sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

OLHAR VIVO E OLHOS MATADOS, ESCURECIDOS.




A História, como diz Eduardo Lourenço, é sempre Crueldade ou Tragédia, e, por vezes, as duas coisas, em simultâneo – o caso das Guerras, logo...”


Gente que queira ser avisada valerá mais   do que, os que fazem de conta,  ou têm a verdade absoluta: revolucionária ou outra.

Todavia,  o comportamento revolucionário em Portugal está,  estava,  adormecido desde 1830, reviveu  um pouco no 25 de Abril 74, sobretudo no chamado PREC, que  levou um GOLPE MUITO FORTE E GRAVE NO 25 de Novembro 75 , e parece que já ninguém sabe o que aconteceu, e como.

Mas seria bom conhecer, pelo menos, alguns auto -convencidos seriam menos arrogantes, porque tiveram MUITO, MUITO MEDO: DESERTARAM -  entre REVOLUÇÃO E CASA, escolheram o remanso de casa, e perdeu-se por muito tempo  (quanto?) a oportunidade de mudar o DNA deste podre sistema, que recuperou,  de algum modo, a alma, ou no mínimo o gesto autoritário e autista do tirano SALAZAR e dos seus acólitos: Henrique Tenreiro, Rapazote, Albino dos Reis etc. Bastaria lembrar a caça à multa dos isqueiros, com a caça, hoje, decretada à ausência de facturas das compras, para verificar a  flagrante similitude.

 E também  há outra gente que muito engana. Conheci  nos idos de 76 um bêbado, um ser rasteiro, miserável ,na prisão da Trafaria que depois de sair daquele lugar de suplício para os inocentes  foi falar ao povo da Revolução, e tem, ou tinha, um blogue com a mesma (des)virtude, ( no caso dele). Tal desgraçado que devia cobrir a sua cara de vergonha para toda a vida, anda por aí feito revolucionário, quando é o seu negativo.

Uma Revolução é uma coisa muito séria, cruenta e de resultados não pré-definidos, como foram os casos: Revolução Francesa; Lutas Liberais em Portugal no século XIX, Revolução Industrial, guerra civil de Espanha, e hoje na Tunísia; Egipto, Síria, e, sempre, a REVOLUÇÃO SÓ PODE SER FEITA PELA JUVENTUDE, os mais velhos são meros apoios, ouvidores e esclarecedores,  e os fiéis depositários da experiência histórica,  o que, já é muito...

Do pensamento à acção, da declamação à realização, da exaltação ao sacrifício  do sonho à realidade, do desejo às condições objectivas e subjectivas, da enumeração à inscrição, vão grandes distâncias que se medem por VITÓRIA GLORIOSA/ DERROTA HONRADA,  OU DERROTA  VERGONHOSA; ou dito de outro modo - VIDA OU MORTE COM LUMINOSIDADE,  ou VIDA OU MORTE ESCURECIDAS.

É preciso ter  consciência e auto-consciência muito claras sobre as escolhas e o tempo irreversível da  DECISÃO, doutro modo,  plantam-se no Cosmos os cemitérios  dos sacrifícios humanos inúteis.

Todavia, o alerta secular, milenário, vindo do fundo, mais fundo dos tempos, refere que acontecimentos singulares ou colectivos pouco previsíveis, mesmo, por vezes menores,  e mesmo irracionais e de rara violência alteram o curso da História dos povos.

andrade da silva




1 comentário:

Marília Gonçalves disse...

Vamos a Acordar minha gente! que o que se passa é demais!!!
o Silêncio é contra vocês e a vossa vida que se volta
Acordai!!
Marília Gonçalves