quinta-feira, 23 de junho de 2011

O JULGAMENTO DOS AUTORES DA OBRA: A FILHA REBELDE




O JULGAMENTO DOS AUTORES DA OBRA: A FILHA REBELDE

 ( Um abraço solidário ao meu companheiro e camarada de armas de Vendas Novas Fragateiro, que já serviu de testemunha a um Homem de Abril, o então, Major Leal de Almeida, comandante do RALIS)

Como já disse, se houver uma recta intenção da sobrinha de Silva Pais é um seu direito reclamar justiça, mas não me parece que essa, seja a questão. A questão é politica, conquanto a sobrinha possa sentir-se incomodada por ter dado informações e o retrato do tio ser negativo.

Estive na sessão de julgamento de hoje ( muitos dos fervorosos opinadores do facebook, estiveram de cócoras junto ao teclado do computador e não foram até ao tribunal, lamentável).

Quanto me foi dado ver a matéria que acusação levanta não prova nenhum aviltamento à pessoa de Silva Pais. As obras de ficção referem factos: uns plausíveis, como dele ter chamado traidor ao gen. Spinola, ou de ter achado monstruosa a decisão da sua filha aderir à revolução cubana., e, outros, mais factuais, e até favoráveis à personagem Silva Pais.

De qualquer modo o que a PIDE fez, com prova bastante na Torre do Tombo, é uma monstruosidade. A PIDE vigiou toda a gente, até os ministros de Salazar por os considerar da Opus Dei, e outras pessoas ateias como Marcelo Caetano e até Adriano Moreira por julgarem que eram amigos do Opus dei e disto os pides faziam relatórios para Salazar, e, mais grave, ainda, a PIDE torturou e matou, com responsabilidades morais, criminais e hierárquicas de toda a estrutura Policial e governativa.

Quanto aos sentimentos, pessoalmente teria, como a filha de Silva Pais, uma aderente da Revolução Cubana para onde partiu, um grande e incomensurável desgosto e vergonha por ter como pai o Director da PIDE.

Todavia a sua filha amava-o muito ,e lamentou a sua prisão. Mas de facto Silva Pais e todos os agentes da PIDE foram, repito e sublinho, foram, gente sinistra, ao serviço de um regime sinistro, mas hoje os que não tiverem cometido crimes de SANGUE E TORTURA, crimes contra a humanidade, e estiverem integrados na ordem Constitucional, são cidadãos de parte inteira como todos os demais.
Parece por demais evidente que os autores do livro e da peça, até com muita investigação que durou cerca de 2 anos, quiseram integrar aquelas personagens no seu tempo e através delas retratarem uma época, caracterizada por contradições no seio da família Silva Pais. Director da PIDE que é retratado, enquanto tal, de acordo com estereótipo mais universal entre os portugueses pós 25 de Abril e muito presente, hoje, entre a generalidade dos democratas com justiça e propriedade, o que, no fundo as obras acolhem.

Não é visível nas questões apresentadas pela acusação qualquer material de prova de aviltamento grosseiro da personagem. Todavia é clara a estratégia da acusação com a negação das diferenças entre linguagens, querendo reduzir tudo a biografia ou crónica histórica, negando a ficção, género que é o da peça.

PS: SERIA BOM QUE ALGUNS OPINADORES  do FACEBOOK FOSSEM ATÉ AO TRIBUNAL PARA CONHECEREM MELHOR O CASO E APOIAREM OS NOSSOS COMPANHEIROS, e não só, obviamente.....


3 comentários:

TIA BELA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andrade da silva disse...

Cara Amiga
Concordo absolutamente consigo, a PIDE foi uma organização sinistra que cometeu muitos crimes. Silva Pais e Salazar não ignoravam a sua prática, não é plausível que a operação contra Humberto Delgado não tenha sido decidida ao mais alto nível. NUNCA um major atentaria ou permitiria que se atentasse contra a vida de um general, militar prestigiado, sem a cobertura de Salazar, a não ser que o próprio Salazar fosse já um prisioneiro da PIDE, hipótese a levar em linha de conta, porque, segundo todos os testemunhos, o ditador orgânico Salazar era um homem SÓ, logo qual a sede do seu poder pessoal? Vou abordar esta questão, como hipótese de investigação, oportunamente.
abraço
andrade da silva

andrade da silva disse...

Manela

Um abraço de boas-vindas.
andrade da silva