terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MENTIRA, GROTESCO, CINISMO, PERIGO.

                                      ( cartoon da revista Visão)
                                   
                                      

 I- DOS POLÍTICOS QUE OS POVOS ESCOLHEM

Ouvir os políticos, hoje, ou talvez desde sempre, só que, agora, a  nossa consciência é maior , é o mesmo que ouvir uma peça terrível de mentiras , cinismo , meias verdades, retórica contraditória que só é possível a um líder politico dizer, por completa falta de respeito pela capacidade crítica dos cidadãos, em geral, mas também dos seus seguidores, a quem consideram, como eunucos.

Poderia multiplicar os exemplos, até à exaustão, mas esse exercício deixo à consciência e à capacidade de auto crítica de cada um.


Basta ouvi-los, e, logo, ressaltam à vista as contradições morais, e mesmo as mais vis mentiras, falsidades e cinismo. Que tem o seu cúmulo, quando todas as medidas que se tomam vão no sentido de maior desigualdade, e se afirma estar a prosseguir o caminho contrário.

II - PERIGO MUITO GRAVE NO SNS


No dia 24 de Dezembro, podendo estar a preparar-me, para saborear os sonhos, estive a debruçar-me sobre o que poderia dizer aos médicos que conheço sobre as greves anunciadas para depois do dia 2 Janeiro 2012.

Penso que as decisões a tomar, em consciência, devem levar em  linha de conta, entre outros, os seguintes pressupostos:

1- Muitas das chefias hospitalares e outras demitiram-se das suas responsabilidades de salvaguarda do interesse dos doentes e do pessoal médico;

2-Este governo é de pendor autoritário e promotor de desigualdade e injustiça social;

3- Os sindicatos muitas vezes são meramente corporativos e instrumentos de políticas partidárias;

4 -As administrações, por vezes, são corruptas, cobardes e incompetentes

5 - Pode haver ruptura de recursos, e serem precisas medidas extraordinárias, para acorrer às necessidades dos doentes, até que haja um plano urgente, para resolver a questão, o que, os sindicatos, as administrações, os utentes devem exigir;

6 - Os médicos do SNS, em relação aos do sector privado, estão altamente prejudicados, e não devem nem podem, como os demais trabalhadores, serem sujeitos a trabalho escravo, por isto, é legitimo que reclamem e façam greve;

7- As pessoas, os utentes do SNS, eu, tu, nós, ou porque votaram neste governo e deputados, ou se abstiveram, são responsáveis por esta governação, e, obviamente, têm de conhecer o que os seus eleitos andam a fazer, e sofrerem, de algum modo, as consequências, não como método de expiação, mas de aprendizagem;

8 - Os médicos do SNS devem e tem o direito de salvaguardar os seus interesses;

9 - Ao nível da moralidade e da cidadania todos têm o direito de se indignarem e o dever de denunciarem os corruptos. Todavia a sociedade portuguesa está QUASE COMPLETAMENTE PODRE, e a todos os níveis protegem-se os corruptos. A sociedade está quase completamente dominada por redes de ditadores que querem o poder a todo o custo, para servirem interesses particulares.

É neste contexto cruel, a caminho da tragédia que cada médico tem de tomar a sua decisão.

Que a moral, a coragem os guie, mas também não podem camuflar a situação muito grave que se vive no SNS, de que as taxas moderadoras, face ao sistema de isenções, é uma simples gota.

Taxas que obviamente podem ser discutidas ao nível da constituição, mas NÃO É O QUE MATARÁ PORTUGUESES.

A morte e o sofrimento estão mais nas coisas mais essenciais e internas aos hospitais e no tratamento de nós todos,estão no miolo do SNS e não na pele.


III - O VERGONHOSO ABRAÇO ENTRE A ESQUIZÓFRENICA TV OFICIAL NORTE - COREANA E A SIC

Lá naquelas terras de lideranças esquizofrénicas e ditatoriais, inaceitáveis e condenáveis, as locutoras da TV oficial lá descobriram a metáfora, julga-se, que as andorinhas choram a morte do "querido Líder ", e que a terra até dá sinais do seu desencanto.

Nas ditaduras tudo é possível, agora, em democracia que a senhora Barbara Guimarães, monte uma verdadeira cilada ao pobre e indefeso cidadão Ivo, participante no programa pesos pesados, para o acusar publicamente de ter ingerido uns produtos proibidos, os ter mostrado e exigido uma confissão pública em directo dessa prática, foi um acto da mesma natureza dos julgamentos públicos do regime da Coreia do Norte e da China. Um escândalo.

Foi um cuspir sobre a dignidade do cidadão Ivo e de todos nós, os cidadãos dignos deste país. Depois deste mísero acto esta gente, já tem passaporte, para qualquer TV asquerosa do Mundo. E tudo isto é feito no dia 26 de Dezembro, quando a mesma linda senhora evocava o natal.

Que barbaridade, meu DEUS! Digo eu, que nem acredito em nenhum, mas esta piolheira acredita em Deus e no menino Jesus Deus, o que, seria óptimo se agissem, segundo a vontade de Cristo - ama o teu semelhante, como a ti próprio.

Mas já nestes dias tinham feito o miserável e grotesco espectáculo, sobre a solidariedade podre, que por aí fazem com umas senhoras todas bem postas, e com os desgraçados a entrarem para umas salas, com direito a transmissão em circuito interno de TV. Só mesmo a ostentação e a alma negra do Diabo guia esta gente.

Como poderia ser suave, doce, perante estes actos?

Mas finalmente louvo o Natal, que me foi padrasto, mas ainda recebi oiro e mirra, made in Castelo Branco, através, de uma garrafa de jeropiga e bagaço, caseiros, acompanhados de quadras do poeta povo.

A vida e a moralidade são as últimas a morrerem.

andrade da silva

PS: cai-me uma lágrima por este indefeso Ivo que foi humilhado perante o país. Ninguém o defenderá?

















































































Sem comentários: