sexta-feira, 19 de maio de 2017

LUTO E IMENSA DOR: SER MILITAR DE PORTUGAL - DE PÉ|





Falamos do nosso 2º Comandante, tenente-coronel Nascimento ( o nosso querido e estimado “ zé da Fisga” ,tinha um passo de 5 léguas, parecia feito de aço, engano) no dia 25 de Abril 74.

Um militar estrito, um homem bom, um militar de quem gostávamos muito , pessoalmente, muitíssimo ,tantos foram os meus relativos excessos de tenente instrutor que consentiu. E de facto deveria ter-me feito alguma critica técnica. A coisa podia dar para o torto, mais para o torto, houve feridos na instrução militar, mas a coisa poderia ter sido pior, embora ,a instrução fosse a que considerava absolutamente necessária para ir à guerra e regressar inteiro. Confirmei-o no terreno, na guerra, mas na instrução fiz grupos de detenção à frente no treino das emboscadas com muito TNT pelo meio. -os meus pelotões eram os jacarés , não havia obstáculos à progressão. Uma instrução à comando, embora, com boina castanha -uma instrução dura, suavizada pela camaradagem.

Também fui ferido , tenho a marca, estive sempre na 1º trincheira e ia atropelando o “zé da fisga”, quando,  desvairadamente,  no polígono de tiro da EPA, conduzia, sem carta, um jeep para evacuar um ferido grave - MY GOD! “ José da Fisga” fugiu da frente da viatura que não ia com intenção de parar...coisas ..e o meu Major não me trucidou, entendeu o meu desespero, desesperado. Recordo o instruendo ferido que durante todo o trajecto, cheio de peripécias, até ao Hospital da Estrela, espantosamente, preocupava-se mais com a minha aflição do que com ele - espantoso - que rapaz!

Mas em 25 de Abril o nosso Tenente coronel tinha de ser detido, porque, como Militar estrito, lutaria de armas na mão contra nós. Julgo que tentou desarmar- me. Todavia, depois de detido dizem que escreveu uma carta honesta a dizer os porquês do seu comportamento. meramente militar -a cadeia hierárquica é para se respeitar. 

Porém o processo que se seguiu foi injusto para ele- afastou-se um grande militar, porque estava num posto de comando, e outros, mesmo apoiantes convictos do fascismo, ficaram, e vieram ocupar lugares de destaque para queimarem jovens militares de Abril, empurrando alguns para o suicídio - uma causa e NÃO a causa. Somos muitos e tantos  os injustiçados pela Instituição Militar e pela politica, que bastantes vezes alianeia e instrumentaliza o povo- comportamento contra a LIBERDADE, que todos os covardes e eunucos consentem -são cúmplices.( credo, cruzes, dizer esta verdade -maldito seja !)

Agora, voltamos a falar do nosso tenente -coronel , o nosso camarada José Franco viu-o, há 3 anos no IASFA de Oeiras debilitado; tinha falado comigo em 2004, compreendendo todo o processo de Abril, depois da noticia da sua doença, através de uma nossa camarada e colega a antiga tenente-   a Ana Mota, fui saber o que se passava, e recebi a informação que ele já partiu para o Cosmos .

Meu amigo, meu comandante chegámos tarde. Aquele abraço. Da minha parte peço, volto a pedir-lhe desculpas pela parte que me cabe ,e por todos os que emudeceram e não deviam.

Meu comandante, em sentido e continência, com um abraço e uma lágrima : TODOS PARTIMOS.NUNCA O ESQUECEREI -UM GRANDE MILITAR, UM GRANDE HOMEM que gentes não olhando, nem sendo de Abril, o INJUSTIÇARAM

UMA LÁGRIMA... ATÉ SEMPRE . EM CONTINÊNCIA MEU COMANDANTE -MAJOR ( será sempre para mim o meu Major ) NASCIMENTO!

andrade da silva
tenente




Sem comentários: