terça-feira, 15 de setembro de 2015

13 - REFLEXÕES DE G.F. * Às vezes...


Cada um de nós faz o seu caminho. Sozinho. Às vezes, sustentado em aconselhamentos alheios; às vezes, sem aconselhamentos ou contrariando os aconselhamentos recebidos.

Sabemos, todos sabemos, que depois das quedas que damos ou nos levantamos ou alguém nos levanta. Pois, assim é, mas as quedas são nossas e das suas consequências ninguém nos livra.

Há sempre quem nos critique quando paramos, por precaução, temendo a queda; há sempre quem nos critique, às vezes os mesmos, porque ousadamente avançamos e depois caímos. É o preso por ter cão e preso por não o ter.

Ah, esta sabedoria do Povo que sempre encontra forma de dizer sim e não ao mesmo tempo! Ou será que o Povo quer dizer que uma moeda tem sempre duas faces? Talvez. E se sim, até concordo, evidentemente.

Será que os manhosamente prevenidos, seguindo o conselho «Dai a César o que é de César», recusam a moeda que o cambista gulosamente arrecada? E aqui vou eu nesta deriva canhestramente filosofante na intenção frustrada de descalçar esta bota que inadvertidamente calcei!...

Bem, seja como for! Descalçando ou não a bota, aqui fica a reflexão. Haja quem faça melhor, talvez eu aprenda... E digo isto porque já me ensinaram que só todos juntos sabemos tudo... e eu acredito que sim.

Saudações.

Gabriel de Fochem
Alentejo, 14 de Setembro de 2015.


Sem comentários: