Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Comemoramos hoje o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, mas também o Dia da Liberdade, da Democracia e da Esperança num mundo de paz, de liberdade e de fraternidade que Salgueiro Maia teimou em deixar.
A liberdade que hoje vivemos e sentimos e que, é precisa manter e sobretudo divulgar junto das gerações mais jovens, é fruto da ação de homens que acreditaram em ideais e que colocaram a sua vida em prol de Portugal.
Não é possível hoje falar de Portugal e das Comunidades Portuguesas sem falar do 25 de Abril e do Capitão Salgueiro Maia, marco histórico que permitiu à sociedade Portuguesa caminhar sem os grilhões da ditadura e da guerra, permitindo ao povo português sonhar e ser dono do seu destino.
A Guerra do Ultramar, na qual o Capitão Salgueiro Maia e os seus Camaradas de Abril participaram, permitiu que muitos jovens que também nela participaram interrompessem os seus sonhos de realização pessoal, académica e profissional, envolvidos numa guerra que muitos não entendiam.Muitos dos que voltaram trazem marcas profundas e ainda sofrem essa dor, transmitindo-a também à sua família nuclear.
Num Mundo cada vez mais globalizante e virado para o exterior, importa sobretudo não esquecer que Portugal viveu durante anos um regime fechado e ditador em que toda a criatividade intelectual e cultural era coartada, não permitindo aos jovens viver em pleno o seu rasgar de horizontes!
Hoje é com muito orgulho que vemos o nome de Portugal ser elevado nos vários cantos do Mundo e nas mais diversas áreas desde o desporto, á literatura, à investigação científica, entre outras, por jovens portugueses que também eles acreditam e sonham com a construção de um Mundo melhor.
Salgueiro Maia e os Capitães de Abril devem ser recordados hoje Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, pois são responsáveis pela liberdade que se respira, pela vontade de sonhar e por não deixar morrer os ideais de Abril: bem-haja.
Texto de:
Dra. Ana Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário