sexta-feira, 29 de julho de 2011

MALDITO POBRE. NOJENTA SOLIDARIEDADE



" Descobri o inimaginável, um discurso tétrico, virulento contra a solidariedade, porque será uma droga anti-social; julgam que quando morrer gente de fome, talvez os plebeus se levantem, mas iam ser destruídos, como o foi Spartacus, ponto.


Todavia, a solidariedade pode ser um acto louco, mas é paixão, nunca criticável, por ser generoso. Pessoalmente amo o outro e tenho boas e múltiplas razões para não o amar, já me tentaram roubar a vida por várias vezes; perdi a minha casa, com a morte do meu pai e não tive nenhuma mão amiga; prenderam-me, por 18 meses, estando inocente; estive preso com pseudo-revolucionários sem ética, cobardes, e um eles bêbado, como uma adega, mas logo que saíu da prisão veio pregar a Revolução, e até tem um blogue que há gente que lê - um vómito - (o meu diário de prisão regista estes percursos) até a minha intervenção no 25 de Abril é roubada por um capitão que diz ter feito o que fiz eu. Nem na Escola Prática de Artilharia estava, o capitão Santos Silva, de seu nome na hora dos acontecimentos, como poderia ter agido?


Depois de denunciar esta vergonhosa mentira narrada num livro sobre os 150 anos da EPA, da autoria de Artur Aleixo Pais, com vária obra historiográfica publicada, a mesma mentira é repetida no número da revista de artilharia de Abril a Junho de 2011; também a minha intervenção nos movimentos sociais alentejanos é subalternizada/ roubada, para se fazer sobressair a de outros dirigentes partidários, que nunca os vi no terreno.


Todavia. quem esteve a ser julgado de 1976 a 1982 no Conselho de Disciplina o Exército por tudo quanto aconteceu no Alentejo fui eu, segundo a nota de acusação: ocupação selvagens de terras; derrube de estátuas de fascistas, como do fundador da Pide major Oliveira em Coruche; saneamento de administrações, como na cooperativa do vale do Sorraia que tinha como presidente o filho do engenheiro Rapazote, ministro do interior de Salazar, ou seja, o que tutelava a PIDE; prisão de fascistas à ordem do Copcon, como alguns latifundiários de Montemor, por exemplo o Sr. Vacas Nunes etc., ocupação de hotéis; contratos de arrendamento ruinosos para os proprietários; ameaça de prisão para os que não pagavam os salários ( milhares de contos); além de exuberância ideológica - pudera se aos 26/ 27 anos fosse morto e cobarde, o que restaria de mim, hoje!?...


Mas antes do inaceitável discurso anti-solidariedade publicado em vários comentários da minha página no facebook, tinha escrito em 23 de Julho, premonitóriamente, o seguinte:






O POBRE MALDITO, PULHA MANDRIÃO E NOJENTO



NÃO TEM CHETA;


NÃO TEM EMPREGO;


NÃO TEM CASA;


NÃO TEM AMIGOS,


EVAPORARAM-SE ;


NÃO TEM FAMÍLIA,


ESTÃO LONGE;


NÃO TEM SEGURANÇA SOCIAL,


FOI PATRÃO OU PÁRIA;


NÃO TEM AMOR;


QUEM AMA UM DESVALIDO?


NÃO TEM SENTIMENTOS,


NEM ÓDIO,


TORNOU-SE EUCALIPTO;


NÃO TEM SAPATOS, NEM ROUPA;


NÃO TEM COISA ALGUMA.


É UM INVISÍVEL PARA OS OUTROS E PARA SI.






MAS TEM FOME, MUITA,


MAS TEM 40 OU 50 ANOS, OU MAIS, DE IDADE,


E SÓ SABE CARREGAR PEDRA AO LOMBO;


TEM TAMBÉM DOENÇAS.


DAVA-AS, MAS SÃO A SUA HERANÇA.


A MISÉRIA É RICA DE DESGRAÇAS.






MAS O QUE PODE FAZER O DESGRAÇADO?


ROUBA?


MATA?


SUICIDA-SE?


OU ESPERA A MORTE, COM HONRA,


SOB O OLHAR LUMINOSO DE MARIA MÃE


E O ARCHOTE DA POLICIA.






QUE FAZEM ESTES FILHOS DE UMA MÃE


MALDITOS E MANDRIÃOS?


POR CERTO, ESPERAM.






QUE FARIA CADA UM DE NÓS,


GENTE DE BEM,


MUITO QUEDA E HONRADA?...


ÍAMOS TRABALHAR PARA AS SALINAS,


CERTO!


MAS FECHARAM HÁ MUITO,


LOGO!?...






MAS TAMBÉM ELE, O POBRE, JÁ SABE,


TODOS OS QUE ONTEM ESTIVERAM


NA SUA BASTA MESA,


HOJE, JÁ NADA SABEM DELE.



ESTARÁ MAL?


NÃO, NUNCA SERÁ TANTO, COMO DIZEM.!


ASSIM, A CONSCIÊNCIA CÍNICA


SE AQUIETA E SOBREVIVE,


AO JOGO DE ESPELHOS,


DA PERSONALIDADE MÚLTIPLA.






POBRE DE UM RAIO


VAI-TE PARA LONGE!




andrade da silva



5 comentários:

andrade da silva disse...

Belos e malditos Bem Vindo. Malditos são todos os belos, generosos e sábios nesta sociedade podre pela corrupção, o totalitarismo e o desamor à mulher e homens concretos, subjectivos, livres.
Nesta sociadade só medram os escravos arrebanhados, estes, dentro dos seus rebanhos são benditos,os demais são uns malditos totais.
abraço

asilva

andrade da silva disse...

Belos e malditos Bem Vindo. Malditos são todos os belos, generosos e sábios nesta sociedade podre pela corrupção, o totalitarismo e o desamor à mulher e homens concretos, subjectivos, livres.
Nesta sociadade só medram os escravos arrebanhados, estes, dentro dos seus rebanhos são benditos,os demais são uns malditos totais.
abraço

asilva

Marília Gonçalves disse...

você meu caro amigo, tem por vezes uma habilidade, para virar as coisas ao contrário! Quem é contra a Solidariedade? o que nem todos partilham é a sua forma de a encarar! As pessoas em dificuldade têm Direito a melhor, e merecem muito mais que a ajuda que mata a fome uma só vez! Merecem todos os que sofrem, Direitos efectivos e permanentes, com os quais a sua dignidade e brio sejam preservados e até, realçados!
aí, se situa toda a diferença, entre o meu, o de outros, muitos outros amigos, e o seu, apesar de tudo bem intencionado projecto, so que ineficaz
abraço amigo
Marília Gonçalves

andrade da silva disse...

MARILIA

Basta de confusão.
Falei somente de uma forma de solidariedade organizada que como tenente e capitão do MFA ajudei a montar ( creches, lares dia, saneamento básico, actividades culturais, com os recursos das PESSOAS, percebe isto?) no Alentejo, desde Alcácer do Sal a Fronteira, passando por dezenas de terras, sem nunca esquecer a luta pelo estado justo, e por isso sou dos mais penalizados no pós 25 de Abril, com prisões, preterições na carreira.
Tenho pago um alto preço, nunca esqueci nada e a minha luta não tem sido estar no teclado do computador a mandar ideias. Também nem todas as pessoas que julga que pensam como pensa lhe seguem as pisadas e ajudam as pessoas pelos vários modos ao seu dispor, dando dinheiro em contas.
Artificialmente esforça-se para dizer que há entre mim e os comunistas uma divergência fundamental, mas isso é um mero delírio dogmático da sua parte, pois acuso este ESTADO MUNDIAL E NACIONAL por toda a desgraça planetária, e luto por uma sociedade DEMOCRÁTICA/LIVRE que defenda a Dignidade e o Desenvolvimento desde há muitos anos, e desde o 25 de Abril, sem nenhuma deriva, portanto a meu respeito só pode enganar cegos que o queiram ser, ou gente instrumentalizada, ponto.
abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

a dignidade apoia-se no trabalho e sei sei do que falo
A obrigação de quem é solidário e um amparo breve, incitando a pessoa a fazer pequenos trabalhos, que dignificam mais, que a dependência abusiva da vontade de outros. Viu pessoas assistidas, perderem esse costume?! não! quem entra nesse processo de perda de confiança em si, raramente a reencontra e não quer mais tornar a reencontrar, porque ganha esse terrível hábito de que os outros resolvam os seus problemas. Para sempre marginais e marginalizados.
E podem mesmo prestar-se a situações cada vez mais degradantes.
Como sabe não pertenço a nenhum partido político e apenas adopto ideias que se parecem com o meu fundo
A situação que refiro contra mim será também segundo a sua visão, porque ninguém está livre das cambalhotas da vida. Mas sei o que me é inaceitável, sei que certas situações seriam um insulto ao meu brio e à minha honra, e que isso não o leiloo!
por conseguinte também não o desejo aos outros
porque rebaixa quem se sujeita e não falo sequer de quem se vende, que em tão pouca estima se tem.
o trabalho em contrapartida, por mais duro, que seja,dignifica sempre e ergue cabeças curvadas!
Penso que tem dados em seu poder para saber a que me refiro, principalmente ao dedender um caso especifico onde a sua boa fé, é explorada até na distância.
abraço
Marília