domingo, 9 de março de 2014

A ESCOLA PRATICA DE ARTILHARIA (Vendas Novas) FOI TOMADA ÀS 22 e 55 do dia 24 de Abril 74.

Porém, todavia, contudo, historicamente, a história é o caraco, a 1º unidade a ser ocupada e tomada para o MFA foi a Escola Pratica de Artilharia, Vendas Novas, às 22  e 55,nunca podia ser antes, porque essa foi a hora da senha. A esta hora o  comandante foi detido, e a escola Prática de Artilharia, como ordenava a ordem de Operações, saiu  de Vendas Novas às 3h 00' 00", rumo ao Cristo-Rei.

 Foi uma poderosa força devidamente equipado e completamente municiada:  um bateria de obuses 8,8 e uma companhia de infantaria ( Visão História  13 Março 2014, a sair) para travar  grandes Batalhas a que aconteceu, e outras que,  dentro ou fora do  programa do MFA,  poderiam acontecer, como Sousa e Castro e outros devem conhecer, mas....

 Todavia, tudo contado e partido assim, que um foi o 1º a ver maria, outro o 2º  a ver o cu de judas, parece estar sempre certo, mas não  está completo.

 Não foi por acaso, mas por razões que outros poderiam ou deveriam explicar, mas porque são o que são, uns....  calam-se, que fui eu  que chefiei a equipa que,como uma mola,àquela hora, assaltou, com G3 em riste, o gabinete do comandante.

 Equipa: tenente Andrade da Silva, 25 Anos de idade ( uma coincidência muito feliz) tenente Pedro, tenente  Sales Grade, este, em substituição de um outro tenente que borregou e que em cima da hora o substitui pelo oficial  mais pacifista do exército Português  e de todos os exércitos  do Mundo- o Sales Grade.

 Coisa  pouca, mas sem esta pequena coisa, poderia a Escola Prática  de Artilharia não ter sido tomada. Não havia plano B para o borreganço desta equipa de assalto e, se isto viesse a acontecer, o Posto de comando  para intimidar a fragata Gago Coutinho ou outras Forças do Sul, como os fuzileiros  e libertar os presos  do 16 de Março na Trafaria teria as pu_hetas dos desgraçados dos amnésicos de hoje, ou coisa bem   pior...

Enfim... ao serviço de Portugal e da história apresento mais um dado para que se tente completar  a tão maltratada e comercial história do 25 de Abril: ora se diz, ora se omite,ora se mente. Uma completa prostituição, mas certo certo, segundo a Ordem de Operações  é que, quem ouviu a senha " E Depois do Adeus" às 22h  55' do dia 24   de Abril deveria ter agido, de  um modo irreversível, ponto.

 A Escola Pratica de  Artilharia fê-lo na  hora exacta.Ninguém  antes podia ter atacado e ocupado um objectivo militar essencial e determinante para a Vitória do  movimento. ponto


andrade  da silva tenente, em  25 de  Abril 74

Sem comentários: