segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Machico Madeira



Esta madeira só me surpreende. Na zona, onde, reside a minha família, na Ajuda, só há carros de boas marcas e comprados a partir de 2005.

De um modo geral, o pessoal anda muito bem vestido, as mulheres, as minhas patrícias, são mui formosas e belas, esculturais, com muitas jóias ( muitas das lojas francesas, creio que Bonjour, ou talvez não, cito de cabeça), mas, o mais impressionante, e, desde há muitos anos, são os casais jovens, vinte e tais, trinta e poucos anos de idade, com 2, 3 filhos. É impressionante a confiança que depositam no JARDINISMO, também é uma obra do jardinismo, e da Igreja Católica, esta, a da natalidade. É uma obra demográfica, mais importante que todas as renovações urbanas feitas por qualquer outro Marquês de Pombal, o futuro de 2030/40, para a frente o irá confirmar.

Pese embora, todo o desvalor que uma certa burguesia bem pensante e que se proclama de esquerda dá à natalidade, jardim e outros, como os nortenhos, estão a lançar a semente da salvação demográfica.






Também aqui a esquerda ao esquecer a questão da natalidade, pode estar a permitir não só o estreitamento perigoso do saldo demográfico entre vivos e mortos, mas também o crescimento do gene de direita.

Conheço, e bem, as teorias da compensação da perda da população europeia e ocidental pela emigração, mas nenhum mundo é tão inocente, assim, e o Islão nas suas formas políticas e radicais, maioritário nos estados teocráticos e xiitas, não o é, como nunca foi ou é a Igreja Católica, que, no entanto, hoje, é bem mais inteligente na prossecução dos seus fins , do que violenta, como tão claramente, disto, fez prova, um padre na sua homilia de 14 de Agosto 2011, ontem, na missa da RTP1.

Acrescento que na minha adolescência e jovem adulto fui Católico praticante, chefe na Juventude Escolar Católica, onde, ascendi a secretário diocesano, fiz dois cursos de Cristandade com o Padre Vidal, mas nunca participei em confissões colectivas, ou mortificação da carne - sou touro - contudo rezei muitos terços com os braços em cruz, comunguei e fui a missas diárias, pelas 7 horas da manhã, à Igreja do Bom Jesus, pela emergência de bons católicos; fui secretário do Centro Académico, sito à rua dos Ferreiros 175, Funchal, fiz parte da Conferência de S. Vicente de Paulo, que sob a orientação do padre Gamboa, capelão da Academia Militar, praticamos muitos actos de solidariedade, e aprendi muito, sobre longevidade, com um velhote de 80 anos de um bairro da lata. Então, ter 80 anos era uma grande lotaria.

Deixei de ser Católico, porque a Igreja, como, aliás, todas as organizações que conheço têm um discurso e depois têm outra prática, ora, entre limites aceitáveis, ora, fora, como foi o caso da Igreja Católica.

Todavia, quando a Igreja canta, com os seus coros e exerce com prudência as funções do seu mister é balsâmica; quando entra na politica, está quase sempre do lado dos estados capitalistas e dos conservadores, e, é pena, nisto não seguem a Cristo.

Apesar dos banhos de Agosto, estar um tudo-nada desperto não fará mal, julgo... mas!?....






andrade da silva.






PS: O "glorioso" discurso de Passos Coelho é de facto uma tragédia para o país, para 1/3 a 2/3 da população, que vai ficar de cócoras perante a vida, desdendata, cega, doente, desempregada e, por vezes esfomeada, desesperada e cheia de angústia e stresse,para morrer bem mais cedo, voltar-se-à à esperança de vida na média dos sessenta e tais, vai continuar-se a tramar os jovens e os idosos, como sempre tem acontecido, sobretudo com os jovens. Também como jovem, aos 26/27 anos foi tramado, por aqueles que pouco ou nada se identificaram com o 25 de Abril que nasceu nas ruas, e foram menos leias e camaradas, para quem tanto procurou servir Abril, e, assim, de 76 a 78, prenderam-me por duas vezes, e, agora, procuram outra democracia com o movimento dos jovens M12M, mas como? A miopia já nos atacou?.


Toda esta tragédia vai acabar mal, para já e no imediato com "cacetatada" sobre os que protestarem e perante a ausência de uma solução global da esquerda humanista, ( não há respostas à esquerda globalmente eficazes sem a reconversão do PS, ou ganhos substanciais das forças emergentes de esquerda nos 5 milhões de abstencionistas e, seja, para qual for o cenário - eleitoral ou da rua - a reposição do stato-quo pode vir a ser feita, com maior probabilidade será, , com uma resposta violenta de direita, resta saber se inteligente, se mesmo do tipo neo-fascista.

Sem comentários: