sexta-feira, 25 de maio de 2012

RENASCER SIM! SUICIDAR-SE NÃO! OBRIGADO!



LEIAM, PARTILHEM e sabe-se lá…. por vezes,  a luminosidade vence a escuridão, mais negra, e o amor  vence sempre. Amo- vos, por isso, vos escrevo…”




Digamos todos, a todos, com todo o vigor e amizade  que o suicídio é uma não- decisão,  é uma não-solução.

O suicídio é adiantar o nada, é morrer, deixar de ver, sentir e amar, e que tão belo e bom é amar, mesmo que a carne esteja ferida!

Amigas e amigos, hoje, partiu cedo  demais, uma jovem, linda e poeta, na vã ou certa esperança qua a sua Pátria é o além.

 Não sei, julgo que não é, mas se o é,  teremos toda a eternidade para lá estar e gozar a vivência dos Céus, então, gozemos, por algum tempo, a deste planeta azul.

Amigas e Amigos

O suicídio é sempre um processo, e se resulta de uma ideação  suícida endógena, poética, psicológica ou de anomia psicológica é sempre uma EMERGÊNCIA MÉDICA muito grave,  e exige o contributo pluridisciplinar: médico de família- psiquiatra- psicólogo. Nunca  esqueçam este triângulo técnico, poderão adiar ou mesmo remover a decisão da partida.

Todavia, para além destes suicídios há os, como  consequência das crises que destroem pessoas e famílias, nestes todos nós podemos fazer alguma coisa:  incitando os que caem a não se abandonarem  a eles próprios, não lhes dizendo as barbaridades inaceitáveis de que as tragédias são uma oportunidade, ou que gritar, porque nos espoliam de tudo, é uma pieguice, estas afirmações na sua forma, conteúdo ou objectivos, sejam estes quais forem, são monstruosas  e inaceitáveis, contrariamente, temos de  mostrar com o coração, a alma e os actos que os consideramos nossos irmãos, ou talvez bem  mais, que eles somos nós mesmos, e,  então, faremos tudo por eles o que faríamos por nós próprios, ajudando-os a descobrirem os cheiros, os sabores, os alvoreceres, os pores do sol, o amor, os pequenos prazeres da vida, e que mesmo com  grandes dificuldades vale a pena viver.

Não abandonemos ninguém nos braços do suicídio, e que ninguém desista de si, façam isso sempre pelo AMANHÃ.

------------

Por ti, que tão cedo quisestes partir  e deixastes um bilhete de despedida cheia de poesia - o insondável mistério da natureza humana, ou um sofrimento real ou imaginado incomensurável – choro uma lágrima, como por todos os que não são noticia, mas   que das águas do Tejo  têm feito porto de partida.

Irmãs e irmãos choro-vos.

andrade da silva


PS: Bem Vindo amigo Vitor! Traga mais cinco amigos. 


7 comentários:

Marília Gonçalves disse...

João, caro amigo; como psi que é, sabe, que o suicídio, pode ser uma pulsão de segundos, se esses segundos forem ultrapassados, sem que o acto se concretize, pode por muito tempo, não voltar essa pulsão de morte, ou se o que
aflige, entretanto se tiver solucionado, quer o problema, tenha cessado, quer se tenha transformado o modo de o encarar. Por vezes a mudança de estação e o sol ajudam.
Nao sei se em Portugal tais serviços existem, mas aqui em Paris, há hospitais em que as pessoas depressivas são expostas por uma ou duas horas por dia a uma luz forte, que pela intensidade, substitui a luz solar, que por aqui tanto falta nos meses de Inverno. E resulta!
abraço de uma leiga, que apenas se interessa, por tudo o que nos toca, humanos que somos.
Claro que o suicido é sempre uma tragédia,então em jovens, nem se fala!
Aqui há mesmo suicídios em crianças de 8 anos, que talvez nem sequer tenham bem consciência de que a morte é definitiva! porcaria de fria Sociedade, em que se foge de um abraço fraterno. Hoje o medo impera! Ou mudamos de sistema social e humano, ou acabamos todos desesperados, na mais triste solidão.
Marília

andrade da silva disse...

marilia

No suicídio há vários tipos os verdadeiro suicidas e os falsos suicidas, estes quase nunca se suicidam, querem é chamar a atenção para eles, a ideaçâo suicida endógena, anomica è diferente de uma pulsão reactiva, cada caso tem de ser analisado pelos técnicos de saúde mental,é uma EMERGÊNCIA que tem de ser levada ao conhecimento médico e psicológico, pode ser várias coisas,mas tem de ser diagnosticado. Isso do sol tem a ver mais com depressão, mas a depressão não quer dizer ideação suicida, aliás no caso bipolar o suicido pode aparecer mais na fase maníaca, com receio de regressar à fase depressiva. Mas o que aqui interessa é mesmo contrariar a atitude da simplificação, esta rapariga fez antes duas tentativas com o mesmo modo, logo o conselho técnico só pode ser um o suicídio é sempre um processo, é duvidoso que seja um impulso de momento e quando alguém disser que se quer suicidar é levar isso muito a sério e recorrer ao medico de família psicólogo e se necessário ao psiquiatra.

O serviço de saúde mental em Portugal por cortes na despesa raros psicólogos teve e tem.

Sim aos 8 anos a ideia da irreversibilidade e das consequências definitivas da morte não existirão muito bem formadas,mas de facto desconheço esses suicídios tão prematuros, nunca os vi referidos na bibliografia,nem oiço fala deles, logo julgo que deve acontecer em meios muito específicos, fico preocupado com essa precocidade que é mesmo terrível além de muito, muito, trágico

abraço
ailva

andrade da silva disse...

Interessa complementar que a minha especialidade é na psicopatologias de adolescentes e adultos, portanto, quanto a crianças conheço os aspectos gerais das psicoses,do autismo e dos comportamentos autodestruivos, os quais, poderão provocar de um modo secundário a morte, agora, a escolha activa do meio e a sua execução aos 8 anos parecem -me muito prematuras,isto é uma criança aos 8 anos pode atirar-se de um 6º andar, sem ser com um pensamento de desespero de querer põr fim á vida porque a considera um fardo, mas pode pensar fazer isso para ir junto da mãe que morreu,isto é, pode haver fantasias associadas ao acto. Fiquei curioso vou tentar descobrir biografia.

Marília Gonçalves disse...

aqui na minha aldeia, suicidou-se um garoto, com cerca de 14 anos, com a motorizada atada aonde não devia...por um capricho com os pais, queria um modelo de motorizada mais actual. Foi um horror na aldeia!
será que pensava que não morria com o que fez?
nunca se saberá!
Marília

Marília Gonçalves disse...

Suicide des jeunes :
vers un rajeunissement des enfants en souffrance

Le 19 janvier 2011, un fillette diabétique de 9 ans se défenestre après avoir laissé une lettre expliquant son geste. Ces suicides d'enfants sont-ils fréquents ? Est-ce un nouveau phénomène ? Pour en savoir plus, nous avons interrogé le psychiatre Xavier Pommereau, directeur du Pôle aquitain de l'adolescent au centre Abadie au CHU de Bordeaux.

Doctissimo : Ce suicide chez une fillette de 9 ans a ému la France entière. Est-ce que de tels drames sont fréquents ?


http://www.doctissimo.fr/html/psychologie/psycho_pour_tous/enfant_bebe/14873-rajeunissement-jeunes-en-souffrance.htm

Marília Gonçalves disse...

Toulouse : un enfant de huit ans se suicide par pendaison - Le Point
www.lepoint.fr › Société

Marília Gonçalves disse...

o que está a faltar às crianças? porque as dificuldades não explicam tudo,tenho exemplos de filhos de presos políticos, nos quais me incluo,que passaram fome,faltas de todo o tipo, falta de material escolar, com as humilhações e castigos que isso acarretava, ameaça de perder a casa e ir para a rua,e o suicídio nem sequer nos passava pela cabeça.
Tempo de carinho com pais na prisão, nem sempre era o caso!
mas é verdade que nós acreditávamos em algo muito forte, dum do fascismo, um Mundo Novo que vinha a caminho...
então o que se passa hoje? onde está a falha, o erro? o que falta de essencial, que leva a tal desespero
A Sabine Sicaud, grande Poetisa francesa que morreu com 15 anos de doença muito prolongada e que a fez sofrer horrivelmente, tranformou o su sofrer em grande Poesia

http://www.sabinesicaud.com/

N'oublie pas la chanson du soleil, Vassili. Elle est dans les chemins craquelés de l'été, dans la paille des meules, dans le bois sec de ton armoire, si tu sais bien l'entendre. Elle est aussi dans le cri du criquet. Vassili, Vassili, parce que tu as froid, ce soir, ne nie pas le soleil. " De Sabine Sicaud, née en 1913, morte en 1928 d'une gangrène dans d'atroces souffrances, était poète. Elle aurait 90 ans, elle n'en a eu que 15 ! Quelques uns (unes) voient en elle une des grandes poétesses de langue française.

Marília