sábado, 27 de abril de 2019

EIA. -25 de ABRIL 74


COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM SANTARÉM
Discurso do Coronel Rui Santos Silva, Presidente do Conselho Fiscal da ASM e Comandante do Pelotão de Reconhecimento da coluna de Salgueiro Maia, efetuado nessa dupla qualidade, na cerimónia em título, realizada na manhã de ontem no Jardim dos Cravos em Santarém.
"Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santarém
Presidente da Assembleia Municipal
Vereadores e deputados Municipais
Presidente da Comissão das Comemorações Populares do 25 de ABRIL
Senhora Doutora Natércia Maia
Senhores Coronéis Costa Ferreira, Garcia Correia, Correia Bernardo
Militares e ex-militares da EPC
Meus Senhores e minhas Senhoras
A Associação Salgueiro Maia que aqui represento, congratula-se pela forma como é recebida pela Câmara Municipal de Santarém e Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril e, também pela oportunidade de tomar parte em tão importantes cerimónias.
Criada recentemente, sob o lema “Honrar a Memória de Salgueiro Maia” procurará tudo fazer na defesa dos princípios de ABRIL e no respeito pela LIBERDADE, DGNIDADE PESSOAL e JUSTIÇA SOCIAL na procura de um PORTUGAL MELHOR.
Foi este o compromisso assumido pelos seus ORGÃOS SOCIAIS e pelo seus ASSOCIADOS.
Permitam-me que à minha qualidade de membro da ASM acrescente a minha condição de MILITAR.
Já lá vão 45 anos e algumas horas que por este LOCAL passou a UNIDADE DA ESCOLA PRÁTICA DE CAVALARIA ( GRUPO DE CAVALARIA a 2 ESQUADRÕES) comandado pelo então CAPITÃO SALGUEIRO MAIA e da qual tenho a HONRA de ter feito parte.
Não vou descrever factos que antecederam o DIA 25 nem tão pouco os que aconteceram no DIA.
Também não irei ENALTECER SALGUEIRO MAIA com palavras minhas. Muitas coisas estão já ditas.
Tomei a liberdade de ir “roubar” uma FRASE SUA que em minha opinião o define tal como era.
Cito:- “ Não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo.
Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construir”
Fim de Citação.
Cabe-nos a TODOS zelar por este DESEJO fazendo valer os nossos DIREITOS E DEVERES DE CIDADANIA.
PORQUE PARA SALGUEIRO MAIA, MAIS IMPORTANTE QUE A RETÓRICA ERA A ACÇÃO.....
Termino pedindo a todos que me acompanhem NO GRITO DA ASM DE EVOCAÇÃO a SALGUEIRO MAIA E DE SAUDAÇÃO AO 25 de ABRIL E A PORTUGAL
VOZ - SALGUEIRO MAIA
ASSISTÊNCIA – PRESENTE….. “ SOMOS TODOS CAPITÃES”
VOZ – AQUI, OMBRO A OMBRO, HONRAMOS SALGUERO MAIA, HERÓI DO POVO, DE ABRIL E DE PORTUGAL
ASSISTÊNCIA – SALGUEIRO MAIA PRESENTE
VOZ – VIVA O 25 DE ABRIL, VIVA SALGUEIRO MAIA, VIVA SANTARÉM, VIVA PORTUGAL
ASSISTÊNCIA - VIVA"
...somos todos capitães...
Associação Salgueiro Maia

POETA DA DIÁSPORA:


ALHANDRA COM NETOS E BISNETOS DE ABRIL 
 ABRIL 2019
Um abração a estas maravilhosas crianças com média de idade de 9/10 anos
Um grande abraço a todas e todos aos camaradas e amigos Borges e ao Presidente Mário Cantigas
Abril Sempre presente.

 VIVAM AS CRIANÇAS.!

Sem comentários: