quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PERESTROIKA NO PS -UMA EMERGÊNCIA!



EMERGÊNCIA NACIONAL E DA EUROPA- SUL.
´Ah... não me lêem, também não liam Nietzche,e,ele, anunciou a morte de Deus,logo... 
Que fazer? Não escrever, mas isso, seria pior que a morte de Deus.....’



Não faço textos de partido, falo como português, não liberal, em termos económicos, que  valoriza muito, desde a década  de 60, a social-democracia sueca, (nórdica) que, como madeirense, conhecia, assim, assim, e  desejei-a para Portugal no contexto do movimento dos capitães.

 Aprofundei, no terreno, esse conceito (tinha 26 anos de idade,logo reconheço o valor  da juventude ao serviço de um projecto conhecido e apoiado pelo povo)  no  âmbito  da aliança Povo-MFA, (74-75 )sobretudo, na luta contra a fome,o desemprego, através da reforma agrária que para os objectivos em vista- cultivar as terras incultas -não precisaria,ou precisa,  de outra governação que ultrapasse a social-democracia. O PS também acompanhou até Agosto 75 a Reforma Agrária no Alentejo. Fez uma cooperativa em  S Manços etc.etc.

Nestes termos,segundo a minha opinião:

A questão é mesmo mudar. É a questão central.

 Mas, uma das questões centrais do Futuro  próximo é quanto o PS quer e pode mudar,o que, é elementar, porque diz-se social democrata e foi tomado  por liberais, logo, anda indefinido, quando, quanto ao PCP não há dúvidas sobre o seu projecto. Quanto ao BE compreendo o que dizem, mas o projecto é:não,não...não....resta saber sim a quê,para quê e como? 

Disto resulta crucialmente algo - que é o problema de sempre do PS, porque abandonou a social-democracia e o comportamento honesto?E se quer voltar à social-democracia, se pode e como o fará? Agora terá de se definir internamente no partido e externamente em Portugal e na Europa.

Todavia, e estranhamente sendo a corrupção o que mais destrói, empobrece e mata em Portugal nem uma palavra, porquê?.

 Que isto não irá com cantigas, nem com verbo, lindezas  e outras coisas tais não tenho dúvidas, como veremos...mas o que importaria conhecer ou antever são as estratégias, e, estas, são de longo prazo, a táctica é o conjuntural. 

Qualquer pulverização  do PS que o impeça  de chegar à  social-democracia - sua redentora, como partido de esquerda - por implosão ou cerco, será grave, colocaria  o país  em termos de batalha final, e não creio, muito, que uma batalha final possa ser travada por eméritos, na tropa nenhum operacional pode ter mais 57 anos de idade, nem  acredito muito, pelo que conheço também na tropa, que essas batalhas possam ser travadas por olhos muito sorridentes de modelos à  El corte Inglês, but...

Pessoalmente, quando para se defender Portugal, a democracia, o Futuro  é preciso recorrer a vira-casacas vomito: quase todos, por aí, falavam de Ferreira Leite,-a divina- até que ela disse que empossar António  Costa era um golpe de estado,e,nunca mais a citaram...coisas evitáveis... claro... 

Números e, muitos,  também tem o economista Eugénio Rosa do PCP.

É importante ter memória, e não fazer da  politica um jogo de berlinde que na politica pode acabar muito mal. 

Todavia , a politica só foi cantigas para os sentados e assentados,ponto.

Logo, que nasça a coligação PS,PCP,BE,com um PS forte,social-democrata, e que até ao fim das  negociações  não  haja  nem santas,nem diabos, simplesmente.

Concluindo:

Perestroika no PS uma emergência...but !!!!!?????.....coisas......

E a emergência do  partido  liberal que  Santana  Lopes quis fundar, clarificava.....but....

andrade da silva



Sem comentários: