domingo, 24 de agosto de 2014

DA TROPA




 Na tropa daqueles tempos (1967 -199. ): alvorada 7 horas, toque ordem 17 horas, ou seja, 10 horinhas no quartel, mais as instruções nocturnas

Para quem esqueceu, ou nunca soube, a instrução da recruta iniciava-se às 7 e 50, 8 h educação física ou GAM, a tal ginástica até à morte, quando levada a sério.

Os recrutas que instruí dizem que era assim connosco. Na Escola Prática de Artilharia/ Vendas Novas (EPA)  os meus pelotões eram conhecidos pelos jacarés, isto é, c_gados até à medula, com o comandante de pelotão no mesmo estado.

De tão c_gado estava que o bondoso comandante, tipo avozinho (1973) lá me dizia, quando assim a modos de ... entrava pelo bar - a si não o posso cumprimentar, mas dá para ver que teve duro trabalho: pudera!

Atacamos todas os lamaçais, silvados: a tirania do azimute- em frente!

MY GOD! É pecado Mortal ser jovem, e, ainda por cima, exuberante, do que me louvaram antes do 25 Novembro 75, e de que me acusaram  com nota de culpa depois. Mas como pode alguém se defender da acusação de exuberante, a única acusação certa que me fizeram, depois do meu nome, porque diabo me chamaram de  João e que culpa tem um filho das coisas que fazem os pais, e até de ser parido, que culpa temos?

Coisas....

andrade da silva

PS: Em Dezembro 1973 disse ao meu comandante no meu tom que se ouve, que estava com os mineiros of London. O meu bondoso ( era mesmo) comandante que me aturava umas coisas, foram tolerantes, pois dava-lhes, como se costuma dizer, cabo da paciência, mas era bom instrutor, diziam, somente argumentou: e o frio que os londrinos estão a passar. Retorquia-lhe do mesmo mal se queixam os mineiros, e pior têm fome... depois lá iamos às actividades militares. Sempre estimei este homem: não sei se era ou não do regime, nunca soube, mas gramava-o, era avozinho, bondoso e tolerante, pois, pois ... bem não sei se disseram m_rdas à PIDE, acerca deste madeirense que sou eu.

But tratavam-me, como se costuma dizer com consideração militar, o que, sempre aconteceu com a maioria dos meus  camaradas e superiores. Nunca olhos nos olhos alguém me criticou, somente, em dada altura, no Verão quente do PREC,  Pezarat Correia perguntou-me se eu queria as estrelas dele para comandar a Região militar de Évora,porque  haveria duas regiões militares  a dos milicianos e soldados, esta  a minha,e   a dele a dos outros, bem,  não era assim, mas a boca fugia-lhe para a verdade, então,  disse-lhe que Não. Fui parvo devia ter dito é isso mesmo que o meu general deve fazer, but...

2 comentários:

José-Augusto de Carvalho disse...

1
As minhas felicitações pelo texto publicado neste nosso espaço.
2
Pretendo fazer-lhe um pedido especial.
Para tanto, agradeço me forneça o seu endereço electrónico.
Aqui lhe deixo o meu endereço:
do-verbo@sapo.pt.
Cordiais saudações.
José-Augusto de Carvalho

andrade da silva disse...

Bem-Haja!

Abraço

vou contar por e-mail

saudações
asilva