sábado, 14 de dezembro de 2019

SARGENTO RENTE -UM CAPITÃO


                                                                sargento Rente




..... somos todos capitães...

João António Rente, sargento de Cavalaria, nascido em 1902, Alter do Chão,  um vero capitão....

Viveu os episódios de 1919, foi um militar de cavalaria  garboso e instrutor de dezenas de escolas de recruta. Prestou serviço em unidades de cavalaria de Estremoz ,Vila Viçosa e outras unidades.

Pai de 8 filhos. Todavia,  quando discordou das condições de trabalho dos militares e dos ranchos claramente manifestou a sua posição de discordância, o que, nos idos do salazarismo duro e feroz, anos 40- 50,  mereceu-lhe um processo disciplinar,   com passagem à reforma compulsiva sem vencimento, e, aqui,  começa a sua grande tragédia económica e  da sua numerosa família. Mas Rente e a família aceitam todo este gigantesco sacrifico pela justiça e   a honra ,na defesa da dignidade e   equidade,

                    a família

Depois um seu camarada sugere que Rente negue os seus valores e seria reintegrado, Rente, exalta-se , mantém-se firme e  morrerá cedo Morre  aos 51 anos de idade,   com Honra.

Pós 25 de Abril é feita a alguma justiça à família.  Falta a homenagem mais importante  a de todos nós:

                         EIA!

  reconhecendo-o como um nosso grande camarada capitão, e envolvendo toda a sua família no grande abraço do 25 de Abril e da galeria dos nosso imortais capitães:



 Salgueiro Maia, Carlos Fabião, Ramiro Correia, Gusmão Nogueira, Gertrudes da Silva , Amílcar Rodrigues, Costa Martins, Miranda, Sardinha,  Matos Gomes, Marques Júnior,  Brissos de Carvalho (assalto ao quartel de  Beja),Varela Gomes, (idem) capitão Pestana (idem) coronel Baptista ( chefe estado maior COPCON), Gil, Major  Arlindo ( COPCON) Vasco Gonçalves,  Borrega, sargento Rente sargento Pina,sargento Guerra, alferes Guerra e o soldado Cardinali, entre outros.

andrade da silva



2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada á ASM e á direção da mesma.
Sou a filha desse malogrado sargento Rente.
Eu, Beatriz Rente e todas as netas bisnetos, agradecemos as palavras que o senhor coronel João Andrade da Silva, dispensou a um camarada de armas, que muito orgulho teria em o conhecer, e ter vivido o momento do 25 de Abril, tal como ele sonhava!
Passados tantos anos cumpriu- se o seu desejo, e está filha, (que resta de 8) continua a honrar a sua memória.
Estou na ASM meu pai, uma associação de militares, familiares e civis,todos com o mesmo propósito, defender a democracia que tanto amavas, e não deixar que o nosso País volte a ser governado por homens sem escrúpulos e sem coração.
Somos todos Capitães, como o nosso herói Capitão Salgueiro Maia e todos os que devolveram a Liberdade ao nosso País.
Somos todos Capitães, homens e mulheres verticais e em Liberdade.
Viva o 25 de Abril.
Viva o MFA
Viva a ASM
Viva PORTUGAL.

andrade da silva disse...

Beatriz a Honra e o Dever

Aquele abraço