quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SER SÁBIO




Penso do mesmo modo, desde o alvorecer do dia 1 de Janeiro de 1972, quando em Lumbala Velha, Angola, na guerra de África, iniciava a minha carreira de Comandante de militares, em Guerra, e na defesa da vida e saúde dos soldados que comandava criticava, olhos nos olhos, perante o muito poderoso Brigadeiro Bettencourt Rodrigues, os caminhos da Guerra,no leste de Angola, onde, se dizia e diz que a guerra estava ganha, e, eu, alferes de artilharia, com 23 anos de idade, dizia que NÃO.

Uma heresia que me levou de unidade em unidade, mas que me permitiu confirmar que tinha razão, como aliás em 74 se veio a saber.

Orgulho-me de ter tomado sempre uma posição perante as coisas,também escrita em documentos oficiais. Desde 1972, até Dezembro de 2007, o fim da minha carreira, foi sempre assim, e quando deixei de ser militar no activo, como último escrevi o meu pensamento critico sobre o serviço que chefiei, sem cedências.

andrade da silva

Sem comentários: