terça-feira, 30 de setembro de 2008

MAS QUEM E QUE POLÍTICAS PROVOCARAM A CRISE GLOBAL?




Depois da desculpabilizante intervenção do Sr. Vitorino na RTP1 é urgente sublinhar, antes que todas as Donas Constanças dêem a volta ao texto que a crise é global, mas também tem os seus cúmplices em Portugal.

É com a maior estupefacção que vejo a candura, como pessoas que deviam ter uma posição dura contra as toupeiras que corroeram os pilares da democracia e da cidadania, aceitam os seus cantos de sereia para, uma vez mais, ludibriarem a maioria das classes trabalhadoras e a classe média nos seus legítimos direitos, e, não digo expectativas, porque estas ao nível dos portugueses são tão baixas que qualquer dona Constança com o marketing politico consegue até convencer a maioria dos portugueses.

Nesta questão se entrecruza a politica e a Moral, e o confronto é terrível, de um lado estão os que vendem a alma ao diabo, até se tornam revolucionários para salvar o capitalismo selvagem, e, do outro, estão os que sabem que com aquela gente, sem qualquer moral ou humanidade, não se vai a lado nenhum.

Quando muito eles guiam-nos para a aceitação de um sacrifício colectivo para nos safarmos do buraco, o que interessa a todos, só que sem alterações na cidadania, ultrapassadas as dificuldades presentes com eles e no mesmo sistema, como Marx previu e não se tem enganado, estaremos, mais adiante, noutra crise tão ou mais grave. É preciso mudar de modelo.

É preciso dizer que são co-responsáveis com Bush, nas erradas politicas económicas, como de segurança (guerra do Iraque, independência do Kosovo) os sucessivos governos desde o do Sr. Cavaco da Silva, o dos Srs. Guterres, Durão Barroso, Santana Lopes ( esteve pouco tempo, mas estragou o bastante) e Sócrates e os Presidentes da República Srs. Mário Soares, Jorge Sampaio e novamente o Sr. Cavaco da Silva, porque não fizeram nada para contrariar o fome selvagem dos capitalistas da banca e das empresas, e, antes, pelo contrário, isentaram-nos de taxas e impostos, e canalizaram para os seus lucros vastos recursos da comunidade Portuguesa, através dos sucessivos Orçamentos de Estado.

A nível Europeu também só cantaram hossanas à sanha neo-liberal, e invectivaram os portugueses de coluna vertebral levantada, quando contra este regabofe protestavam. Foram tratados como malditos, quase anti-cidadãos.

Mas o desastre está aí, pela minha parte alertei para este descalabro desde Fevereiro, seguindo e ouvindo o que entre outros, o economista Ferreira do Amaral aludia na sua conferência: 2008- ANO DE TODAS AS CRISES.

Está publicado no blogue silenciado da avenida da liberdade, o que dói aos circenses da mentira e da magia negra, sobretudo quando querem dizer que, agora, são eles os arautos do caminho justo, da manhã do dia inteiro. Impostura.

São, ainda, co-responsáveis por esta situação os neo-liberais que tomaram com apoio das TV o poder no PS e PSD. É tempo do povo correr com estes senhores.

É tempo dos militantes socialistas do PS e os sociais-democratas do PSD fazerem uma grande aliança com a esquerda de modo a forçar, como, e bem, Santana Lopes já propus, levar os liberais e os defensores do capitalismo selvagem do Pensar Portugal a formarem o partido liberal, a que se deve juntar Marques Mendes que só num país cego e surdo pode ter o “prime time”, quando vem dizer para privatizar mais o Estado, no momento que até Bush pretende nacionalizar os bancos, para salvar o capitalismo.

De facto temos os melhores e mais oportunos políticos do Mundo que mesmo que o Mundo acabasse defenderiam o que o matou. Somente espantoso.

De qualquer modo, acompanho e louvo Marques Mendes na sua luta solitária contra a conspurcação da política, e, deste ponto de vista, as suas propostas são actuais e imperativas. É o seu lado muito positivo, e de superior valor.

MY GOD se forem os mesmos que provocaram a crise e os seus co-autores a resolvê-la, porque são mestres no seu fabrico, então, bem podemos arrumar as botas, e ir para o velório, porque não haverá no próximo milénio tratamento para tanta alienação esquizofrénica, face à completa perda do teste da realidade.

MY GOD! QUE MUNDO!


andrade da silva


2 comentários:

Jerónimo Sardinha disse...

Caro Andrade da Silva,
A intensidade e o vigor deste teu artigo/retrato social, impõe, que se comente com factos. Assim e deixando a nú os políticos que temos e a forma como manipulam cidadãos e eleitores, circula sob várias formas, desde Julho um texto, criticando o Rendimento Social de Inserção, em que se faz denúncia de 334.865 pessoas beneficiárias (números oficiais), com um encargo público de um milhão de euros/dia. Qualquer besta com a quarta classe, fazendo as operações que lhe ensinaram, chega às seguintes conclusões: 1 milhão de euros : 334.865 = 3 euros/dia/pessoa x 30 dias = 90 euros/mês/pessoa.
Este incitamento foi urdido em primeira mão, pela direita, que temos, na Casa (dita) da Democracia, com o intuíto maldoso do brutal encargo orçamental para o Estado. Pois bem ! Pergunta-se: como chegou cá fora, em forma de circular, papel, e.mail, blogue, boca-a-boca, etc. ?
Com que fins ?
Eu respondo !
Para escamotear o conhecimento e desviar a atenção 'ignorante' deste povo, que se deixa manipular de todas as maneiras, de que ninguém se indignou, 'naquela casa', com os escandalosos 8,7 milhões de euros/DIA de lucro da banca e que o Estado (o tal) atribuiu aos bancos 700 milhões de euros de benefícios fiscais.
A que título ?
Já têm juros especiais reduzidos a um terço ou menos dos do sapateiro da esquina !
Será por prestarem o 'exemplar serviço social e de cidadania' que nós conhecemos ?
Será por colaboraram em toda a trama de habilidades e fugas de centenas de milhões de euros ano ?
Será por, ao contrário do afirmado pelo «Senhor Presidente do Conselho», os jornais de hoje afirmarem taxativamente "A BANCA PORTUGUESA FOI SALVA PELOS FUNDOS DA EU" ?
Não será esta a mais cabal e escandalosa fotografia dos senhores que questionas ?
E isto, para não entrarmos noutros dislates, como criação de guerras avulso, com a consequente agressão a povos com os quais não tinha havido quesílias.
Negociatas e acordos entre títeres, dos quais só o capital selvagem, incluindo especuladores, sai ganhador. Muitas vezes, dessas movimentações de biliões, nem um emprego se cria.

Será esta a razão porque temos de pagar os desmandos, roubos, falcatruas e más gestões dessa gente ?
Como dizia um saudoso amigo meu: Ou é sina, ou pouca sorte.

Por aqui me fico, por agora.

Vigoroso Abraço,
Jerónimo Sardinha

andrade da silva disse...

Caro Jeronimo
Para te ouvir e aprender contigo bem vale escrever uns post, pena que tantos outros não te oiçam, porque estão longe ou ainda não chegaram a este blogue.

Mas quanto aos sibsidios não sei de que se queixam os que ganham comercializandon protudos. Não perceberam esses senhores que se não fossem esses miseros subsidios de desemprego, os de doença, as pré-reformas, as pensões,os de reinserção o país NÃO FUNCIONAVA SERIAMOS ASSALTADOS LOGO À SAÍDA DE CASA - PARA LÁ CAMINHAMOS - O RESULTADO DO IVA BAIXAVA EXTRAORDINARIAMENTE PORQUE CERCA DE 21% OU MAIS DESSAS PENSÕES REGRESSAM AO ESTADO PARA DEPOIS SEREM DISTRUIBUIDAS Á BANCAE AOS RICOS. DE QUE SE QUEIXAM? OU QUEREM PRENDER,MATAR OU DEIXAR MORRER Á FOME OS DESVALIDOS E SEM QUALQUER COMPETÊNCIA PARA OS NOVOS EMPREGOS.

Fica agora a nota, pois bem quero escrever sobre estes idiotas que sem os tais subsidios também encontrariam as tetas do OGE bem mais secas.

Mas eles conhecem sequer o que é PORTUGAL. Miseráveis e loucos imbecis,cegos e ignorantes. COMO È POSSÍVEL?
abraço
asilva