quinta-feira, 13 de agosto de 2015

13 - REFLEXÕES de G.F. * Os olhos do dono...


«Os olhos do dono engordam o cavalo», aforismo que me chegou, na minha já distante adolescência, como de proveniência árabe, continua válido no seu real contexto e em muitos outros contextos.

Delegar competências é uma responsabilidade comum nos tempos actuais, comum e arriscada como muito bem se comprova no dia-a-dia.

Há afirmações do delegante distante da realidade, estas só possíveis porque o delegado «viu o cavalo» com «olhos» seguramente diferentes dos «olhos do dono do cavalo».

E estas situações nem sempre revelarão incúria do delegado, mas, apenas, uma percepção diversa ou relativizante da realidade.

Abordar esta questão é desagradável tal como será desagradável ler sobre ela. Efectivamente, constrange colocar alguém em xeque, talvez tanto como alguém que é colocado em xeque.

Pese embora, e muito, quanto antecede, é indubitável o imperativo que nos obriga a dizer que «o rei vai nu». Se o erro não for detectado, não mais será corrigido. E ninguém desejará viver no erro só porque constrange apontá-lo.

Hoje, é este registo que deixo à reflexão.

Saudações cordiais.


Gabriel de Foxem


Alentejo, 13 de Agosto de 2015.

Sem comentários: