domingo, 5 de junho de 2011

ELEIÇÕES 2011. SR.ENG. JOSÉ SÓCRATES: AFINAL ERAM FAVAS CONTADAS










A Derrota das eleições de hoje são uma derrota indiscutível do sr. Eng. Sócrates e dos seus apoiantes, Mário Soares e outros, depois do PS, e afecta de um modo severo e grave a esquerda.






Foi a derrota da forma contra a substância; a derrota do truque, do malabarismo e dos jogos florais contra a verdade, a sinceridade e a justiça,virtudes estas que José Sócrates esqueceu.






Foi a derrota das trapalhadas, do amiguismo e da corrupção contra a transparência, a verdade e a honestidade, por estes valores, José Sócrates, nada fez.




A campanha do PS baseou-se num preconceito e num erro de querer culpar o PSD por uma crise politica, que já estava instalada, e também pelo narcisismo de que isto não seriam favas contadas para o cidadão Passos Coelho , quando quem tinha de se aplicar seria o PS a explicar o que fez, e o que poderia fazer de diferente, o que, com o Eng. Sócrates seria muito difícil.




Por todo o comportamento de José Sócrates ganhou a aliança conservadora: PSD, CDS, Igreja Católica e Comunicação Social. O Futuro será o que vem a seguir.




Interessa, agora, que perante a saída do sr. Eng. Sócrates da liderança, o PS, descubra o seu lugar à esquerda que já não passa por Manuel Alegre, Ferro Rodrigues ou Francisco Assis, porque sempre estiveram ao lado de José Sócrates, ou a ele se renderam na recta final.




É também justo realçar a muita obra positiva que o PS fez, e que não deve ser destruída, e, pelo contrário, tem de ser continuada, sobretudo na área da inovação e da tecnologia, onde, sobressai, como figura primeira, o Prof. Zorrinho




A vitória de Passos Coelho, como já disse, deveu-se, na minha opinião, de um modo que considero evidente, à sua capacidade de se ligar ao Povo directamente, independentemente dos barões do Partido, e à aliança da Igreja Católica, sobretudo pela sua acção social, que implicítamente leva o sinal das politicas de solidariedade da direita que a esquerda por tonteira esquece, julgando que apoiar os desvalidos é um dever exclusivo do Estado.




Quanto ao Bloco de Esquerda já disse tudo , desde de Setembro 2oo9. O Bloco de Esquerda trabalhou muito pouco e limitou-se, através de Manuel Alegre a ir buscar votos conjunturais ao PS de cidadãos que, de modo algum, se identificavam com todos os contras e gratuitidades que oferece o BE, e que precisaria de 3 PIB, quando Portugal só tem um e magro.




Esta derrota também é do autismo, do autoritarismo e do fechamento sobre si próprio, não se acrescentaram novos temas à agenda tradicional, o que, não foi diferente nos demais partidos de esquerda.





O Futuro está em aberto, e nesse Futuro nós lá estaremos, de um ou de outro modo.






PORTUGAL!





andrade da silva




PS: O discurso de despedida do Sr. Eng. Sócrates parece formalmente correcto, mas numa primeira análise também parece ser carregado de cinismo, mas confesso que pode haver nesta minha observação algum preconceito.Todavia a recusa de analisar o passado parece confirmar a divinização do eu e da governação. Mas fundamentalmente foi um discurso digno.


É vergonhoso que uma jornalista já queira desencadear a caça às bruxas quer contra Sócrates ou a outros. Será que foi dado o tiro de partida para o revanchismo?


No seu 1ºdiscurso o Dr.Passos Coelho faz um diganóstico correcto e garante os valores matriciais do PPD: a LIBERDADE, a SOLIDARIEDADE e a IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, se o cumprir...

Sem comentários: