quinta-feira, 5 de junho de 2014

GUERRILHA CONSTITUCIONAL PARA QUÊ?



O Governo depois de na Assembleia da Republica,aquando da discussão da moção  de desconfiança ao seu desgoverno, ter dito que o PCP andaria a fomentar um neo 11 de Março 1975, e que o Partido Socialista, irresponsavelmente lançava o país  na insegurança  governativa, iniciou uma guerra constitucional com Tribunal  Constitucional, a propósito de matérias  contidas no seu último acórdão  que  não  carecem de aclaração nenhuma. Segundo Bagão Félix, a legislação normal permite resolver, como deve ser,  ao executivo  as questões  que levanta, portanto, o governo, para além de transformar a Assembleia da Republica numa sua arma de arremesso, com mais esta guerra institucional pretenderá o quê?


1- Ganhar tempo? É soez, e só ganhará se o Tribunal Constitucional for preguiçoso.

2 - Fazer um golpe Constitucional que altere  a constituição sem uma maioria qualificada de 2/3? Se pretende este objectivo e o conseguir acabará por, de um modo mais ou menos sofisticado, perverter, destruir, anular a democracia constitucional,o que é de uma gravidade extrema;

3- Lançar o país numa situação caótica de terror, angústia e carência financeira para fazer vingar a politica da Troika e de Merkel, que é a sua? O que será trágico e pode levar- nos a uma pré-ditadura

4- Forçar as hipóteses 2 e 3 de modo a provocar o Presidente da Republica no sentido de demitir este governo, ou apoiá-lo  nestas  manobras inconstitucionais? Nesta hipótese, como nas anteriores se o Presidente não agir com rapidez e no sentido certo será aberta um crise politica que pode ter os mais graves efeitos económicos, financeiros, sociais  e políticos

Todavia, o Presidente da Republica é um dos principais pilares e suportes desta desgraçada situação em que estamos, por não ter  defendido no momento próprio a  Constituição, tão grosseira e sucessivamente violada  por este governo. Estes  factos  afectam a sua capacidade e autoridade moral para agir neste momento

Como é evidente, o Presidente da Republica ,desde há muito que deveria ter exigido a este governo que negociasse com muita autoridade outras condições para o ajustamento que não fosse o empobrecimento dos portugueses, que nada resolvendo nos transporta para o Inferno.

É bom, contudo, re-re-relembrar que o actual presidente foi eleito por uma parte dos portugueses, mas também por erros  estratégicos graves e sistemáticos de  alguns partidos nas eleições presidenciais e pela acção nefasta de Fernando Nobre, que nunca me pareceu que tivesse outra finalidade que não fosse ser uma 2ª coluna da candidatura de Cavaco da Silva, o que, me parece uma evidência.

Concluindo: este  estado tumoroso final ,em que vivemos, tem a ver com a falta de capacidade critica da maioria dos militantes de base dos partidos, dominados e doutrinados pelos aparelhos partidários,e por, de um modo geral, termos posto a acção cidadã acorrentada à completa inutilidade da abstenção, quando o que urge fazer é colocarmo-nos  no centro da politica, como se defende na carta ao eleitor, que aponta para o exercício da democracia participava, em que as eleições primárias directas nos partidos, como pretende o PS, pode ser  um passo decisivo para a mudança imperativa da politica se se estender também a todas as eleições e aos programas de governação sufragados, a nível central e das comunidades locais.

andrade da silva.

O que Fazer? AGIR; AGIR,AGIR: Carta aos  cidadãos Eleitores:



1 comentário:

Marília Gonçalves disse...

Meu Caríssimo Capitão de Abril
Gritar e Agir! quantos anos de berros, de contactos, de verdades gritadas de avisos sem fim!...
que palavra "mágica" nos acordará esta geração herdeira do mutismo de uma outra, que ao calar-se borrada de medo,permitiu tanto crime, virado contra seus filhos, velhos pais e irmãos?em que falhamos, quando os advertimos?! Algo está errado! mas o quê, que os leva a franquearem as portas de suas honestas casas aos bandidos, de falas mansas, que lhes pilham a magra refeição,lhes intoxicam os filhos,e lhes fecham simultaneamente, as portas do futuro e escurecem a luminosa luz, que todos (na maioria) ficam cegos e atacados de estranho mutismo, deixam-se degolar r aos filhos e aos trémulos pais, que a idade enfraquece, ficando assim, todos expostos às sanguinárias feras?!
Que grito em uníssono Ó ESQUERDA! NOS PODE SALVAR O POVO E PORTUGAL?!
QUE UM RASGO DE INTELIGÊNCIA VOS DESPERTE,Ó FILHOS DE PORTUGAL! SENÃO POR ESTE ANDAR AINDA VEREMOS O NOME AMADO DE PORTUGAL, SER APAGADO, para tornar-se,província de gente estranha!
Alerta minha gente! ALERTA!!!
abraço Capitão e Amigos que Lutam e Persistem na DIGNIDADE como Valor a defender com a vida se for caso disso? Alerta Povo não te deixes comprar nem vender!

Marília Gonçalves