quarta-feira, 10 de outubro de 2018

GERTRUDES DA SILVA E TOMAZ FERREIRA CAPITÃES DE ABRIL PARTIRAM




Gertrudes da Silva:

Um camarada com o coração e a alma à esquerda que infelizmente outros camaradas com o coração e a alma tão à esquerda quanto a sua, não o encontraram



 Um homem doce que, como disse numa reportagem da TV 24, sonhava com estrelinhas, quanto ao nosso 25 de Abril 74.

TOMAZ FERREIRA

Artilheiro sereno, camarada, homem de Abril

Cumpriram-se com eles,  e um dia com todos, as sobredeterminantes da vida:

EIA!
NASCER
AMAR
TEMPO
MORTE.
Espero que tenham aproveitado todo o tempo para AMAR:




Uma lágrima e em sentido!

Abraço fraterno aos filhos, cônjuges e familiares

ABSOLUTAMENTE INULTRAPASSÁVEL DIGO- VOS , CAMARADAS, NA HORA DA VOSSA PARTIDA:

Ao longo de 43 anos de serviço militar encontrei 99% ou mais de camaradas, sargentos , soldados e concidadãos civis extraordinários 

Só posso ter a melhor imagem do Exército e do Povo Português. Comandei na guerra e na paz milhares de soldados cidadãos escorreitos e dedicados e a única coisa com maior valor da minha parte, foi respeitar todos e procurar ser sempre rigoroso e justo . Valeu! 

Convicta e com fundamento creio na grandeza da Instituição Militar e do Povo Português - o nosso- a que pertenço com honra,vaidade,orgulho e dignidade..



asilva


1 comentário:

andrade da silva disse...


Da GESTA DA FIGUEIRA DA FOZ NUNCA O NOME DE DINIS DE ALMEIDA PODE SER OMITIDO:





Forte de Peniche - Memórias da prisão...
·
Faleceu Diamantino Gertrudes da Silva (Texto de Carlos Esperança)

"O herói de Abril, o comandante das tropas sublevadas idas de Viseu, com companhias de Aveiro e da Figueira da Foz, foi uma figura decisiva na gesta heróica da inesquecível madrugada.

Não foi fácil a progressão até Lisboa nem pacífica a rendição dos esbirros que vigiavam o Forte de Peniche, que deixou cercado por uma companhia, antes de avançar sobre Lisboa no cumprimento da missão que lhe coube.

O melhor aluno do seu curso não foi general, foi um coronel fiel ao ideário de Abril, um capitão de Abril coerente, corajoso e modesto.

Partiu hoje um dos bravos. A comoção que sinto pelo amigo e o respeito que nutro pelo herói, não me permitem continuar. A notícia que acabou de dar-me Carlos Matos Gomes, outro bravo, abalou-me. Não falarei hoje do escritor que Gertrudes da Silva foi.

Hoje e sempre será um enorme capitão de Abril a que Portugal deve o fim da ditadura.

Ele ficará ali na foto da inauguração ao monumento ao 25 de Abril, em Almeida. Está a meio do grupo de camisa e cabelos brancos, próximo de Vasco Lourenço, por entre os quais, um pouco atrás, me encontro.

Até sempre, capitão de Abril" #MFA #25deAbril #FortedePeniche #FortalezadePeniche #Viseu #RI14






João Andrade da Silva

Nesta Gesta nunca pode ser esquecido o nome do Capitão Dinis de Almeida que com armas na mão tomou o Quartel da Figueira da Foz

2H de 25 de Abril 74

Regimento de Infantaria 14 de Viseu

O capitão Gertrudes da Silva inicia o movimento para saírem rumo à Figueira da Foz.

2H 30´

Capitão Ferreira, Moço e Martelo ,oficiais da Escola Sargentos, vêem, finalmente, abrir-se a porta de Armas do Regimento de Artilharia 3-Figueira da Foz., onde, os capitães Dinis de Almeida e Fausto Pereira tomaram a unidade

.3H 40´


Comandante do Regimento de Artilharia 3 Figueira da Foz é detido pelo capitão Dinis de Almeida armado de espingarda G3. Chegam também as forças vindas de Aveiro sob o comando do capitão Pizarro. Comandante do Regimento Cor. Sílvio Aires Figueiredo. .Depois rumam a Peniche Lisboa, do que poderá falar o Dinis de Almeida.. ..