segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Audição do General Jerónimo...Antigo Chefe Estado Maior










Coisas... são coisas... as palavras do sr. deputado ... coisas... o sr. general muito sincero... coisas....

No entanto, considero INTOLERÁVEL e objecto de procedimento disciplinar, ou criminal punir fisicamente os militares. Nem os pais podem bater nos filhos.

A partir dos meus 17 anos disse a pais e à demais gente que não admitia que me tocassem com um só dedo. ( Vinha eu do Liceu Jaime Moniz-Funchal, da comemoração de um primeiro de Dezembro, daqueles anos 1966, tinha dito à minha mãe que chegaria a dada hora. Não cheguei e ela heróica , sozinha, noite dentro,pela meia-noite, meteu-se a caminho, do caminho das Virtudes nº 1 - a casa ainda lá está- vindo-me a encontrar com os meus colegas na Rua das Carreiras,bem longe-destemida mulher- junto ao cemitério dos Ingleses, e, logo puxou a "culatra à retaguarda", e espetou-me um tabefe. Com toda a calma deste mundo disse- lhe : Mãezinha esta foi a tua última bofetada que espetaste, ou o quer que seja neste teu filho. Se me voltares a agredir já não serás a minha mãe e agirei em conformidade. Nunca mais a Conceição me levantou a mão.ponto Conceição no teu filho pois....).

Mãe Conceição: heróica e inteligente - uma lágrima!

Em África recorri à força para manter a disciplina, porque o capitão, na minha opinião, tinha medo de alguns soldados que contavam que resolviam os problemas caseiros a tiro de caçadeira: O Valente e o Vinagre-um deles levou uma e uma só
bofetada: era ele,ou eu.- O Sr. General devia e deve ser processado. Se tivesse trabalhado sob o meu comando teria sido punido com toda a severidade.

Fiz 43 anos de vida militar, usei por 5 vezes a punição disciplinar: um militar que em África -Mucaba- agrediu um furriel; um recruta, em 900 ou mais, que perdeu a recruta; um soldado por ausência ilegítima; outro. por roubo de um TM e uma oficial ,com repreensão disciplinar agravada, por algum desinteresse na gerência do bar do serviço.





andrade da silva, coronel artilharia,psicólogo reforma



Sem comentários: