sábado, 15 de novembro de 2014

Casanova, destacado dirigente comunista,Tombou!





Conheci, pessoalmente, José Casanova, por causa da apresentação da obra poética de Filipe Chinita, tendo estado presente em alguns eventos culturais por ele dirigidos. Sempre o vi,e reconheci com um espírito aberto e atento a outras opiniões que ouvia com interesse, qualidade maior e superlativa dos que se empenham em melhorar o mundo.


Hoje, na antiga Escola de Administração Militar,como estivéssemos em meio militar,foi-me dito que tinha morrido o Casanova,julguei ser o Casanova Ferreira, e, logo, pensei no episódio de 7 de Março 75 em que queria "bondosamente,pois " baixar, à metralhadora, a tensão popular na avenida Luisa Todi de Setúbal, cheia de gente. Facto a que Zeca Afonso dedica uma canção, pelo que senti o que deveria sentir,porém, este sentimento torna-se,agora, numa lágrima.

Julgo pelo pouco,mas talvez suficiente, que conheço de José Casanova, como a muitos outros militantes do PCP, que o distinguia a grande capacidade da conjugação humilde, revolucionária, humana e, em relação a Portugal patriótica, de considerar os diferentes, por saber que é conjugando esforços que se mudam as coisas. Só com cidadãos com estas práticas se poderá alterar a substância podre e corrupta do actual ESTADO/REPÚBLICA Portuguesa e da Europa.

A todos os familiares, camaradas e amigos próximos de Casanova,como creio ser, o caso do Filipe Chinita o meu grande abraço que peço que transmitam à sua família.Às gente do Couço, com quem tanto estive, também o meu abraço,por perderem fisicamente um dos seus.
andrade da silva

Sem comentários: