sábado, 14 de janeiro de 2012

ENCRUZILHADA ( parte 1): CONTAGEM DECRESCENTE PARA O NOSSO MODO DE VIDA, CONTAGEM CRESCENTE PARA A “CHINISAÇÃO” DO MUNDO.

                                 ( foto  da revista Visão de 5 Janeiro 2012. Os círculos representam a expansão dos negócios chineses)



O  meu camarada e amigo António Mota lançou o desafio, para que se escrevesse um texto semanal, para a página da AOFA, respondi a esse apelo, para trazer até esta página uma visão idiossincrática dos tempos que correm, correram e, ainda, virão.

Quanto ao Futuro, não pratico nenhuma modalidade de adivinhação, mas lendo os Sinais, interligando-os com os do passado, é possível falar de cenários e de probabilidades, que no meu caso várias vezes se vieram a verificar. Também interessa dizê-lo.

Em  1972, em Lumbala Velha/Angola, disse, em Janeiro, apesar de ser alferes,  olhos nos olhos, ao Sr. General Bettencourt Rodrigues que não tinhamos meios para fazer a guerra, e, em Novembro, desse mesmo ano escrevia ao nosso camarada Custódio Pereira, a dizer que a guerra estava perdida e que, nós, os, então, tenentes, teríamos de dar a volta a tudo aquilo  e à politica Nacional. Em 74 acontecia o  25 de Abril.

Em  outras situações  também a previsão cumpriu-se, como a do aumento de endividamento externo privado, ao que me referi em carta dirigida ao governo do Prof. Cavaco da Silva, em 1990, com um ponto 4 na resposta, assinada por Oliveira e Costa, que, claramente, falava da necessidade da equidade fiscal entre todos os portugueses, os do sector público  e do privado.

Naquela altura o governo evocava este principio para trazer os servidores públicos ao universo dos contribuintes. Em 2012, o governo e o Sr. Presidente da República, esquecem este principio ao promulgar um OGE,  ferido na sua constitucionalidade substantiva, por tratar de um modo desigual os trabalhadores do sector público e os do privado e o conjunto dos trabalhadores face  aos detentores do capital, isto é, não estamos todos sujeitos aos mesmos critérios de austeridade para resolver problemas financeiros  e económicos ( a economia portuguesa está  em estado comatoso, por falta de produção, inovação etc.) que mais têm a ver com especulação, corrupção, má  governação, gestões danosas, economia paralela, falta de direcção na economia,  crédito barato  e consumismo compulsivo etc.  do que com erros praticados por quem trabalhou com  mérito e foi comedido, regrado, nos seus gastos, sendo mesmo austero.

Ainda, outras previsões, e nunca profecias da desgraça, realizaram-se, mas para ilustração basta as que refiro.

 De qualquer modo, as que vos vou apresentar terão, por força das circunstâncias, cores carregadas que se podem, ou não desanuviar com  a nossa intervenção , ou de outrem, e , é neste sentido que espero que este contributo possa servir para algo, mas de certeza não para sossegar quem deve estar inquieto, ou seja,  todos nós.

 Espero que destes contributos, dos meus, mas sobretudo dos  de outros surja matéria critica que sirva de alguma mola À MUDANÇA  DE FUTURO, PARA O FUTURO.

  Se não mudarmos de paradigma de um modo muito profundo, não vamos desaparecer da terra, como se um buraco negro nos engolisse.  É,  na minha opinião, uma mera idiotia dizer que temos vencido crises sucessivas durante muitos séculos de história, a afirmação para além de redundante,  é um mero embuste.

Temos ultrapassado umas situações criticas e,  sucessivamente, caído noutras: saímos da crise da monarquia, viajamos para a crise da 1º Republica; desta, avançamos para a  do  salazarismo, de que se saímos com o 25 de Abril, para continuar com outras crises, por erros nossos, sobretudo,  alguma má fortuna, e ainda pelas Governanças invisíveis e top secretas do Mundo, que nos conduziram à encruzilhada em que nos encontramos, de que muitos, segundo a regra tradicional, se safarão, alguns até muito mais ricos, e muitos outros perecerão, e  para estes que, no passado, foram milhares, entre nós, e milhões no Mundo, em guerras, doenças, suicídios, nunca as crises foram ultrapassadas. Para eles, a derrota foi de 100%.

Também é evidente que se pode questionar o que podem fazer 10 milhões de cidadãos pelo Mundo, ou por eles próprios?

A tal pergunta retórica a resposta quantitativa é deitarem-se ao SOL, e esperarem que de Fátima ou da China surja o milagre, que não chegará, e acabaríamos todos muito mal, portanto,  este não será seguramente o caminho, outro, terá de ser, mas resultados só no fim  do jogo, e certezas só uma, se alguém no mundo tem de fazer alguma coisa para evitar o pior cenário, são os portugueses, os gregos, os espanhóis, os italianos, para já, depois seguir-se- ão os outros.

A ameaça que impende sobre todos os portugueses e sobre os europeus e americanos, é de facto, nos tempos mais próximos,  uma bomba atómica  civilizacional, e que se chama a potência económica emergente – CHINA, mas que poderá ser a  Rússia, ou o Brasil,  muito embora, se fosse o Brasil teríamos mais samba e caipirinha e menos “tiros na nuca”,o que faz, uma enorme diferença.

( na parte 2, falarei da chinisação)

andrade da silva

PS: texto publicado na página o facebook da Associação de Oficiais das Forças Armadas ( AOFA)

  UM ABRAÇO DE BOAS VINDAS ÀS NOVAS AMIGAS E AMIGOS LEITORES. TRAGAM MAIS CINCO. ABRAÇOS E BEIJOS, SEGUNDO OS COSTUMES E OS CORAÇÕES.

Sem comentários: