quarta-feira, 1 de março de 2017

GRITOS LONGÍNQUOS DO TEMPO DA GUERRA!


                                       FOTO do Aerograma




    Damba/Angola Novembro 1972
    História Real, escrita na altura dos factos ,por oposição às confabulações de 30 ou 40 anos depois dos acontecimentos, de que alguns usam e abusam com grande sucesso, então, alguns até queriam dentro do sistema deterem mais força repressiva, e outros que até me comandaram como capitães, mas NUNCA os ouvi dizer nada contra aquela guerra, embora, os refira como INCOMPETENTES, como capitães e dos tenentes -coroné...is, my god! apesar de um deles ser uma pessoa maravilhosa. Assim os registei no meu diário de guerra, feito na altura dos acontecimentos e digo porquê com factos....logo um maldito....
    Contudo também tive um contacto limitado com os capitães, em Lumbala Velha nunca houve capitão, esteve de baixa, em Mucaba tive s subida honra e orgulho em comandar a companhia na ausência do capitão, e comandei , segundo o meu método, pelo que fui criticado, era suposto seguir a sua linha de comando, que pouco conheci, mas em alguns aspectos jamais seria possível, porque comandante na companhia ou num quartel só existe UM e mais nenhum. Partilhar é uma coisa e sempre o fiz, comandar onde estive e fui comandante, fui-o a tempo inteiro e sendo responsável por tudo o que se fez ou não fez, ou fez mal, e, sobretudo, como sempre assumi, pelo que foi menos conseguido.... coisas...
    .


    RECORDANDO....

    Aerograma de 13 Novembro 1972,da Damba/Angola
    Enviado ao meu camarada, então, alferes Custódio Pereira:
    Esta guerra está perdida... guerra sem história e sem futuro, ou melhor, sem outro futuro que não seja o FRACASSO ABSOLUTO.

    ....Novamente tenho em mente a efectivação de uma reunião com toda a malta dos postos subalternos, a fim de expormos, a quem de direito, a nossa miserável situação ,e exigirmos a tomada de medidas positivas e imediatas. Veremos o que se consegue...mas, naturalmente, isto não passará de mais um sonho de uma cabeça louca....
    Não sei , mas sinto-me à beira do colapso, quando penso em toda esta m_rda, até parece que dou em louco ,pois nunca me senti tão inútil na vida, como aqui...

    ...... a dimensão do nosso papel - construtores de latrinas- é de dizer com o outro que p_ta de hipótese.


    abraço
    do andrade da silva



Sem comentários: