terça-feira, 24 de outubro de 2017

E SE???????








Se os meios militares  e outros que hoje, nesta data, pós 15 de Outubro, estão no terreno tivessem sido colocados desde Pedrogão, o que poderia ser diferente . Solicitei-os:

EIA O PEDIDO E AS RESPOSTAS.
 AVALIEM, AVALIAI! PORQUÊ?

                                                               I

E-MAIL GENERAL CEME

joão andrade da silva 

data: 25/06

para ceme, belem, emgfa_rp, parlamento, aofa...

Exmo , General Rovisco Duarte

Meu General CEME

Como militar e psicólogo militar, durante 20 anos, não posso, por dever de cidadania,militar e humano, deixar de me dirigir ao meu general nestes termos:
Há cerca de 800 pessoas afectadas no incêndio de Pedrogão, 200 estarão referenciadas, dezenas destas estão muito expostas ao stresse pós traumático, e poucos psicólogos no país têm formação e experiência nesta Aérea.
O Exército tem alguma ,pelo que deveria organizar uma grande operação com duração de 1 a 3 meses, ( a prolongar, se necessário) de apoio ao nível de uma companhia mais, para apoio psicossocial, psicológico e material, como temos feito, tão bem, nas missões de paz. O povo Português precisa das suas Forças Armadas,logo...
Dei conhecimento destas preocupações ao Director do CPAE e às entidades que poderão  e deveriam,em meu entender, apoiar o Exército a cumprir, na minha opinião, esta missão, integrada na sua MISSÃO PATRIÓTICA
Pensando em Portugal e nos Portugueses.
Com as minhas saudações militares e cumprimentos
João António Andrade da Silva 

coronel de artilharia situação militar de reforma licenciado em psicologia

PS: Não enviado ao MDN, por não ter localizado o respectivo e-.mai

 2º Email GENERAL CEME

joão andrade da silva 
para cpae, ceme, belem, emgfa_rp, parlamento, AOFA
Exmo General CEME
Meu general
Julgo que para explicitar o meu pensamento exposto no e-mail anterior, devo operacionalizar mais o que entendo por apoio material às populações, com base no facto histórico que se em 1755, sob a liderança de Marquês de Pombal ,a Engenharia Militar,foi crucial na reconstrução de Lisboa , novamente pode e deve ser, na actual catástrofe de Pedrogão, um parceiro na sua reconstrução humana, ambiental e patrimonial , o que, constituirá um dever para a Instituição Nacional mais querida pelo povo- As Forças Armadas.
O Exército deve estar no terreno e em força nesta hora tão trágica para a Nação para ACUDIR AOS VIVOS, RECONSTRUIR A ZONA AFECTADA EM TERMOS HUMANOS E DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO E APOIAR A AUTORIDADE CIVIL E OS PARTICULARES NA PREVENÇÃO DESTAS TRAGÉDIAS.
Nestes termos solicito que:
1 - À semelhança do que fizemos em Timor e no Kosovo, agora. com apoio da engenharia militar. e em cooperação com as Ordens de engenheiros e arquitectos se ajude, com urgência, a tornar habitável aquelas terras e a reconstruir as habitações;
2- Se apoie as autarquias, o Estado e os particulares a cumprirem a lei , abatendo com a máxima urgência as árvores que ladeiam as estradas para além do perímetro de segurança,tornando as mesmas corredores da morte, acção que partindo de Pedrogão deve irradiar com toda a rapidez, para os muitos pontos vermelhos num número considerável de estradas e outras acções de carácter imediato
3- Se faça acompanhar esta força de engenharia de pessoal de saúde e psicólogos com experiência nesta aérea.( Há diversos antigos psicólogos no ministério da defesa e na Academia Militar) O CPAE poderia liderar ou ser parceiro num processo de formação de psicólogos para agirem em catástrofes, para os quadros das Forças Armadas,Forças de Segurança ,Bombeiros , INEM e Cruz Vermelha, recorrendo até à cooperação e apoio do Centro de Trauma de Coimbra . Deste corpo especializado de psicólogos muito se tem falado e pouco se tem avançado, faltou o momento trágico para que a decisão se efectivasse,e seria muito grave que a Tragédia de Pedrogão não merecesse a decisão exacta que tem faltado, há décadas.
4 - O douto Estado Maior de Vxa, o EMGFA, O MDN e ,sobretudo, o Chefe Supremo das Forças Armadas e Presidente da República, realizem as accões eficientes e eficazes que tiverem por bem,no sentido de retirarem ás condições meteorológicas extremas, ou a mãos criminosas a possibilidade de tornarem a vida de centenas ou milhares de portugueses numa nuvem de fumo, cinzas,destruição e morte, com consequências e memórias que vão perdurar décadas, como o caso de jovens de 20 anos, com quem contacto, e que perderam o pai e a mãe, naquelas condições cruéis, inimagináveis. Espero que não fique ninguém para trás, e são centenas... Um muito longo. difícil e continuado trabalho já bem para lá da esperança de vida de quem hoje vai tomar decisões para o Futuro, o que. também aconselha à vinculação de Instituições com um Espírito de Missão a toda a prova, como o é, entre outras, a Militar,e, consequentemente, o Exército
Porque, convictamente ,creio que o nosso Povo gostaria de sentir as Forças Armadas à sua ilharga - o reclamo..


Com os meus respeitosos cumprimentos

um cidadão militar expectante
João António Andrade da Silva
coronel artilharia, situação militar de reforma,licenciado em psicologia

II - RESPOSTA PARLAMENTO.

CIC-RP Correio
para mim
Exmo. Senhor
O Centro de Informação ao Cidadão e Relações Públicas, como primeiro ponto de contato entre o cidadão e o Parlamento, procura divulgar informação sobre a Assembleia da República e as suas atividades, fornecendo, sempre que possível, respostas diretas a perguntas gerais. No caso de serem colocadas perguntas mais específicas, os pedidos são reencaminhados para os serviços competentes da Assembleia da República.
As questões que suscita estão endereçadas ao Chefe do Estado-Maior do Exercito e não à Assembleia da República.
No endereço da página da internet do Estado -Maior do Exército: https://www.exercito.pt/pt/quem-somos/contactos encontra os contactos vários, nomeadamente o e-mail: info@mail.exercito.pt.
Com os melhores cumprimentos

A equipa do Centro de Informação ao Cidadão-Relações Públicas

Assessora Parlamentar

Centro de Informação ao Cidadão e Relações Públicas


III-  E ENTÃO ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA! ?


joão andrade da silva 

27/06

para CIC-RP, belem, ceme, cpae, emgfa_rp


Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República

O meu pedido,é UM ALERTA,UM GRITO, é geral, é a toda a Nação. Seria importante estar no terreno um esforço conjugado e forte ,e ao nível das Forças Armadas,não deveria estar somente alguns fuzileiros., como a História desde 1755 o confirma e ENSINA.
Nesta matéria os representantes da Nação ,os deputados, deviam estar muito atentos e a verificar se o Estado está a mobilizar todos os seus meios para ajudar as populações, reconstruir o destruído e prevenir o Futuro, e, na opinião   e de muitos não está,desde logo, a Assembleia da República, que com esta comunicação parece que se demitiu da função de fiscalizar a acção do governo, agora,nesta situação de emergência, mas Portugal e os portugueses ao vos elegerem devem ter consciência do que fazem logo... tudo bem, mas como português e militar de Abril reclamo muito mais,do que formalismos burocratas.
A minha solicitação foi dirigida ao sr. General CEME e para conhecimento a essa Assembleia para VOS recordar que o Estado,através do governo PODE E DEVE fazer melhor do que está a fazer ,simplesmente. Espero que o meu 2º -mail VOS ilumine, ou Deus aos Crentes.
E como Vossa excelência  já deve ter conhecimento além da geral falta de psicólogos, no SNS, a questão na aérea do Stresse pós traumático e na aérea das catástrofes a falta ainda é mais grave, de certo modo as Forças Armadas, Forças de Segurança e o INEM terão o corpo disponível de psicólogos nesta aérea,mas também ninguém o diz claramente. Pessoalmente e sem o vosso apoio e autorização já o referi  a alguns meus camaradas do Exército e das Forças de segurança
Manifesto a minha profunda dor pelos que morreram , sofrem e não podem contar no vector das acções concretas com essa Assembleia que vai continuar a legislar leis que nesta aérea não são cumpridas, e será que assim se esgota a Missão da Assembleia da República?
Renovo o grito e o apelo a essa Assembleia da República,às Forças Armadas,ao Sr,Presidente da República, para que tudo seja feito para socorrer as populações de Pedrogão, reconstruir rapidamente aquela região e prevenir o Futuro em TODO O PAÍS.
Um cidadão de luto e em luto pelas mortes e pelas hesitações no apoio ao povo português. Creio estar certo porque fui militar 40 anos, andei na guerra de África, acompanhei,como psicólogo ,os militares das nossas forças destacadas, e todos os povos adoram a nossa presença e tanto mais em Portugal. Seria mesmo um factor de estabilidade emocional EXCEPCIONAL,como foi na Bósnia, Kosovo, Timor e mesmo no Afeganistão.
O cidadão
João António Andrade da Silva
Coronel de artilharia situação militar de reforma, licenciado em psicologia

PS:

Para que conste e para que a internet o registe, porque os viventes e replicantes de hoje passarão, como é hábito,  ao lado destes apelos, e do Bispo de Viana, claro... Há duas tendências: ouvir os donos, ou a pornografia politica. o mais.... but... coisas.... Todavia houve muita gente que morreu de muita terra ardida. Vou relembrar aos altos dignitários a quem me dirigi que muitas das medidas em execução pós 15 de Outubro, mesmo no que toca às forças armadas solicitei-as em Junho e muitas das solicitadas foram agora anunciadas pelo sr, 1º Ministro como a do abate de árvores para constituir zonas de segurança em estradas e perto das aldeias, o que se podia e devia ter sido  iniciado logo depois da tragédia de Pedrogão, porém  todos ficaram expectantes ,porquê?


PINHAL LEIRIA


Sem comentários: