sábado, 4 de fevereiro de 2012

O NOVO CICLO CIVILIZACIONAL PORTUGUÊS: MAIS TRABALHOS FORÇADOS, MENORES CUIDADOS DE SAÚDE PELO SNS, MAIS DOR, MENOS ESPERANÇA DE VIDA.





Se associarmos a "pequeníssima particularidade"  de mais trabalho forçado, a outra "pequeníssima particularidade" que é a dos cortes no tratamento de doentes com  necessidades de exames complementares  de diagnóstico, como sejam TAC, análises  complexas  caras, desde logo a do  PSA, dos novos remédios para o cancro, logo se  percebe a dimensão da tragédia que se está a cozinhar, com o sorriso falso do Ministro da Saúde, e  se percebe também  que as taxas moderadoras no meio disto são uma gota, até porque mais de 60% das pessoas estão isentas.

 Deixemo-nos de TRETAS,  de espuma e jogos  florais de politica,  e  que se fale VERDADE ao país.

Então, nenhum deputado sabe das pressões que as Direcções regionais de saúde fazem junto dos médicos para cortarem nos exames complementares de diagnóstico, com a  ameaça de processos, e a Ordem do Médicos também não sabe isto, ou não é verdade?

Enquanto, andam a discutir a espuma, o verdadeiro problema é que está em marcha um plano para empobrecermos, vivermos com menos saúde e termos menor esperança de vida.

É um programa gizado no sentido de aliviar a terra de um conjunto largo de excedentários, desde logo os idosos e, como alguns referem  de 1/3 a 2/3 da população global, em cujo cálculo entra logo os com mais de 65 anos.

 Não perceber isto, ou dizer que são as novas visões de Nostradamus,  é mesmo ir com um sorriso nos lábios para a pilha final do infortúnio.

Naturalmente que já se ouve muita gente a dizer não há dinheiro, e têm-se de fazer opções, ou apoiam-se mais as crianças, ou mais os idosos, dado que não se podem apoiar todos com eficácia, logo alguém tem de ficar menos bem, e, então, quem será?

Obviamente, que esta questão da MORTE  MAIS PRECOCE, com mais dor para muitos  e PIORES TRATAMENTOS não pode ser, nem sequer tem de ser, resolvida  só pelos militantes do Partido Comunista,  este é um problema de 6666666 dos portugueses, em cujo grupo me incluo ( e tu que me lês e sobretudo os outros, onde, estarão ? ) porque  se posso pagar os 5 € da consulta, os 20€ da análise de PSA, mas TAC e tratamentos de ponta para o cancro, de modo nenhum. Não tenho e, de um modo geral, poucos terão, os 9 mil euros para cada uma da vacinas dêntricas para o cancro, etc. etc.

É preciso que muitos concidadãos militantes alertem  os seus partidos, mas sobretudo isto é uma questão de VIDA OU MORTE, e, cada um de nós, deve tomar consciência do que se está a passar e agir em grupo. Se só agirmos, quando estivermos sós, ou com um cancro, bem podemos, nessa altura, pedir aos nossos santos de devoção a salvação, porque na terra estamos condenados, e talvez mesmo abandonados.

 Nunca nos esqueçamos  que hoje temos emprego, amanhã não; hoje estamos com saúde, amanhã estamos com uma depressão ( 25% correm esse risco); hoje estamos bem, amanhã estamos com um cancro ( um em cada três europeus terá um cancro ao longo da sua vida, a diminuição da esperança de vida diminuirá esta estatística, mas a sua cura aumentará com as novas terapias, se houver dinheiro) logo -  desassosseguemo-nos, e, depois de resolvermos estas questões que sigam as festas da primavera.

andrade da silva


PS: Uma saudação amiga à nossa nova companheira de leitura Tina. Abraço.

2 comentários:

José-Augusto de Carvalho disse...

Pois é, meu prezado Andrade da Silva, o tempo é de opções. Há 36 anos que os destinos deste Povo estão entregues ao triunvirato pós-Novembro.Este já demonstrou que o objectivo é o precipício. É inteligente, é humano, é racional continuar este caminho?
Até sempre!
Abraço.

andrade da silva disse...

Caro Carvalho 6666666de portugueses ou escolhem a LIBERDADE OU QUASE ESCRAVATURA, o que, escolherão? 50% voltaram as costas ao que existe,mas não criam uma alternativa,logo apoiam estes sucessivos governos de desastre e tragédia,a caminho da Catástrofe. Portugal continuará sempre, mas com que portugueses?

abraço
asilva