sexta-feira, 6 de maio de 2016

DIA DA MÂE.



" RELEMBRANDO"

Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo. Pretende-se assim homenagear todas as mães, reforçando o amor dos filhos pelas suas mães.

Infelizmente, há muitos casos de abandono dos idosos nos hospitais públicos. Os seus filhos argumentam que não têm condições para os ter em casa. E, se por vezes as condições financeiras não serão suficientes para garantir os cuidados de saúde mínimos indispensáveis para cuidar destes idosos, por vezes os argumentos não serão mais do que meras desculpas para a falta de disposição para fazerem sacrifícios para cuidarem dos pais que deles cuidaram durante a sua infância. Outras vezes, serão o reflexo de um pensamento cada vez mais comum: o de pensarem que o Estado é que tem de cuidar dos idosos, esquecendo-se das suas obrigações familiares.

Para contrariar esta tendência, têm saído alguma legislação que passa estas obrigações do plano moral para o plano legal, mas ainda precisa de ser afinada e melhor operacionalizada para se tornar mais eficaz e justa.

De igual forma, já se ouvem muitos queixas de quem trabalha em lares acerca do abandono dos idosos. Neste caso, não será tanto o problema financeiro que estará em causa, mas a ausência de afetividade entre os familiares e os idosos que ali ficam “despejados” e raramente são visitados.
Se, numas situações, isto constitui o reflexo das más relações interpessoais por culpa dos próprios idosos que sempre maltrataram os filhos, noutras situações, as razões de abandono terão apenas a ver com fato dos filhos serem mal-agradecidos e esquecerem-se de tudo o que os seus pais fizeram por eles.

Felizmente que na maior parte das famílias existe o respeito intergeracional e o amor que os pais dedicaram aos filhos é-lhes retribuído com a mesma intensidade. Foi (e é) assim na minha família. Com os versos que a minha irmã Cândida Maria (Mana) dedicou à nossa mãe, presto aqui uma homenagem a todas as mães.

Mãe, cinco anos sem os teus beijos / Mãe, cinco anos sem o teu calor / Meu coração arde de desejos / Tantas saudades do teu amor. 16-11-2005

Por morrer uma andorinha / Não acaba a primavera / Por morrer minha mãezinha / Acabou muito do que eu era. 2010


Mãe / São tantas as palavras que tenho para te dizer / Quando um dia eu te encontrar / A primeira: não te quero esquecer / A segunda: quero sempre te amar. 2011

Mãe fostes força da natureza / Amaste-nos como ninguém / Mas, os teus filhos têm a certeza / Que sabes que te amamos também. 2012

Minha mãe com este meu cansaço / Tenho medo de me esquecer de alguém / Mas do teu amor e do teu abraço / Nunca esquecerei minha mãe.

Queridos pais, estais na nossa memória / Apesar dos anos que já lá vão / Podeis estar tão longe como a nossa história / Mas sempre pertinho do nosso coração. 2015

Ley Garcia

Sem comentários: