segunda-feira, 7 de março de 2016

7 MARÇO 1975, O 25 DE ABRIL DE SETÚBAL





AOS, SEMPRE APRESSADOS E ESQUECIDOS.... LEMBRO QUE ....



Em 7 de Março 1975, o povo, de Setúbal levantou-se contra a PSP, por causa da morte de um jovem na véspera, aquando de uma manifestação contra um comício do PSD, feito, segundo,Pedro Rodrigues, que, em 20 setembro 2013, no lançamento, em Setúbal, do disco de Zeca Afonso - O Poder Popular - se apresentou como um dos seus organizadores, para efeitos de destabilização e permit...ir o sucesso do 11 de Março 75 etc. etc. etc. 
  
Neste 7 Março 75, milhares de cidadãos, entre os quais uma filha do próprio Zeca, cercaram a esquadra da PSP. Os policias excitados e nervosos, logo, no limite do seu autocontrole, receberam ordens do Major Casanova Ferreira para abrirem fogo de metralhadora sobre a população. Metralhadora que iam montar na janela do 1º andar da esquadra, sobranceira à avenida.
 
Dois pelotões da Escola Prática de Artilharia (EPA) de Vendas Novas, sob o meu comando ( como mais antigo era o comandante da força)e do tenente Sales Grade evitaram com determinação qualquer tragédia.
 
Depois do Alferes Pauleta localizar a metralhadora. o banho de sangue foi evitado com estes precisos e exactos termos: GARANTO ATÉ AO SACRIFÍCIO DO ÚLTIMO SOLDADO, E DA MINHA VIDA, SE NECESSÁRIO, A VOSSA SEGURANÇA, MAS SE DISPARAREM NEM QUE SEJA UM SÓ TIRO, NÂO RESTARÁ DESTA ESQUADRA PEDRA SOBRE PEDRA"
 
Compreenderam a mensagem clara e precisa, dito em tom determinante, aqui, como em TODAS AS ACÇÕES que por vicio da escala de serviço fui nomeado - nunca me ofereci para VOLUNTÁRIO de NENHUMA ACÇÂO,-mas estive em todas por nomeação - sinto orgulho, mas é um FACTO HISTÒRICO - sinalizado em louvor que me foi dado pelo Coronel Torres de Magalhães. comandante da EPA.
 
Esta data foi esquecida, claro -Poder Popular - mas devia ser a da Comemoração do 25 de Abril de Setúbal. No vero 25 de Abril 74 Setúbal dormia e recebeu a noticia do 25 de Abril pelas TV.
Todavia, nem Zeca Afonso dedicou uma quadra às Forças Armadas...coisas... Porém, a Associação Zeca Afonso de Setúbal procurou corrigir o lapso de memória. No disco que lançou, consta a narração militar deste facto. Contudo, nem o povo de Setúbal comprou em massa este CD, porquê?
    Coisas ..
 
Enfim, para que conste e por imperativo ético, digo, dizendo......

Mas....

Sem memória reinam: a PERVERSIDADE, OS ABUTRES,OS ESTAFERMOS, ponto.

Este é um facto histórico real, aconteceu, totalmente e dolosamente enterrado não foi protoganizado pela gente dos cartões do costume, logo.... Em Portugal há muitas toupeiras ignominiosas.
 
andrade da silva, à altura do facto capitão, recém-promovido ao posto, com 26 anos de idade .... coisas... Mas onde estavam, nesta data e sempre,os mais experientes e maturos, (quiçá) ?
 
A canção:
Ver Mais

Uma canção composta por José Afonso baseada em poesia popular construida sobre um acontecimento em Setúbal a 7 de Março de 1975. Em que a direita

Sem comentários: