domingo, 4 de agosto de 2019

ACÁCIO BARREIROS- UMA HOMENAGEM LEAL,ETERNA!


                                                      Acácio Barreiros


" HOUVE UM TEMPO EM PORTUGAL ESQUECIDO, QUE ERA ACEITE FAZER TODO O MAL AOS TAIS COMUNAS- - ASSASSINARAM CARAVELA E CASQUINHA EM 79 - MAS NADA CONTRA OS BANDOS QUE COLOCAVAM BOMBAS;AMEAÇAVAM;AGREDIAM E MATARAM GENTES DE ABRIL-PADRE MAX E MARIA DE LURDES"


A minha homenagem ao deputado ACÁCIO BARREIROS, DA UDP, que, em 1978, defendeu na Assembleia da República - amorfa e indiferente,   muitas vezes, consequência do  seu velho ADN - a causa da Liberdade, quando o 3ª Tribunal Territorial de Lisboa me julgava , regredindo no tempo e copiando os tribunais plenários, só porque, como tenente e capitão, estive ao Lado do Povo Alentejano na sua REVOLUÇÃO AGRÁRIA para ter o pão que em 1975 deixou de existir, então, os latifundiários na sua maioria NÃO FIZERAM AS SEMENTEIRAS.


Na Madeira em 1817 o povo da minha terra fez o mesmo, e não havia por perto nenhum PCP, Honro-me do meu povo, e tenho também honra por ter feito o mesmo no Alentejo em 74-75.

Havia erros que referi em 75,e disse em 27 Novembro 75 ao meu camarada tenente-coronel Galamba de Castro, que me recebeu em Lisboa  com toda a cordialidade, por indicação do sr. General Eanes, que no novo período histórico poderia dar o meu contributo para se fazer uma efectiva Reforma Agrária- bem necessária.


Em 1976, tendo-me sido mandado fazer um estudo por Ramalho Eanes a todas as estruturas fundiárias do Mundo, considerei que um modelo interessante era o israelita, que defendia e defendo,  com : propriedade privada, cooperativas, unidades agrícolas do estado, e no Alentejo numa perspectiva agro-industrial, englobando também a distribuição , apoios em creches para os filhos dos trabalhadores agrícolas e apoio sanitário semelhante ao militar.



Nesta conformidade por honra e homenagem a ACÁCIO BARREIROS O deputado ,e o homem, voto nele na eternidade e também em Carlos Fabião,Vasco Gonçalves ,Miranda,minha mãe, Salgueiro Maia , Filipe Frade, Goucha Soares; Xêncora Camotim, Brissos de Carvalho,Vassalo Silva, Varela Gomes, Machado Santos,Luther King , Camões, Spartacus , Leónidas, entre outros.

A GRATIDÃO É HONRADEZ,A SUA FALTA,,,

andrade da silva
Página rasgada da história:




2 comentários:

andrade da silva disse...

Declaração de interesses:

Nunca me cruzei com Acácio Barreiros e no Alentejo em 1075 combati com toda o rigor NFA os actos que quiseram praticar com desrespeito pela legitimidade revolucionaria incorporada na aliança POVO-MFA,onde, o MFA desempenhava a função de cumprir e fazer cumprir o programa do MFA,o que, sempre foi o MEU LADO, sem nenhuma hesitação, nomeadamente DEFENDÍAMOS AS TERRAS TÊM DE SER CULTIVADAS DEPOIS A SUA TITULARIDADE SERÁ DISCUTIDA NO FUTURO- esta era e foi a REVOLUÇÃO AGRÁRIA DA ALIANÇA POVO-MFA, que tanto exigiu ao Ministro Fernando Baptista a lei para se passar à realização da Reforma Agrária. Atropelaram tudo e,agora,até a história

andrade da silva tenente/capitão e delegado eleito do MFA ,então.

andrade da silva disse...

COM ORGULHO E TOTAL VERDADE DIGO E PENSO:

Podemos e fizemos erros,agimos, mas fomos dos maiores e melhores concidadãos e portugueses de Portugal de sempre..

Cometemos erros dizem,mas não podíamos nas condições concretas ter feito melhor, e poderíamos ter feito MUITO PIOR . No Alentejo houve vontades muitas de repetir Revoluções sangrentas, O MFA impediu e impediria, no Alentejo, qualquer tentativa totalitária.: A questão da revolução ou revolta agrária no Alentejo foi ao nível do MFA um mero problema da subsistência das pessoas,nada teve haver com programas de partidos, da parte de 99.9 % do MFA operacional totalmente desconhecidos, como todos nós-os jovens capitães e tenentes de então- sabem.

asilva