quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FERIDAS DE GUERRA:(IN) JUSTIÇA SILENCIADA?



Segunda-feira, dia 5 de Dezembro, no programa repórter TVI, no jornal das 20, TVI, será apresentada a reportagem sobre os Deficientes das Forças Armadas, da Jornalista Maria José Garrido.

Nesta reportagem será também  referido o trabalho cientifico realizado sobre este assunto, por determinação do então, Secretário-geral do Ministério da Defesa (MDN), General Luís Sequeira. 

Esta investigação foi feita em parceria, com o Instituto Superior de tecnologias Avançadas (ISTEC), que através dos Professores João Carriço e António Fidalgo foram inexcedíveis no apoio a esta grande análise da deficiência provocada pela Guerra.

Sob a minha coordenação ( como coronel licenciado em sociologia e psicologia, então, assessor para a psicologia no MDN) este trabalho contou com uma vasta equipa de cooperadores: Doutora Ana Romão da Academia Militar, Doutora Sandra Queiroz, então, docente na Escola de Serviço de Saúde Militar,  Dr. Rui Carriço do ISTEC, Coronel  Bruno Brito e tenente-coronel  Psicólogo Mário Silva, ambos, da Academia Militar, Major Marcelo Borges do Arquivo Geral do Exército,  dra Mafalda Morgado, então, Tenente  Psicóloga no Centro de Psicologia Aplicada do Exército; Tenente jurista  Artur Mimoso e Dr. Álvaro Sousa Santos, ambos, do Departamento Jurídico do Ministério da Defesa.

O trabalho analisou as queixas e os despachos referentes a todos os processos - 3020, entrados entre 1997 e 2006, com uma amostra representativa de 575  elementos do universo daqueles antigos combatentes.

Esta investigação foi considerado, como sendo um desígnio Nacional - dar a conhecer  ao Povo Português e ao Estado esta dramática realidade, abordada, como nunca antes fora, através dos despachos ministeriais e do arquivo dos processos no Departamento Jurídico do MDN, e do arquivo geral do Exército.

 A investigação decorreu durante 2 anos, e revelou realidades menos conhecidas, e também  apresentou   várias propostas pertinentes para encerrar o dossier da Guerra Colonial,  e prevenir o Futuro. 

Foi entregue no MDN em 20 Junho 2010, e na Presidência da República,   apresentado publicamente no ISTEC, na abertura solene do ano lectivo de 2010- 2011, em 4 de Novembro de 2010, e ainda foi objecto de despachos da Lusa  e de um artigo  da jornalista Lurdes,na revista Pública, do Jornal Público. 

Por toda a realidade que aborda será um dever e um direito da cidadania, assistir a esta reportagem, que assinala os 50 anos, após o inicio da guerra colonial.


andrade da silva

Sem comentários: