segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

UMA VERDADE, COM PROVA, DA REVOLUÇÃO NO ALENTEJO DE 74/75.


 




 (texto actualizado)

 

UM DOCUMENTO HISTÓRICO FUNDAMENTAL QUE  DÁ A CONHECER QUE, ATÉ BEM DENTRO DE AGOSTO DE 1975, TODOS ESTAVAM UNIDOS E DE ACORDO COM O QUE SE FAZIA NO ALENTEJO: PEZARAT CORREIA, OS MILITARES SOBREDITOS MAIS CONSERVADORES OU..., COMO OS CAPITÃES PEIXEIRO, PORTO E OS DITOS MAIS PROGRESSISTAS CAPITÃO GIL, TENENTE AMILCAR, TAMBÉM  ESTAVA MESTES, JULGO(?); O PS DE ÉVORA; O PCP DE ÉVORA, E OS TÉCNICOS DOS CENTROS DA REFORMA AGRÁRIA.


PELOS IDOS DE AGOSTO, COMO SE DIZ NO DOCUMENTO, A ESCOLA PRÁTICA DE ARTILHARIA E O GRUPO DE DINAMIZAÇÃO DA  REGIÃO MILITAR  (GDR) APOIARAM UM MILHAR DE TRABALHADORES NAS SUAS MOVIMENTAÇÕES EM MORA. E  TAMBÉM SE DIZ NO ANEXO- SONS DA REVOLUÇÃO- QUE A ESCOLA PRÁTICA DE ARTILHARIA ACOMPANHAVA MUITO OS TRABALHADORES, EM CONSEQUÊNCIA DO  QUE, TUDO ERA ORDEIRO E CORRESPONDIA AO SONHO DE TERRA  DOS TRABALHADORES .
 



SÓ LÁ PARA OS IDOS DE SETEMBRO AO TOQUE DE ALGUM TROMPETE TUDO SE ALTEROU NO ALENTEJO, COM O PS E OS SOBRETIDOS MILITARES DOS NOVE A MUDAREM O RUMO ÁS COISAS,. QUERENDO UMA INVERSÃO DE 180º QUE SÓ PODERIA SER FEITA COM MUITO SANGUE, PORQUE A REVOLUÇÃO JÁ IA ADIANTADA, OU COM UMA FORTE NEGOCIAÇÃO COM O PCP QUE PERANTE UM GOLPE DE FORÇA, PARA QUE NÃO FOSSE ILEGALIZADO, OFERECERIAM -SE ALGUNS  MILITARES PARA O ACTO SACRIFICIAL, O QUE,  PARECE VIR A ACONTECER EM 25 NOVEMBRO 75., ATRAVÉS DAS NEGOCIAÇÕES DE  MELO ANTUNES COM.... DIZ REZOLA, NA BIOGRAFIA DE MELO ANTUNES, QUE HOUVE CONVERSAÇÕES ENTRE MELO ANTUNES E O PCP, PARA QUE MELO ANTUNES DECLARASSE O PAPEL DO PCP NA DEMOCRACIA E PARA QUE  OS MILITANTES DO PCP, EM CASO DE BORRASCA MILITAR (GOLPE), FICASSEM EM CASA.  O QUE, ACONTECEU NOS TENEBROSOS IDOS DE NOVEMBRO 75, E  É MATÉRIA ATIRADA PARA DEBAIXO DO TAPETE DA HISTÓRIA... CLARO... NADA DE NOVO A OESTE....

ASSIM, SE PROVA QUE A REVOLUÇÃO DA ALIANÇA POVO-MFA SEGUIA, SEM SANGUE, O CURSO DO PROGRAMA DO MFA, COMO VEIO A SER CONSTITUCIONALIZADO NA CONSTITUIÇÃO DE 1976, E SE DÁ CLARO TESTEMUNHO, INEQUÍVOCO, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER, OU NEM SABE LER, QUE A ESCOLA PRÁTICA DE ARTILHARIA DE VENDAS E O GRUPO DE DINAMINAZAÇÃO DA REGIÃO (GDR) DO QUARTEL GENERAL DE ÉVORA, NOS TERMOS DO QUE SE ESCLARECE AOS TRABALHADORES, OS ACOMPANHARAM, DIA APÓS DIA, HORA APÓS HORA, RECLAMANDO SEMPRE A CONVERGÊNCIA ENTRE O PCP E O PS, QUE EXISTIU ATÉ AGOSTO 1975, E MEIOS ADEQUADOS PARA CUMPRIR A MISSÃO TÃO GIGANTESCA: A DA PASSAGEM DE MAIS DE 1 MILHÃO DE HECTARES DE TERRAS DE  LATIFUNDIARIOS PARA SEREM CULTIVADAS PELOS TRABALHADORES, PELO  QUE PEDIMOS PARA O GDR   : VIATURAS, ATÉ UM HELICÓPTERO, ENGENHEIROS AGRÓNOMOS, GESTORES E JURISTAS, NENHUM MEIO, PARA ALÉM DE UM MERCEDES DE INSTRUÇÃO, NOS FOI CONCEDIDO.

 LOGO, NO ALENTEJO PARA PARAR A REVOLUÇÃO FEZ-SE O GOLPE DO 25 NOVEMBRO 75, E SE DISPONIBILIZARAM MILHÕES DE CONTOS PARA SUPORTAR SEM A MAIOR DESUMANIDADE, MORTES E PRISÕES A OFENSIVA CONTRA A REFORMA AGRÁRIA, ISTO  É, PORQUE HOUVE UMA REVOLUÇÃO, OS TRABALHADORES FORAM CORRIDOS DOS SEUS POSTOS DE TRABALHO, MAS COM O SUPORTE SOCIAL RESIDUAL, PARA NÃO SEREM POSTOS NAS BERMAS DAS ESTRADAS, A ESMOLAREM, COMO  ANTES ACONTECIA.

EIS UM DOCUMENTO, UMA PROVA IRREFUTÁVEL DE  UMA  VERDADE NO ALENTEJO ATÉ SETEMBRO 1975.

andrade da silva.

 

2 comentários:

José-Augusto de Carvalho disse...

Obrigado, meu capitão de Abril!
Oxalá este seu texto contribua para que muitos e muitos que pouco ou nada sabem do Alentejo saibam que nesta terra mártir os campos floriram cravos de trabalho, de honradez, de esperança:
E mais saibam a contra-revolução sufocou a esperança e espezinhou os cravos de Abril e da vida-sonho!
Abraço emocionado.
Bem-haja, sempre, meu querido Amigo!

andrade da silva disse...

Caro amigo e camarada destas lutas José-Augusto

Fazemos o que podemos, mas....

aquele abraço
joão