domingo, 10 de julho de 2016

OS MEUS HERÓIS

.

(revisto)


Quando tanto de heróis se fala, faço a minha reflexão, que é também um modo de falar da História.

Tenho no pensamento e na alma uns, outros, terão outros.

Eia : entre muitos, conto com as/os abaixo (in)evocados. Pedirei a muitos - desculpai-me por vos olhar como referências, talvez não o pudesse fazer, por ser do meu nível e condição e vós, serdes quem sois, mas a sinceridade, torna imperativo dizer a verdade, logo... EIA:

A minha mãe, uma heroína anónima; aquelas e aqueles que deram o seu melhor por um mundo ,ou Portugal mais justo; os soldados portugueses, os bombeiros, os médicos e enfermeiros de alma e coração; o Casquinha morto aos 17 anos pela balas ciber-comandadas por António Barreto, e em igual registo o Caravela e os familiares de ambos;os que lutam contra as ditaduras de Angola, China ou em outra parte qualquer; os que dão a vida para combater o terrorismo assassino; os policias, seguranças e outros que protegem o cidadão, ou lhes salvam as vidas como o agente da Policia Marítima Carlos Santos; as crianças de África e de cá barbaramente assassinadas ou abandonadas; os que lutam pela liberdade de expressão, evoco Manuel Geraldo do Diário de Lisboa; a mulher universal e as que assumem a sua nudez ,ou lutam por outro futuro, ou dão o corpo a estórias nunca contadas como Maria Maurício; Carlos Fabião, Vasco Gonçalves, Salgueiro Maia, Caldeira Santos, Cabo José Costa, Alferes Sotto Mayor, porque no processo do 25 de Abril tudo fizeram por um Portugal Renascido e Humberto Delgado, Varela Gomes que nos precederam na sementeira de Abril; os que lutaram pela justiça como Gusmão Nogueira, Xêncora Camotim, Goucha Soares, ou lutam como Maria José Morgado; Gandhi, Cristo, Luther King, o povo Grego e o Português de sempre; os valentes capitães dos mares de antanho; os refugiados; os trabalhadores que lutam pelo futuro; os grandes portugueses da Diáspora na pessoa do meu camarada Serafim Pinheiro e na poeta Marilia Gonçalves; todos os atletas e portugueses que em todas as condições fazem sempre o seu melhor; a juventude portuguesa, o meu filho, que numa situação tão dramática  não desistem de Portugal e do Mundo, os cientistas e inventores portugueses, os grandes poetas Camões;as/os que nasceram em bairros sociais em Portugal e no Mundo e derrogaram o maldito fado( aquela linda menina de 6 anos, a Gabi, neta de quem num bairro social nasceu há-de ir longe com muita luta, se tivesse nascido em Londres, um dia ,o mundo falaria dela, nasceu na charneca, tudo será mais difícil, mas mais heroico - Vencerá!), numa palavra o meu Herói Maior é:  PORTUGAL : OS PORTUGUESES e TODOS OS HUMANOS NOBRES DO MUNDO.

Sois a luminosidade que me guia e me alevanta.

Abraço-vos e beijo-vos. Até logo! Até sempre!

Minha mãe para ti um abraço e beijo de filho e para o meu pai também .

joao


PS: Entre tantos o Patricio do sindicato de Aljustrel , os meus camaradas Sardinha, Queiroz de Azevedo, Matos Borges, Cor. Baptista do COPCON , Corvacho,   etc Jamais poderei esquecer-me do Ti Jaime de Vendas Novas que aos 82 anos de idade, dizia-me: Oh tenente! Quanto fui feliz por ter vivido até esta idade para ver Abril!



 Fotos: Minha Mãe, Salgueiro Maia, Casquinha,  Carlos Fabião, entre muitas outras e outros



Sem comentários: