terça-feira, 18 de outubro de 2011

ERRO TÁCTICO, NA BASE DE UM MAIOR, ESTRATÉGICO.




" O GRITO PORTUGUÊS TOTAL; COMPLETO DE PEITO TODO AO ALTO LEVANTADO E BICO A REBENTAR DE ABERTO É NECESSÁRIO E URGENTE. SALVE TODOS OS GRITOS.SALVE O GRITO AMANHÃ DO PCP":



Quem fala sem fanatismo, irracionalidade ou   ódio,  dificilmente me ultrapassará nas criticas que faço ao PS desde 1975.

Desde o 25 de Novembro 75, reconheço a culpabilidade do PS em toda tragédia a que chegamos, por má governação, corrupção, beneficio aos mais ricos, esbanjamento em consumos fortuitos, sobretudo dos 1% riquíssimos e do 10% dos gestores das suas fortunas a ganharem em média de 200 a 300 mil euros ano, havendo muitos que ganham milhões. Todavia mesmo que não fosse completamente verdade, por razões tácticas e na defesa de Portugal, nunca diria que o PS, considerado globalmente, é farinha do mesmo saco que o PSD e o CDS.

Como todos sabem, o PS muito mais que o PCP e mais que o PSD e o CDS,  tem uma actuação bastante errática, dependendo muito da personalidade e da linha de pensamento do seu secretário-geral, oscilando de  um comportamento social-democrata  com Guterres, a neoliberal com Sócrates, o que, no caso de uma situação de quase emergência nacional , como a actual, e tendo o PS um novo secretário-geral que sempre se distanciou dos neo-liberais, será  um erro identificá-lo com o PSD e o CDS, e, mais grave, pode ser uma grave inverdade, isto é, um erro táctico que se pode converter num erro estratégico.

É certo que o PS colocou o estado ao serviço dos grandes capitalistas; permitiu que as grandes empresas  e sociedades colocassem milhares de milhões de euros  nos offshores; assinou um contrato errado, odioso e contra 66,66% dos portugueses, com os mandantes estrangeiros , quanto  aos juros e ao período de amortização,  consequentemente, é responsável por toda a situação a que chegamos.

Todavia o  orçamento Geral do Estado de 2012, quanto se sabe é somente do PSD e CDS, e quanto se sabe e o próprio governo diz, o OGE 2012, vai além do acordo da Troika, portanto,  o PS não quer com o PSD e o CDS impor as medidas do OGE, afirmar o contrário parece ser um inverdade.

O PS neste quadro e mesmo já depois da eleição do novo secretário-geral continua gago, hesitante e conivente ou semi-conivente com toda esta miséria, mas não me parece que seja justo e adequado  querer dizer que o PS é também actor deste OGE, porque isto só pode querer dizer  duas  coisas: que se o PS  pudesse ser autor teria tomado as mesmas medidas deste OGE; ou, então, as apoia com convicção e solidariedade.  Não  creio que o PS esteja em qualquer das situações.

Porque não creio  que o PS possa  ser  autor de um OGE tão imoral, como este de 2012, discordo que o PCP na reentrada da luta contra este OGE e  o acordo da troika comece logo à “pedrada” com PS, colocando-o no triunvirato com o PSD e CDS que querem impor ao povo estas medidas draconianas. O PS pode, infelizmente, é não ter coragem para propor medidas alternativas, é conivente mas não é um actor activo desta guerra contra o povo, o que, pode fazer toda à diferença com a agudização das condições de vida, e, então, aquele erro táctico pode ter projecções no Futuro próximo, tornando-o num erro estratégico.

Mas porque falo disto?  Repetindo-me, para dizer que fora de uma solução revolucionária,  creio que a alteração da actual situação politica exige a mobilização da maioria de 66, 66% dos portugueses, as vitimas  anunciadas deste processo de subdesenvolvimento,  pelo  que o  encontro com o PS ou com os socialistas é fundamental. Haverá outra alternativa, qual, ou quais?

Não esqueço a realidade dos movimentos emergentes, mas se eles não encontrarem outra expressão política com significado, a convergência dos partidos de esquerda, sindicatos e cidadãos será fundamental, mas face ao encontro  que tive na rua com os distribuidores do panfleto do PCP a convocar os concidadãos para o protesto de amanhã, perante a reacção  que  tiveram a esta observação, cada vez mais creio que ao nível dos partidos o encontro está adiado para os recantos mais profundos do inferno.

Farei, vou continuado a fazer, com veemência, o que me parece justo e melhor para Portugal e os portugueses, mas  depois de ouvir as propostas terroristas de Medina Carreira  para os cortes nas despesas, ainda é mais importante esta convergência,  para se  estudar, como alargar a base de financiamento do Estado social e a sua racionalização, porque os impostos não chegam para pagar tudo. 

Contudo  em três  coisas Medina tem razão: é preciso pôr o país a produzir, ou seja, a economia a funcionar;  a Europa  está a desindustrializar-se, e que em Portugal vamos para a catástrofe com o colapso da Segurança Social, sem dinheiro para as pensões e, consequentemente, teremos  famílias desestruturadas, suicídios etc.( Mas com os cortes que ele propõe, os suicídios seriam ainda maiores).

 Finalmente Medina diz que há muitos anos anda a falar destes desastres, e ninguém o ouviu. Bem! Todos nos queixamos do mesmo, também ando a falar destas coisas desde 2008, através de sucessivos alertas publicados neste blogue e que estão no seu arquivo,   mas ninguém ouviu, e continuo a falar destas coisas que ninguém ouve.

… coisas…

andrade da silva

PS: VOLTO A REFERIR A URGENTE NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DE REDES DE APOIO PRÓXIMO. É GRAVE O RISCO DE PERDA DE EMPREGO OU EMAGRECIMENTO MUITO SEVERO DAS PENSÕES . QUEM TIVER HIPÓTESES DE FAZER ALGO PARA PRECAVER-SE NO FUTURO,  QUE O FAÇA DESDE JÁ. O QUE VEM A SEGUIR PODE NÃO SER A REVOLUÇÃO da LIBERDADE, COMO ALGUNS SONHAM.

Sem comentários: