quinta-feira, 29 de março de 2018

VIVA O TENENTE TITO MORAIS



Porque são Tempos Abril Celebremos os nossos heróis!



Cruzador S.Rafael




No dia 4 Outubro 1910, o Segundo Tenente da Marinha que revoltou o Quartel de Marinheiros, era republicano e partiu com um pelotão de marinheiros ao assalto do Palácio das Necessidades.

O primeiro assalto foi com um pelotão de marinheiros comandados por aquele Segundo Tenente, Tito de Morais, que não consegue entrar. Os lanceiros rechaçam o primeiro ataque dos marinheiros. Eles regressam, então. ao Quartel de Marinheiros e aí chamam de novo o Segundo Tenente Tito de Morais, e dizem-lhe que os marinheiros tomaram o Cruzador São Rafael mas todos os Oficiais que estão a bordo são Monárquicos e ninguém quer aliar-se a República: “você é que tem que ir tomar conta do navio”.

Faz lembrar aquela história do Quartel do Carmo - eu rendo-me mas preciso de um Coronel, como disse o Historiador Fernando Rosas num dos jantares debate da Associação Tito de Morais.

E Tito de Morais vai então para o São Rafael que está conquistado e dá ordem de prisão ao comandante e aos oficiais que não aderem à revolução e manda-os em segurança para o Quartel da Marinha.

O Almirante Tito de Morais, na altura, jovem Segundo Tenente, comanda o São Rafael que juntamente com o Adamastor, às 11 horas da manhã do dia 4 Outubro, posicionam os navios e abrem fogo sobre o Palácio das Necessidades. Com tanta sorte ou com tanta pontaria, um dos tiros acerta na cornija do Palácio Real e faz tombar a bandeira simbólica. Um outro dos tiros acerta nos aposentos da Rainha que vai provocar a fuga da Família Real, primeiro para Mafra e depois para a Ericeira de onde seguem mais tarde para Gibraltar e depois para o exílio em Londres.


Este é um dos episódios marcantes que deram início à construção da República Portuguesa em 5 de Outubro de 1910

LOUVOR

"2ºTenente Tito Morais"


Bravo, heróico e glorioso tenente Tito Morais, como é do DNA dos tenentes
Desempenhei na noite de 24 de Abril 74 ,às 22h 55, ao chefiar a equipa de assalto ao gabinete do comandante da Escola Pratica de Artilharia, um papel idêntico,logo, reconheço o valor intrínseco destes INVICTOS E ETERNOS ACTOS:
VIVA O TENENTE TITO MORAIS! VIVAM TODOS OS TENENTES E TODA A GENTE HERÓICA E DE CORAGEM!
E como nos vamos aproximando de mais um Abril É BOM ALEMBRAR:
Se em Portugal não tivesses havido Abril, o nosso estado, hoje, teria muito mais vírus fascistas do que tem.
Grande parte do povo português nunca sequer ouviu falar desta realidade, porque ela não interessa nada aos partidos e os militares de Abril , desgraçadamente ou ficaram sós, ou submeteram-se a cangas.
andrade da silva

Sem comentários: