quinta-feira, 11 de abril de 2013

VIVER ABRIL,HOJE.




VIVER ABRIL, HOJE, SENTINDO NO CORPO E NA ALMA A DURA NATUREZA DA NOITE  DE 24, E  A  ALEGRIA DO ALVORECER DO DIA 25 ABRIL 74.


Este conceito nasce da sugestão de um cidadão,  para que  militares de Abril disponíveis para esta acção, a promovessem.

Ouvida a sugestão, pensou-se em organizar um programa que durasse toda a noite de 24 de Abril: uma longa, silenciosa, fria e escura noite, como nenhuma fora antes, para muitos.

Por motivos de segurança e legais, não foi possível organizar um evento noturmo tão completo, de cariz genuinamente popular, e tendo como objectivo principal a vivência daquela outra: a sua história, a sua dor, e a alegria da vitória na alvorada do dia 25. Mas também o sentir e o viver, hoje, da realidade deste nosso Portugal, e pensar no Futuro, física e simbolicamente.

Assim, queremos realizar todos estes desígnios da forma possível,  e a todos convidamos a partilhar esta celebração.

                                   PROGRAMA

1.     24 de Abril  2013

22:00h  - Concentração junto ao antigo Quartel General do Governo Militar de Lisboa, (Largo S. Sebastião da Pedreira), por ter sido um dos primeiros objectivos militares conquistados pelo MFA em Lisboa.

22:55h - Intervenção sinalizando o exacto momento da tomada da 1ª unidade pelo MFA, a Escola Prática de Artilharia, em Vendas Novas, à ordem da senha  “E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho.  Segue-se a referência às várias conquistas de Abril.

23:20h - A palavra é dada aos participantes para, de viva voz, expressarem os seus sentimentos, exigências e disponibilidades para o futuro.

23:50h - Leitura e votação de um  vigoroso protesto contra a DESTRUIÇÃO DA DEMOCRACIA, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E,  ASSIM, DE PORTUGAL

00:00h  - Entoação de Grândola Vila Morena e do Hino Nacional.

0h:05h  - Fim deste encontro,  que se reinicia às 7:00 h de 25 de Abril no Terreiro do Povo (Praça do Comércio).


A partir daqui, quem quiser pode deslocar-se até à Radio Renascença (Rua Capelo, Metro Baixa-Chiado) e juntar-se aos elementos da Associação 25 de Abril que, pelas 00:20h, vão entoar  Grândola Vila Morena.
Aproveitando a localização, há alguns lugares históricos a revisitar,  como o Carmo e a sede da PIDE, podendo acabar desfrutando a viva noite do Bairro Alto.


2.     25 de Abril  2013

7:00h - Terreiro do Paço junto à estátua. Início do encontro para, ao vivo e num novo dia, se sentir o fim da longa e fria noite de 24 de Abril. Esta é o símbolo da ainda mais longa, fria e dolorosa noite de trevas de todo o fascismo e os seus milhares de mortos: militares e civis nas revoltas contra o regime e nas suas guerras injustas.

7:30h - Evocação  sob a forma de estórias, na tradição oral, das duas linhas que marcaram o encontro na Praça do Comércio: uma, poderosa mas sem  alma, materializada pelo carros de combate do regime  e uma fragata no Tejo que, mandada "pairar" à frente do Terreiro do Paço, por ordem do Vice-Chefe do Estado Maior da Armada ( Hora da Liberdade) nunca tomou qualquer atitude hostil contra as forças do MFA ,por corajosa e decidida determinação da estrutura do MFA no seu interior, e  outra, heróica e cheia de alma, definida pelas Forças da Escola Prática de Cavalaria, postadas no Terreiro do Paço, e as de artilharia em posição no Cristo-Rei. Atrás desta linha estava todo o Portugal e os que lutavam contra o  império colonial. 

Estas duas linhas  cruzam-se sobre o Terreiro do Povo, onde a coragem indómita dos homens de Abril venceram a Besta Fascista.
Homens, como Salgueiro Maia, Tenente Assunção, Alferes Sottomaior e o soldado apontador que se recusou a disparar sobre o Salgueiro Maia, no seu conjunto, representam todos os militares oficiais, sargentos e praças dos quadros permanentes e do serviço Militar Obrigatório que em actos heroicos “ mais do que permitia a força humana” deram  contributos pessoais e colectivos únicos para a Vitória do MOVIMENTO E LIBERTAÇÃO DE PORTUGAL,  DOS PORTUGUESES E DOS POVOS DAS COLÓNIAS.

8:00h - Junto ao Cais das Colunas, leitura de um poema “Filhos de Portugal”, de Solange de Oliveira.
Lançamento ao Rio de alguns cravos, símbolo de algum crepúsculo de Abril, na certeza de que as tágides do Tejo e as Forças da Natureza nos ajudarão a reverter o actual assombramento,  e do libelo contra os que nos condenam.
Selamos assim, com esta Terra e este Tejo, o compromisso de  nos batermos até ao fim dos nossos dias pela Democracia e  a Independência de Portugal.

8:20h - Fim desta cerimónia.

9:00h - Deslocação até à Assembleia da República  para, das Galerias, assistir à cerimónia.

Tarde 25 Abril  - Apela-se à participação no movimento da Av. da Liberdade.

ASSIM SE CUMPRIRÁ UM PROGRAMA DE ORGULHO E HONRA,  QUE MUITO DIGNIFICARÁ  ABRIL E PORTUGAL.


Apoiantes:

Militares de Abril:

   António Mota
   Andrade da Silva
    Dinis de Almeida
    Francisco Baptista
    Heitor Sequeira Alves
    Henrique Mendonça
    José António  Rosado
    José Fernandes
    José Miguel Cravo
    Manuel Custódio
    Matos Serra
    Paulo Telheiro
    Silveira Pinheiro
    Vítor Lambert

Outros Cidadãos:

    Alexandra Luiz    
    Ana Rodrigues
   Eduardo Milheiro
   Jaime Luiz Basilio de Almeida
   Jerónimo Sardinha
   João Vantacich
   Jorge Correia
   José Manuel Sande Vasconcelos
   Lidia Simões
   Maria Emilia Tavares
   Maria Joaquina Babau
   Nuno Melo
   Ruth Moreira
   Suzel Patrão


Notas:

Os participantes devem trazer bandeiras nacionais, cravos, outros símbolos de Abril, cartazes de acordo com a imaginação de cada um.
Para o programa nocturno, será interessante ter pequenas lanternas, símbolo da luminosidade que cada um de nós transporta.

Fonte bibliográfica:  Joana Pontes, Rodrigo Sousa e Castro, Aniceto Afonso " A HORA DA LIBERDADE. O 25 de ABRIL,PELOS PROTAGONISTAS" editora Bizancio,lx 2012

Nos vários locais para além dos cidadãos portugueses livres que falarão,livremente, alguns dos protagonistas deste dias contarão as estórias da História.

pagina do evento:

VIVER ABRIL, HOJE
24/4 às 22:00
Quartel General do Governo Militar de Lisboa, (Largo S. Sebastião da Pedreira) http://www.facebook.com/events/122534374608882/
...Ver mais
VIVER ABRIL, HOJE
24/4 às 22:00
Quartel General do Governo Militar de Lisboa, (Largo S. Sebastião da Pedreira)

Sem comentários: