sábado, 26 de maio de 2012

A VISÃO DE UM CIDADÃO COMUM XVIII


                                            ( Ó Gente da Minha Terra… )


Passada uma semana desde da publicação do meu último texto cá estou, tal como o  Brise Contínuo, para continuar esta demanda na vã espectativa de alertar os mais renitentes ou acomodados para despertarem para a triste realidade que assola a Nossa amada Pátria.

Confesso que a letargia da maioria dos nossos concidadãos em face da grave situação que o país atravessa, desperta sentimentos antagónicos de raiva por um lado e tristeza por outro... Ocorre-me para ilustrar aquilo que sinto uma música que a fadista Marisa canta de uma forma soberba: “Ó Gente da Minha Terra agora é que percebi esta tristeza que trago é de Vós que a recebi...”

Como afirmei ontem num comentário ao excelente artigo do Sr. Coronel Andrade da Silva alguns, poucos, remam contra tsunamis numa tentativa de alterar o curso de uma história que significará a perda da Nossa Soberania, da Nossa Pátria e até da nossa liberdade individual... No entanto em face do marasmo e desinteresse colectivo, mais parece que lutam contra moinhos de vento.

A situação internacional e consequentemente a nacional pouco ou nada se alteraram ao longo desta última semana, continuamos reféns (e parados no tempo) do resultado das eleições Gregas marcadas para 17 de Junho de 2012.

Sem um plano de contingência, dado  que  a sua simples existência poria a descoberto  a fragilidade de todo um sistema financeiro, económico e social, a União Europeia e os ditos “mercados” limitam-se a ameaçar o povo helénico com tudo menos a sete pragas bíblicas para que permaneça na zona euro e cumpram um acordo inexequível assinado com a Troika em Março último.

Os Gregos por seu lado, jogam uma autêntica roleta-russa, afirmando querer permanecer na zona euro, mas recusando  simultaneamente  (e bem) o que lhe está a ser imposto por potências estrangeiras. Faltam cerca de quatro semanas para as eleições, até lá Portugal  continuará a viver, por arrastamento, a situação Grega: aumento das taxas aplicadas à dívida soberana, aumento das medidas de austeridade, aumento do desemprego - aquilo que ministro da economia chama “coiso” e o primeiro-ministro  apelida de “oportunidades” mas que para 20% dos Portugueses se traduz melhor por pobreza, fome, miséria e desespero.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recomendou ao executivo Português que faça mesmo uma implementação rigorosa do programa da troika afirmando no documento publicado : «O governo deverá implementar rigorosamente as medidas de consolidação orçamental anunciadas e o controlo do processo orçamental devem continuar a ser prioridades para garantir que os objetivos estruturais são atingidos.  Portugal vai ter de adoptar novas medidas de austeridade se quiser cumprir as metas orçamentais acordadas com a troika.  O país ficará preso a uma recessão mais prolongada do que o esperado e a um desemprego nunca antes visto, que fará com que essas medidas tenham de ser aplicadas. E o indicado será que o ajuste seja feito do lado do corte na despesa».

A tradução do documento da OCDE feita em São Bento será  provavelmente: «Indicações da OCDE cortar nos salários dos servidores do estado, prestações sociais, alienação do património ainda existente e aumentar a receita fiscal (i.e. confisco) como plano de contingência».

Tudo isto seria tremendamente cómico se fosse uma peça de teatro, um filme ou telenovela mas é na verdade TRÁGICO pois trata-se da nossa Terra bem como a sobrevivência e liberdade do seu (nosso) Povo.

Nos últimos meses todas as previsões feitas por cidadãos,  na grande maioria cidadãos-militares na reserva ou reforma, têm-se mostrado certeiras como não poderia deixar  de ser, não por serem feitas por elementos com acesso a informação restrita mas sim por serem de elementar senso comum.

Urge lutar, e já peca por ser tardio, contra o actual estado do país e tentar alterar o rumo desastroso que nos está a ser imposto - não podemos ficar indiferentes ao que se passa e  pensar em mais tarde denunciar a situação com um «...bem os avisei...» e ficar de consciência tranquila.

Meus Senhores,  é  chegada a  hora de actuar, de relembrar os nossos Valores Humanos e  Democráticos, o Sentido Pátrio e  de  Dever  - sem que sejam conotados com políticas de direita ou esquerda - acabando com velhos fantasmas que ainda assombram  tanto  a  Sociedade Castrense como a  Civil e que criam cismas indesejáveis num povo que se quer unido em face de uma situação drástica como a que actualmente vivemos. Não lutaremos por um ideal político mas sim por outro bem mais elevado, aquele que está na génese da Pátria:
estaremos a lutar por PORTUGAL, pela Nossa Sobrevivência  e Soberania enquanto Nação.
Um abraço,
Nuno Melo

6 comentários:

andrade da silva disse...

Nuno direi contigo OH Gente da minha terra, mas talvez por ser filho de um minhoto e de uma madeirense e ser madeirense não sei o que é isso do fado triste.

Do povo da madeira e do Alentejo, sobretudo das mulheres do tempo do PREC e de Hoje sempre recebi alento para prosseguir, o caminho da justiça e o progresso que no meu caso nunca teve naa a ver com partidos, tem muito mais a ver com a história de Portugal: D. Afonso Henriques D. Sancho II,D. Dinis, D. João I. D Pedro,Vasco da Gama etc

O nosso povo ainda continua a ser o das Caravelas e dos tanoeiros de Lisboa, os seus dirigentes é que são míseros, falta-nos um D. João I,um rei plebeu, que nunca se esqueceu da sua origem, infelizmente os plebeus que na republica têm chegado ao poder é para fazerem o jogo dos altos interesses económicos e financeiros, foi assim com Salazar, mas Salazar ainda tinha alguma desculpa tinha uma crença religiosa fervorosa baseada na pobreza e não conhecia nada do Mundo, os de hoje viajam, estudaram no estrangeiro, deviam ser iluminados, mas nada.

Conduzem este país, agora, mais do que antes, para o empobrecimento, e uma vez mais as contas estão ai a dizê-lo : a despesa do estado diminuiu pelos cortes nos salários e nos cuidados sociais ao povo e ainda pelo garrote do IRS, mas será que não se quer ver esta matemática simples - o país está parado, morto as receitas do Estado do consumo e da actividade produtiva e empresarial decaem de um modo gravíssimo, nem as tais exportações salvam a situação.

Tudo isto está profundamente errado é suicidário, pois estão a matar a actividade produtiva e comercial do país, os trabalhadores e os pensionistas, a única coisa que cresce e floresce de um modo impune é a corrupção, porque não há leis para combater os corruptos, tudo o que seja de combate á corrupção é um mero carnaval, como homens do direito o têm demonstrado para além de qualquer dúvida razoável.

Caro Nuno cá estamos as revoluções não são palavras, mas como a história revela nada muda, nem nada se conserva sem as palavras, daí a grande manipulação dos signos e a dificuldade dos discursos alternativos chegarem a quem mais deles daria boa conta.

Tudo finalmente regressa à Grécia e das cinzas da Grécia ou renascerá uma nova Europa, ou adeus ao projecto Europeu. Pela europa e por Portugal seria importante a derrota da sra. Merkel e do governo Português tão colado a uma perspectiva alemã inaceitável, e isto nada tem a ver com a defesa do descontrolo das contas públicas, tem sim a ver com desenvolvimento e justiça e com a Europa social e solidária, o que, nunca será sem a mutualização da divida europeia e em os eurobonds, é óbvio.
a silva

Marília Gonçalves disse...

Aqui no blogue as Consciências vão urrando!
Quem passa e lê, reflecte sobre o que aqui é dito e redito?
é de vossas vidas que se trata, minha gente!!!! não querem perceber isso?
Batam-se como homens e Mulheres que são! com os meios de que dispõe! Mas que coisa mais insensata! vocês deixam-se matar e a vossos filhos? veem o futuro a ser minado, ameaças que pesam sobre a vossa vida habitual, e vão deixar-se roubar sem agir? sem fazer nada? Vocês quando não têm dinheiro para pagar uma conta, ou a renda de casa ou para comer, são insultados,ofendidos, e não são capazes de ver quem são os ladroes que vos roubam o direito à vida? Até onde pode ir a vossa capacidade de encaixar todo o mal que vos fazem? que raio de medo vos paralisa? que vos pode acontecer de pior que o que estão a viver actualmente? A ESCRAVATURA? será que até isso estao dispostos a aceitar?
hà estudantes, jovens estudantes que se prostituem, sem que os pais o saibam, para poder prosseguir os seus estudos! Até isso vos não revira as tripas?
de Pé minha gente, senão é o respeito por vocês mesmos que vão acabar por perder!
e perdida a Dignidade, o Ser Humano nada mais é que um legume ambulante e murcho!
De Pé gente! VAMOS A ACORDAR!!!
é de vocês que se trata! e de vossos filhos e filhas! Pais portugueses! onde estão?

