quão grande é este feito.


Para as almas que regozijam, usando a linguagem que lhes é comum, que Deus os acompanhe e sejam muito felizes.



Para as almas que estão sombrias, como a minha, algumas palavras, desde muito cedo ouvi dizer que quem vai para o mar se avia em terra, e, parece-me, que assim deve ser, ora, se vamos para um mar dos infernos aviemo-nos em terra, com os instrumentos de mareação importantes:


UNIDADE, EM VEZ DE SECTARISMO


SOLIDARIEDADE, EM VEZ DE DISCURSATA muita, muita gente de esquerda e de direita, muito povo vai cair no desemprego, na depressão e na miséria, há respostas da Igreja Católica, mas onde está o apoio dos sindicatos, câmaras, partidos e das pessoas de esquerda?


INOVAÇÃO, EM VEZ DE FOSSILIZAÇÃO, como diz Einstein, fazer sempre o mesmo para obter os mesmos resultados é insanidade mental,


LIBERDADE, EM VEZ DE DIRIGISMO


DEFESA DA QUALIDADE E DO ADEQUADO FINANCIAMENTO, TAMBÉM PELA SOCIEDADE CIVIL, DO SNS, com combate a muitos desperdícios e laxismo. Defesa da ESCOLA PÚBLICA



ABERTURA DOS PARTIDOS DE ESQUERDA PS, PCP e BE À SOCIEDADE CIVIL EM VEZ DE AGENDAS PARTIDÁRIAS FECHADAS, o PSD fê-lo, e viu recompensado o seu esforço;



ATITUDE DE OUVIDOR, FALAR COM, EM VEZ DE SOMENTE FALAR PARA o povo. Se o PS tivesse ouvido a voz da rua tinha mudado de estratégia desde 2009, altura em que recebeu um cartão amarelo, e, aí, deveria ter preparado a sucessão do eng. Sócrates para estas eleições, que necessariamente perderia, estava escrito nos astros e nos dedos das pessoas


MOBILIZAR ESFORÇOS PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS CONCRETOS : EMPREGO, PÃO , HABITAÇÃO, COMBATE À CORRUPÇÃO E À ECONOMIA PARALELA etc.;


CONTINUAÇÃO DA MODERNIZAÇÃO/REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA


Às minhas queridas amigas e amigos que, muito para além da alma sombria, estão assustados, ou mesmo quase em pânico, direi o medo é mau conselheiro. É preciso preparar-se efectivamente para os tempos que aí vêm: naturalmente que haverá as lutas sociais e politicas, mas não se pode é continuar a descurar a SOLIDARIEDADE ACTIVA, isto é, será preciso dar as mãos aos que vão cair na refrega que o FMI nos impôs. Não o fazer é DESUMANIDADE, CINISMO E COVARDIA. SE se abrir o novo caminho da SOLIDARIEDADE todos podemos enfrentar melhor o Futuro.


No campo politico é desejável que a saída do eng, Sócrates possa conduzir o PS à senda socialista e, isso, possa ajudar entendimentos à esquerda, mas também à esquerda sem perda dos valores da justiça, da solidariedade será necessário olhar os socialistas, muitos, muitos socialistas, como aliados e não como terríveis inimigos.


Se os socialistas e militantes dos partidos à sua esquerda se continuarem a olhar como inimigos que se querem destruir mutuamente, então, ou o PS faz o seu caminho independente e destrona a direita, ou a direita nunca mais sairá do poder.


É evidente que há uma dificuldade estratégica nisto tudo que é o pressuposto de que partem os militantes à esquerda do PS e os respectivos partidos que qualquer cedência ao PS seria a diluição de todos os partidos no PS, na social-democracia, e que, em Portugal, para os mais desfavorecidos a hecatombe dos partidos à esquerda seria o Inferno de Dante. Neste quadro de análise torna-se vital um projecto alternativo que todavia também se mantém acantonado e serve os objectivos de resistência, muito importantes, mas não promove a mudança politica. Mas não fará sentido a atitude de ouvidor nesta matéria?


Não posso esquecer também a minha formação de militar e compreender que o resistir a tamanhos cercos é, em si, uma vitória do estoicismo e da persistência que em dadas condições poderá permitir uma fulgurosa marcha para a vitória. Todavia, difícilmente, pela via eleitoral, se alcançarão objectivos significativos, se não houver mais abertura e diálogo, para falar com o povo,e não para o povo, e, naturalmente, que a clarificação das amizades a nível internacional. Ainda uma efectiva prática da liberdade crítica dentro e fora dos partidos, é essencial.


AMIGA E AMIGO que sentes a frieza e a sombra destes tempos se nos unirmos somos muitos, cerca de 50% dos votantes e muitos mais há no terreno. UNIDOS E SOLIDÁRIOS SOMOS A FORÇA DA PRIMAVERA, desunidos, sectários fazendo sempre o mesmo, uns, atrás dos outros, iremos caindo como tordos. Ao nível da sociedade civil devemo-nos de organizar em movimentos cívicos de defesa da LIBERDADE, DA DIGNIDADE E DO DESENVOLVIMENTO; ao nível dos partidos compete aos militantes terem uma posição crítica e procurarem novos temas, e se necessário novos líderes, para bem de PORTUGAL e do PORTUGUESES, isto é, de cada um de nós, ou dito de outro modo, também de alguns dos que lerem este texto


Ter uma ideia diferente não é ser fraccionista é ser LUMINOSIDADE E FUTURO, a equação é simples ou FUTURO OU INVERNO/INFERNO. Sem medo e com coragem enfrentemos o FUTURO!


Se FORMOS CORAJOSOS, UNIDOS E INTELIGENTES VENCEREMOS. MAS...




andrade da silva

Sem comentários: