terça-feira, 31 de outubro de 2017

CATALUNHA '??????? E A NAÇÃO ALENTEJANA.


                                         Cidade de Barcelona

UMA QUESTÃO CATALÃ, ESPANHOLA E EUROPEIA.

A independência da   CATALUNHA desde 1640 é uma questão  Politica, Social e Humana de que Pulddemont assume mais um capitulo, trágico ou não. Todavia,  o cinismo da diplomacia Europeia é esquecer toda a problemático histórica e limitar tudo a um problema jurídico -um acto que desrespeita a história e a  vontade de centenas de milhares de cidadãos catalães e europeus.

A destituição de um governo eleito por outro governo não se entende, constitucionalmente a competência da Dissolução do Parlamento da Catalunha , e não do governo, considerando um Estado Espanhol Único deveria depender do REI,  o representante da totalidade da Nação e Estado Espanhol. Em Portugal  é das atribuições do PR, alínea j do artigo 133 da constituição, a  Dissolução das Assembleias Regionais.

A perseguição de Pulgdemont como um criminoso quando exprime um desejo profundo do seu povo, instalado na sua alma desde 1640 é um acto bárbaro,anti-democrático e viola todos os direitos políticos. O seu acto foi um acto politico e não um crime de violência, terrorista. No contexto geral dos direitos gerais políticos e humanos a questão catalã é Europeia e ,como tal, deveria ser mediada. 

Todavia, a direcção do movimento independentista na Catalunha tem de se assumir, e, neste aspecto, com a sua saída, que já previra, Pugdemont poderá ter perdido a condução do MOVIMENTO ... logo...

 Mas o que diz  e fará o POVO CATALÃO?

O Futuro ?????

Nada poderá ser igual ao passado, ou o Mundo é uma mera parede estúpida e bruta. Mas quiçá ??? ....Coisas...

E em Portugal?

Temos regiões autónomas:  Madeira e Açores. Todavia, na  Madeira nunca ouvi falar da Nação Madeirense, mas por muito sitio  vejo escrito e oiço  a muitos alentejanos a proclamação da Nação Alentejana, e, de facto o Alentejo é bem mais diferente do Norte, religiosa, cultural,  nos costumes sociais  e  morais,logo psicossocialmente e até na sua topografia/orografia,   etc etc  que a Madeira, portanto, se não temos uma questão nacionalista temos a questão regional, em que uns obedecem ou submetem-se e outros se revoltam

O Norte , o Centro, a Madeira e os Açores rebelaram-se com acções de terrorismo contra o suposto governo central comunista, e, então, se todo o Alentejo tivesse o mesmo comportamento porque carga de água se sujeitaria a um governo central tão contrário a toda a sua Alma e  condição cidadã como  o de PPC ? 

Recorda-se que quando o Alentejo em 74 -75 definiu outros caminhos políticos e sociais foi  ocupado militarmente pela GNR até 1979 ( até 76 não havia constituição, e esta, promulgada em Abril 76,  legitimava os movimentos dos trabalhadores agrícolas -  capitulo sobre a Reforma Agrária, mas  foi letra morta....pois, as constituições para pouco servem, quando o poder as desrespeita ) com mortes e feridos e, posteriormente,  nada se avançou na regionalização, mas o problema não deixou de existir. Muitos alentejanos falam, desde muito antes do 25 de Abril ,d a NAÇÃO ALENTEJANA,  ou TERRA TRANSTAGANA, ou O ALENTEJO É UMA NAÇÃO .


.... COISAS!.....

andrade da silva

Sem comentários: