terça-feira, 28 de maio de 2019

VINTE E OITOS DE MAIO- CRUZES!.






Porque é 28 Maio de 2019 e, houve entre 1926 e os hojes, o 25 de Abril 74. muito,   muito bem e que BEM! .... mas mesmo assim, e apesar de tudo, vou falar daquele 7 de Março 1975, em Setúbal, em que dois pelotões da Escola Prática de Artilharia, comandados pelo  tenente Sales Grade e por mim, evitaram a matança que o Major Casanova Ferreira ordenou, e  que seria um bom pretexto para o 11 de Março.  Mas todos os mandantes calam este facto, NEM EXISTIU- grandes pensadores , grandes historiadores!!!!!!

E então...

Em 20 Setembro 2013 estive na AJA Setúbal para o lançamento do disco de Zeca Afonso -Poder Popular- )https://www.youtube.com/watch?v=UWUtsPIx-3E )sobre este acontecimento. Falei deste facto, e eis que, de entre os presentes, alguém que disse ser  Pedro Nunes Rodrigues, ( conhecido de outros presentes)  apresentou-se como  o organizador do comício do PPD daquele Março que levaria à morte de um protestador,  contra a sua realização

Contou que esteve em contacto via rádio com o major Casanova Ferreira da PSP, na perspectiva de antecipar os acontecimentos de 11 de Março, criando um ambiente insurreccional e de derramamento de sangue. O major Casanova Ferreira tinha mandado montar uma metralhadora HK, cuja presença me foi comunicada pelo Alferes Pauleta, e,  imediatamente, a mandei retirar. Fui obedecido, sem nenhuma hesitação, que também não seria MINIMAMENTE consentida- compreenderam a mensagem. Porreiro!..

Toda a avenida Luísa Todi estava repleta de gente. Os policias estavam alarmados e nervosos face à imanência do assalto ao quartel pela população.





O HERÓICO  grupo de soldados de Vendas Novas e alguns do Regimento de Infantaria de Setúbal - a quem competia esta tarefa ( porque não a cumpriram sozinhos????) evitaram a tragédia, e foram totalmente esquecidos no vergonhoso e ficcionado relatório  da  Policia Judiciaria Militar sobre estes factos, e há pouco tempo editado num livro sobre a história de Setúbal .UMA VERGONHA, e, isto,  nada tem de outros tempos, claro????????????

Obviamente..... ,como diria Humberto Delgado, mas... coisas

andrade da silva



Sem comentários: