terça-feira, 31 de março de 2015

BILHETE POSTAL DE UM MADEIRENSE QUE ESTÁ LONGE. MADEIRA ALVORECE. VENCERÁS!

                                    OS caminhos na Madeira são todos a subir....



Para  sentir este Alvorecer, é preciso primeiro saber o que foi o Jardinismo,e saber que não havia outra alternativa vencedora.

O Jardinsmo foi um GRAVE FOCO DE DOENÇA MENTAL COLECTIVA que perturbou, desgraçou muita, muita, gente:toda a gente LIVRE E DIGNA, para o que, obviamente, os continentais, na sua maioria, estiveram-se nas TINTAS. Basta recordar que Jaime Gama(que até querem para PR, até me benzo) nomeou Jardim como um democrata exemplar.

Mas esses mesmos continentais sabem que o Coelho (madeirense) foi condenado a trabalho comunitário por falar contra Jardim?


Falam ainda continentais que já se esqueceram das sequências históricas: Salazar,Marcelo, 25 Abril; no Chile caído Pinochet renasceu, mais adiante, a democracia,Espanha,Grécia idem, idem, aspas, aspas etc.etc.

Obviamente, que ontem aconteceu pouco na Madeira, mas como em outros sítios pode e tem de se iniciar a PRIMAVERA DEMOCRÁTICA.

Ingenuidade é pensar que por aqui ,em Lisboa ou na Europa, que agora, ou amanhã,se iniciou ou vai iniciar algo de revolucionário ou de real mudança.

Mas,então falemos claro,mesmo muito claro,o que vem aí, em Setembro 2015, será muito pior que na Madeira, porque nem o PSD, nem o PS têm,pelo menos, alguém que tenha dado as provas que Albuquerque já deu-Inverno 2010.Calçou as botas de água e foi para junto do POVO,e foi aqui que derrotou Jardim.

E, já agora a Vitória de Albuquerque se tem a ver com a tradição de 40 anos de ditadura,tem também com a LIGAÇÃO DIRECTA AO POVO,vi-o directamente em acção junto do povo num dia de Reis, há uns anos. Deu para entender as trocas afectivas- ser humano e não ser um manual de instruções é importante.Os dos manuais, muitas vezes, são suicidas, que se querem suicidar e levarem outros,muitos, atrás. São psicóticos.

E, ainda, a maioria das pessoas não faz a menor ideia, meu caro camarada Esmeraldo,e Eduardo, do que seja o jardinismo. Ser oposição lá;ser jornalista do DN Madeira;ter opinião era ser TONTO,e merecer levar nas fu..., como ele incitava o povo,ouvi-o. E ser TONTO na Madeira é muito mais insultuoso do que se dizer, depois dos anos 80 -é comuna, até lá levava-se com um bomba em casa, (a mando de quem?.... alguns meus colegas do liceu levaram com uma,eu fui ameaçado de morte.Mas falam de quê?Sabem que no Funchal quase toda a gente conhece toda a gente e se cruza nas ruas? )mas depois comuna passou a ser uma designação politica abstracta,contudo TONTO é psiquiátrica ,de gozo,escárnio inqualificável com a mais miserável carga pejorativa. Oh amigas/os como não é só violência doméstica a pancadaria que mata-é a mais grave e criminosa - mas há também a psicológica, a chantagem sexual que endoidece as vitimas que não se queixam; também não só a tortura da estátua ou do sono, praticada pela PIDE, que podia matar, faz moça,a Jardinista infernizou a vida de muitos.

Sim! Sempre que cai ou morre um MALDITO de um DITADOR o burgo, a cidade salta,respira e avança: A MADEIRA avançará!

É, para mim evidente que Albuquerque é presente,mas um presente diferente. O Futuro não virá nem com Albuquerque,nem com estas governações de cá e da Europa: O FUTURO IMPLICA SEVERAS E CRUCIAIS RUPTURAS QUE SÓ UM PROJECTO NACIONAL QUE MOBILIZASSE, NA MADEIRA COMO CÁ ,OS 50% de abstencionistas, poderia ser a resposta.Todavia e, ao contrário, na pasmaceira em que vivemos com medos acantonados e arrogâncias totalitárias,o que, ainda, nos pode estar reservado é ou "EU FICO"; ou uma solução de remendo ,desde já, nas legislativas,com reforço nas Presidenciais, para evitar a derrocada total desta semi-democracia podre e continuá-la mais subtilmente.

Na Madeira, como aqui, o que há a fazer É TER VISÃO DO FUTURO com IMPACTO NO PRESENTE,através da ACÇÃO,mas o que se vê é um avançar para o Futuro ás arrecuas:logo SEM FUTURO.

Porém,todavia, contudo... em honra da gente da minha terra, direi que elegeram um homem não dogmático, não totalitário e não crispado, como os que aqui querendo ser ou sendo  governo são. Como tão zangados reagiram à candidatura de Henrique Neto a Presidente; ou pior nos esmifram e chamam de Piegas,derrotados,imbecis. 

Tenho, para mim, ao lado de milhares de madeirenses, que Albuquerque é como pessoa MUITO MELHOR que estes governantes, e teve a Coragem que os servos e os cobardes não têm-enfrentou, desde há muito, JARDIM, o que, é um FEITO de L'HOMO!

Não ignoro os riscos,mas ALVORECEU NA MADEIRA. Pode o granizo e a cinza caírem já,e tudo matarem,mas ALVORECEU!

Saúdo o ALVORECER, e,ainda, aconteceram coisas inesperadas.

Quem vê o ALVORECER, fará tudo para ver outros,muitos,muitos e muitos mais-SERÁ O CAMINHO!

O resto?????????????????????


Abraços
joão


PS: Fotos- OS caminhos na Madeira são todos a subir.... e o limite é o céu.


                                                              .... e o limite é o céu.

1 comentário:

Domingos disse...

Sendo eu, d'outras Ilhas,congratulo-me contigo. Mas ainda sabe a pouco...

Domingos