Marília Gonçalves

andrade da silva disse...

Marilia

Portugal é um país muito, muito,muito estranho por lisboa e na grande àrea metropolitana de Lisboa não se vê sombra de desanimo, ansiedade ou outro qualquer sinal de cansaço desespero ou sequer dificuldade, pelo contrário os jardins, e, ou os cafés e,ou as tascas estão cheios de raparigas, rapazes, mulheres e homens,brancos, negros, ciganos,ucranianos num ambiente de descontracção que ate parece que se está no Dubai.

por isso PPC e o PR tratamos portugueses como tratam,o cenário que descreve existirá, mas está escondido, e esses esconderam-se e ninguém vai ao encontro deles, muito dos que se manifestam são os que estão empregados ou nem sequer vivem em dificuldades e manifestam-se porque na sua maioria são militantes do PCP,BE e PS, e independentes nas manifestações da inter que poderia ter mais gente se o líder da mesma não fosse membro dos órgãos de direcção de nenhum partido, e o mesmo para a UGT,é uma questão tão evidente que por mais que digam que são independentes dos partidos poucos acreditam ou quando são um pouco como aconteceu Carvalho da Silva, verifica-se um certo distanciamento entre o partido e o dirigente, a tal ponto que Manuel alegre diz que o PCP não apoiaria o carvalho a Silva à presidência, e se Manuel alegre o diz dado a proximidade com carvalho da silva , deve saber do que fala. coisas...

Marília Gonçalves disse...

e os desempregados, meu amigo, são transparentes? e se desempregados como se alimentam, pagam casa, tratam dos filhos, vão a médicos etc etc etc?
Estamos em pleno Candide do Voltaire?
pais de Pangloss multiplicado pelo numero de portugueses?
abraço
Marilia

andrade da silva disse...

Marilia
Não barafuste contra mim, não mate o mensageiro que revela o que não gostaria de ouvir, e eu de ver, mas estou falando de Lisboa, e da área metropolitana de Lisboa,mas posso falar-lhe de Loivo, Beja etc.

Antes de mais é preciso dizer que há gente a melhorar a sua situação com crise.
Apesar da crise venderam-se todos os bilhetes para o Rock on Rio e são carotes, e cada vez há mais jovens a beberem mais quantidade de álcool,nas noites de 5ª,6ª e sábados, obviamente que Portugal é um país muito estranho,tão estranho que toda a gente na estranja estranha isto que lhe estou a descrever, a paz de espírito e descontracção com que aqui se vive.

Sabe eu ando nas ruas e olho a realidade em vez de a pensar em termos do que se queria ver e não se vê. Mas também como a estatísticas revelam cada vez há mais desempregados a receberem apoios da segurança social,parecendo que alguns ( muitos) se estão a adaptar bem a essa situação, conheço o comportamento de alguns,logo... café, jardim, centro comercial, nem lerem lêem, até quando os subsídios, os apoios chegarem o comporta, das tribos africanas que também conheci, também tenho foto desta situação,ando por aí,preocupado.

Portugal é um país estranho, mas tudo isto pode rebentar e não será para mais e melhor democracia, há muita gente para aí a fazer politica através da leitura de livros, sem conhecerem os comportamento reais das pessoas.

ailva

Marília Gonçalves disse...

Meu Querido Amigo
nao é contra si que barafusto!
como podia ser? tão grande defensor de Portugal!!!
é RAIVA EXTREMA, mas contra quanto se passa. Também tenho um filho em Portugal, um excelente técnico em sonoplastia e por falta de verba, por falta de Mnistério da Cultura, ficou sem o trabalho que tinha, como técnico de som num Teatro de Faro! TODOS SOMOS PAIS E MÃES, e filhos são nossa vida! e não é imagem! é que pelos filhos se for preciso damos mesmo as vidas e sem hesitar. E eu herdei sangue de meu pai, que é sangue de Luta pelos Direitos dos Povos, do Ser Humano e da Justiça!
Abraço Companheiro
Marília Gonçalves