terça-feira, 2 de outubro de 2012

FONTE DE SUSTENTAÇÃO FINANCEIRA DE UMA POLÍTICA SOLIDÁRIA E DE APOIO AO EMPREGO E DESENVOLVIMENTO.



" Faz parte  de um quase-manifesto que apresentei em 2009, como um exemplo de fontes de financiamento alternativo."

Por uma  politica  nacional, universal   que  corresponda ao mais elevado desenvolvimento da sabedoria, e do humanismo a que um humano e uma sociedade podem aceder. 

Para além destas metas pode ficar o céu, por isto, este projecto a todos deveria mobilizar: estado, câmaras, empresas, organizações sociais, recreativas, profissionais e aos cidadãos em geral.

Considerando a virtude Universal do amor e da sensibilidade como os pilares fundadores da natureza humana, vislumbra-se que estas políticas, teriam como financiamento para além do 0GE, o realizado através de um FUNDO: FUNDO DA CIDADANIA SOLIDÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DA DIGNIDADE DA VIDA DO NASCIMENTO À MORTE., com as seguintes fontes de receita:

Contribuintes voluntários:

 Todos os particulares que quiserem disponibilizar parte do seu rendimento, vencimento ou do reembolso do seu IRS, que terá a respectiva dedução no IRS. Seria feita uma intensa campanha junto das pessoas e dos sindicatos para a compreensão desta medida.

Taxas de…. %  ( a calcular na concertação social) sobre lucros acima de dado nível da Banca, das empresas e ainda uma taxa variável sobre bens de luxo: bebidas espirituosas, carros não utilitários ( nos carros utilitários aplica-se a taxa nos segundos e terceiros veículos), barcos, aviões, jóias, perfumes, cigarros, imóveis acima dos 300 mil euros( preços 2009, base 100, todos os preços são referidos a 2009) e 2°, 3° habitações, independentemente do seu custo, prémios de jogos ou concursos de valor igual ou superior a 10 mil euros, material desportivo para a prática de golfe, pesca ao largo da costa, alpinismo e automobilismo, vencimentos líquidos a que corresponda um rendimento familiar igual ou superior a dois ordenados mínimos per capita, as fortunas avaliadas em mais de 500 mil euros, TV e aparelhos de som e imagem de alta fidelidade do tipo cinema em casa, com valores iguais ou superiores a 2000€, e todas as demais actividades e objectos que estudos fundamentados sugiram como adequados a serem taxados no âmbito desta taxa de solidariedade.

Ainda construirão receitas do fundo as contribuições dos jogos da santa casa da misericórdia, em percentagem a negociar, doacções e verbas das câmaras municipais que comparticipam obrigatoriamente com____% do seu orçamento ( valor a calcular pela  Associação de Municípios). 

Taxa sobre pernoitas em hotéis, pensões para nacionais e estrangeiros até um  máximo de x dias, com uma taxa diferenciada para cada categoria de hotéis, aplicando-se uma taxa, 1.5 superior para os mesmos tempos para estrangeiros, a serem pagos no momento da contratação das respectivas estadias ( agora já está prejudicada pelo aumento do IVA, a manter-se, se possível, nos hotéis  de 4 e 5 estrelas)

Nos concursos de empreendimentos públicos, em igualdade de circunstâncias técnicas, seria um critério preferencial de selecção o contribuir com maior verba para este fundo.

andrade da silva

3 comentários:

andrade da silva disse...

TODAVIA, e apesar de tudo o que vai acontecendo: Hoje a UGT, e outros no programa economia mix da RTP informação, claramente dizem que mais isto, menos aquilo, para além de todas as manifestações da inter e do PCP e de outros, com este ou outro governo tudo ficará igual, porque segundo eles, nomeadamente o secretário geral da UGT, a Inter e o PCP somente pretendem provar que a Rua ordeira é deles, e, assim, vai Portugal, preocupemo-nos muito, muitíssimo, muitíssimo, muitíssimo, segundo eles na politica é tudo para fixar clientes.
Eles perguntam ao PCP e ao BE como alimentariam o país sem a troika e ainda que a moção de censura é sobretudo para criar uma dificuldade maior ao PS.

É preciso que cada um pense, o que se anda fazer há 37 anos e, já agora recordo que desde 2008, sempre disse que com um governo PSD tudo seria pior, na parte social,sem se ganhar no da moralidade e num dado despesismo do estado, como se está a ver, e tenho dito o PS é diferente do PSD e é importante reconhecer esta diferença para bem da democracia residual, sem este reconhecimento a mudança passará sempre por uma REVOLUÇÃO que é de outra natureza diferente de manifestações e greves gerais., mas quem assume a RESPONSABILIDADE DA REVOLUÇÃO?

Anónimo disse...

quem assume a RESPONSABILIDADE DA REVOLUÇÃO?
boa pergunta.
Teresa

andrade da silva disse...

Teresa
As palavras e a luta de resistência é heróica, mas resistir é impedir que outrem,os adversários avance.

Na guerra por falta de tropa fresca para substituir as que estão na linha da frente pode levar à sua derrota,mas na politica o resultado,como a realidade revela, o adversário reforça a sua politica,isto é, os governos podem cair, mas as mesmas politicas são seguidas: mais do mesmo e mesmo pior do mesmo, como agora, honestamente, está acontecer.

Logo é preciso que se fale completamente de tudo,basta de Marias da Fonte e Padeiras de Aljubarrota e Nuno Àlvares do ruído e dos teclados.

Tem de se falar claro sobre o que se QUER FAZER e que consequências para Portugal e os Portugueses.
abraço
asilva