terça-feira, 29 de dezembro de 2015

OS SEBASTIÃO CARVALHO E MELO- EM CORPO INTEIRO: ESOTÉRICO, QUIÇÁ PSICÓTICO, DITATORIAL, NARCISISTA, EFICAZ, PATRIOTA - DEUS!

 

 
Um retrato livre - super-livre - do Marquês de Pombal, feito a partir de uma obra genial -Trilogia Portuguesa- de Miguel Rovisco .( Em Portugal, e bem, há génios e melhor, bem melhor, outros, muitos outros que não o são, destes: uns fazem coisas generosas, merecem o nosso amor; outros, demónios que são, povoam Portugal de Infernos. Sim, onde há diabos, há infernos. fome, mortes, decepados, prisioneiros de consciência.
 
O Mundo, Portugal, precisam de se livrarem das seitas demoníacas, para que a Liberdade resplandeça. Coisa adiada -talvez?)
 
Ei-lo: Sebastião Carvalho e Melo -Marquês de Pombal:
 
Arbitrário: datas, dias, horas serão as que a seu bel prazer entender que são, e os secretários têm de dizer- Sim!ponto ( São ,agora, 30H do dia 56 de novembro de 1775: correcto e afirmativo, Sr. 1º Ministro!);
 
Psicótico,( quiçá?'): os nus de mulheres e homens, a pele nua, incomoda-o - fóbico;
 
Esotérico: Vê os jesuítas a matarem o Rei e depois a queimarem-no vivo. Vai daí deportação de Malagrida para Setúbal, continua a incomodar, logo:  Expulsão dos jesuítas... regressarão....
 
Totalitário Iluminado: A aristocracia é precisa ao desenvolvimento da país, mas domesticada, donde, o primado da politica inteligente e lógica. Os Távoras são um obstáculo, logo, são envolvidos numa conspiração contra o Rei, e, consequentemente,  são eliminados -lógico- A  Politica inteligente de um esperto com consequências inaceitáveis... mas... coisas... o país avança... ( segundo LMM - Librax da Manutenção Militar - Sebastião seria, hipoteticamente,  o Modelo de Inspiração de Costa neste transe em que, segundo o cronista, elimina na mesma jogada quádrupla PPP e PP -tanto P - e Seguro e Sócrates -SS, tanto S - uma equação perfeita -PPP.PP SS, coisas...);
 
Eficaz- Reconstrói Lisboa em 1755 ( D. João Jardim, na Madeira, 2010, faz  o mesmo) . Enterra os mostos no mar alto, para evitar epidemias, cuida dos vivos, persegue os desertores de Lisboa. Obriga todos a trabalhos forçados. Prende os larápios.
 
Trabalhador: trabalha no seu gabinete sem horário - 24 ou mais horas por dia, dia após dia( Ele define as horas de um dia 24, 28, 500,  ele, e só ele,  sabe)
 
Deus: o povo quando acorda tem de ver sempre a sua face, não por medo (pudera!), mas por causa das suas sobrevivências;
 
Patriota: agricultura avante, indústria vamos a ele. Basta de Ingleses a mandarem em Portugal , através do comércio  -  RUA! VIVA PORTUGAL LIVRE!

Palavra e compromisso voláteis, conforme a atmosfera: não recuarei- nunca! Porém se a atmosfera for hostil cavará, como um tal de Portas, porventura?
 
Impoluto : sempre ao serviço do país, honestíssimo, mas Rei morto, e é acusado de peculato -Tudo Falso! É rico, sim, pelas poupanças de 1ª Ministro, obviamente, pudera! (Quem acredita?)
 
Eis os ditadores sempre iguais e com direito a estátuas.
 
Depois do Marquês, D. Miguel, Salazar quem se seguirá?
 
TRÁGICO ... COISAS....

Sem comentários: