sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

DORBALINO ATÉ DAQUI A INSTANTES- A ETERNIDADE!




O Dorbalino partiu ontem,  daqui, do Planeta Azul   para o Cosmos.   O nosso até já.




Ao Dorbalino

Querido amigo Dorbalino ou, melhor dizendo, “Durbas”, desde que o Manaires te batizou e tu adotaste a nova identidade.

Finalmente chegámos a Larinho. Que dizes irmos até ali ao café do Sr. Eugénio ouvir mais umas histórias das tuas? Das que tu quiseres contar, pois não há risco de repetires a mesma duas vezes. Tu sabes tudo, não esqueces nada e conheces toda a gente; por isso os momentos passados na tua companhia são sempre agradáveis. Mesmo com aquelas coisas menos boas de que a gente se queixa, como a saúde a pregar partidas, ou as injustiças de que somos alvo, tu consegues sempre dar a volta e torna-las coisas boas, associando-as a uma boa anedota.

Mas não vamos já diretos para o café. Primeiro passamos pela Ferrada, a ver se ainda lá para alguma daquelas moças que iam buscar água e quebrar corações. Depois passamos pela igreja, não vá o padre Guerra ainda estar por lá a desancar os que troçavam dele por ter mulher e filhos, mas que lá se foram refugiar numa noite de inverno, quando as estrelas começaram a bailar no céu.

Se calhar não vamos a mais lado nenhum, pois somos muitos e que isto de por a malta a andar é muito complicado. Sabes que estamos aqui mais de uma centena? Pois é verdade, todos os do teu curso de entrada na Academia Militar, mais umas dezenas largas que tu foste transformando em amigos, com esse teu jeito especial de tratar as pessoas. A culpa é tua, pois convenceste-nos que as festas de Sta Luzia eram uma coisa do outro mundo e ninguém quis faltar. Imagina que até vieram todos aqueles que já nos deixaram e de quem tu escreveste a dedicatória, transformando folhas vazias em páginas de amizade, ilustradas com aventuras que só a tua memória prodigiosa seria capaz de reter.

Pois estamos todos aqui, Durbas, para te prestar homenagem! Estamos aqui para guardar a tua memória e reter os bons momentos que passámos juntos. E estamos aqui para testemunhar a vida que ajudaste a colorir com a tua força e a tua alegria!


Até sempre! 

Nós

                                               50 anos depois 2017 -a geração de cadetes de 1967

Sem comentários: