sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

DA PRISÃO:PRISIONEIROS/REFÉNS E PRESOS.



Vejo, por aí, gente desalmada a falar de prisões:presos e prisioneiros, mas a maioria nem sabe do que fala.

De prisões e prisioneiros/reféns dos Estados semi-totalitários ou totalitários  só pode falar quem um dia foi prisioneiro, porque a lei de classe o permite, e juizes há que não querem fazer justiça :ou prendendo os donos de tudo isto; ou negando a liberdade a  INOCENTES.

 Por exemplo, por uma prova da.... esteve  preso um rapaz 2 anos. Confessou,é certo, um crime, mas  que não cometeu, e muita gente,psicologicamente perturbada, o pode fazer, e,então,em vez de ir a um psiquiatra vai para a prisão,e, isto, em pleno século XXI,  num país que tem a Constituição que temos. Como estamos!

Pessoalmente, entre 76-79, fui prisioneiro deste Estado Constitucional. Estava inocente, mas dois juizes: o Juiz Rui Gonçalves Pereira e o Coronel Machado,este, sem nenhuma preparação jurídica, quiseram prender-me e condenar, muito para além dos dois anos em que estive preso. Não fora a posição do Juiz presidente do 3ºTTM de Lisboa,Coronel Novo, que disse aos meus advogados que me considerava inocente,mas para evitar uma pena de prisão mais gravosa votou,então,os cerca de 2 anos.

 E fui  condenado,  num caso de agressão em que a minha vida foi ameaçada  por um Gang –os Diabos à solta-,como já o referi, SIMPLESMENTE, porque, como militar que andei na Reforma Agrária, devia deixar-me matar às mãos dos flamistas da Madeira, ou de qualquer grupo de bandidos. O que, por vingança os fascistas o desejavam, mas a verdade é que outros,muitos,fecharam os olhos.

Enfim, aquele jovem capitão de 26 anos,  que no Alentejo, de então, juntava povo  de vários partidos e sem partido, poderia vir a tornar-se inconveneiente, e,daí, se bandidos ou outros me matassem, ninguém  sujava  as mãos.

Tudo isto aconteceu à vista de todos. O jornalista  Manuel Geraldo e o, então, Capitão Duran Clemente,sob pseudónimo, faziam os relatos das audiências; catedráticos de Direito emitiram pareceres; a Dra.Beleza fez estudar o caso na Universidade,há um meu amigo  actual que o estudou; foram publicados 2 livros,um com todas as peças do processo,mas nada disto, e o que de idêntico    pode acontecer com  outros filhos do povo preocupou naquela altura, ou preocupa os que hoje são tão ciosos e vigorosos na defesa desse bem maior que é a LIBERDADE, conquistada em 25 de Abril, e que, me foi roubado, tiranicamente, pelo Estado de Liberdade,que 2 anos antes, em 74, às 22h55’do dia 24 de Abril 74 ajudei a fundar, chefiando a 1º equipa que assaltou o gabinete de um comandante para tomar a unidade/quartel, neste caso a Escola Pratica de Artilharia- a 1ºUnidade a ficar sob o comando do MFA. Coisa fácil para os que naquela noite ressonavam e continuaram até ao dia 27 de Abril,ou, mesmo até bem mais tarde,e,hoje, andam de cravo ao peito, falando do que não fizeram: simplesmente ressonavam, e nunca foram mais que seguidores de outrem com poder.

Estes factos, e muitos outros, revelam a falta de humanismo, moralidade e cidadania de tanto cínico, hipócrita e perverso que por aí falam contra ou pró a prisão deste ou daquele, simplesmente: ou por amiguismo; ou ódio.  Estes comportamentos são uma ignomínia.

O que importa é constituir um Estado de Direito de raiz    que destrua para todo o sempre as redes de corrupção que escravizam 6 milhões de Portugueses e a ambiguidade,o parcialismo, na justiça: o tribunal que prende um inocente, porque pode e quer, fazendo de um cidadão UM PRISIONEIRO, comete um CRIME MAIOR,tão igual aos da Inquisição, ou daPIDE.

A tortura é simplesmente um aspecto quantitativo, apesar de muito grave,no contexto deste crime de transformar um cidadão livre num prisioneiro de um Estado semi-totalitário ou totalitário e nunca democrático, ou sequer decente.

Que num dia próximo nasça em Portugal um Portugal Português e de Direito.

andrade da silva

UMA ESCOLTA DISCRETA E NADA HOSTIL



5 comentários:

José-Augusto de Carvalho disse...

Chocante o que leio; chocante a fotografia que vejo pela primeira vez.
A Revolução dos Cravos e a situação revolucionária subsequente criaram o Estado de Direito que reclamamos.
Assim sendo, o relato que li e a fotografia que vi falam sem mais duma regressão impossível de conceber.
Afinal, lutar pelo Povo e com o Povo é delito?
É deplorável o que sucedeu e vai sucedendo, ainda que com outras tonalidades «democráticas».
Evidentemente que nunca será assim que resgataremos a Pátria do obscurantismo.
Aqui e agora, a minha exortação vai para os que serviram sempre a Pátria: que prossigam! O re-nascer de que fala terá de acontecer!
Abraço.

andrade da silva disse...

Caro Carvalho

Infelizmente foi assim,e,ainda,será assim,para muita,muita gente,quiçá?

abraço
asilva

andrade da silva disse...


José Cândido Custódio Pereira O Juiz Presidente, Coronel Novo, não disse somente aos teus advogados que te considerava inocente. Disse-o a todos que estavam próximos - eu era um deles - e o Tribunal decidiu por unanimidade porque se assim não fosse os outros 2 juizes decidiriam por maioria condenar-te a uma pena de prisão maior e então serias expulso do Exército. Um abraço, Custódio

andrade da silva disse...

(Copia do facebook)José Moreira Onde estavam os gajos do 25 Abril..............tiveram pressa de entregar o país ...............nunca mais voltaram a vestir uma farda.........o Portas promoveu essa gente a coronel de aviário.......não tiveram o RAME para os avaliar.......uma vergonha completa..

andrade da silva disse...

Caro José Moreira os do 25 Novembro estavam com a CIA, Mário Soares e Willy Brandy,Carlucci e Kissinger a tratarem das suas vidinha,um deles, sendo comandante do Governo Militar de Lisboa ,teve o descaramento de me dizer que a Trafaria de 1976-79 era difirente da de 1973, até era verdade para Kaúlza e outros, mas não para mim que me queixei do Comandante daquela bodega,por me chamar de BErda-Merda, um tal coronel de artilharia Correia,conhecido pelo berda-merda, por somente saber dizer e reconhecer essas duas palavras, uma denominando a substância que parece que fazia parte da sua emenda diária,que acompanhava com chocolates regina, fabrica de que o sogro, diziam ser dono.Essa gente do 25 Novembro apunhalaram Portugal, são uma mera vulgata: não fizeram nada de honrado por Portugal, arrependeram-se do 25 de Abril.Tiveram medo de Portugal e dos portugueses e criaram a narrativa dos comunistas, para apoiarem os terroristas do ELP,que deviam ter sido sim,combatidos julgados e condenados Têm sorte só aqui alguns podem falar, porque estãoTODOS feitos para sobreviverem neste sistema:Cobardes.Aquele abraço
asilva