quinta-feira, 19 de outubro de 2017

E AGORA ANTÓNIO?


                                        FALAR E FALAR....


Nota prévia: Segundo Fernando Pessoa, quando a sátira vai além do odioso, do ridículo, do fútil, que são os seus fundamentos,  o seu autor, revela laivos de génio. Julgo que esta peça vai além do que é pequeno, logo...

E ao 121º dia , ele falou

Falou e disse.

 Disse o que toda a gente queria ouvir. Toda a gente, menos o PM e a sua equipa.

 E agora José? Recordam-se? É o título de um livro dos anos 70 ( início). E agora António? Poderá ser o título da novela que se aproxima…será que o PM vai encontrar alguém capaz que aceite ser ministro neste governo…? Ele também tem azar…o Vara não pode aceitar…mas como é que ele – PM – se deixou levar até aqui? 

Não conhece o PR? Parece que não…ele não esquece as sopas de vichisoise….. tanto calor, tanto fogo e…tanta teimosia…o povo  ( ò povo da minha terra, só agora eu percebi…diz o fado…) não merecia um pedido de desculpas? Porquê? Só o ministro das finanças o fez..porquê? Terá uma formação religiosa/ humanista diferente do PM e dos outros ministros?

 A ministra não teve férias?? Que pena tenho dela…mas tenho muito mais pena dos desgraçados que morreram, ou que viram tudo a arder….e agora António? Ainda vai a tempo? De quê? De emendar a mão? Mas não se ficará com a ideia de que o que se fizer agora é exclusivamente porque o PR obrigou?? E será que algumas demissões chegam?? 

Há gente séria e competente neste governo, não duvido..mas…mas….mas…

O país ardeu..o governo está a ser cozinhado em lume brando….veremos que prato nos servirão depois de pronto….não será sopa vichisoise, com certeza…

Ò gente da minha terra, só agora eu percebi, esta tristeza que trago, foi de vós que recebi..

Esperemos os próximos capítulos desta infeliz novela

Aos 18 dias de Outubro do ano de 2017
Dorbalino Martins
Cidadão português

PS: 

Enviei um apelo SOS para DEIXAREM TUDO E VOLTAREM A NASCER, como o disse, um dia, Fernando Pessoa. Editarei amanhã.

O cidadão anónimo  e isolado que em Óbidos por sua iniciativa, conta e risco, ao derrubar árvores ,com uma máquina,  EVITOU UM GRANDE INCÊNDIO ,disse quase tudo sobre este assunto, que é de facto a coisa mais simples que existe no Cosmos - para evitar tantos e tamanhos desastres- EIA!

  É :

 1- cortar o combustível dos incêndios, ou seja limpar as florestas e proteger com uma área de segurança as aldeias, as casas, as fábricas e as estradas 
 2- cortar as frentes de progressão, abatendo árvores,criando barreiras
3- e, obviamente. defender a floresta de incendiários ou de terroristas, como alguns  dizem ,  com um plano ao nível das forças segurança, de defesa e tribunais adequado- ,muito simples haja coragem e algumas verbas disponíveis,sempre muito,muito menos do que foi gasto para combater que deverá aproximar-se dos mil milhões de euros ou mais???

Mas, é urgente acudir às pessoas e a Engenharia Militar, uma vez mais, como em Pedrogão está ausente do lugar onde a tragédia está acontecer, e as Forças Armadas,mais do que outra qualquer Instituição, representam a Pátria Portuguesa! LOGO ONDE ESTÃO E A PÁTRIA EM CORPO, ALMA SENTIDOS e não burocracia? 

Sem comentários: