sexta-feira, 5 de setembro de 2008

À ORDEM DOS EUA A EUROPA SOPROU O TROMBONE E FOI O QUE SE VIU...


O Sr. Presidente da República diz que a Europa na crise Rússia-Geórgia fez ouvir a sua voz forte, todavia muitos pensam que não, e, pelo contrário, julgam que a Europa, como nas demais questões internacionais, mesmo europeias, por exemplo, no caso do Kosovo, tem-se quase exclusivamente guiado pela música, os interesses, e a batuta, o comando, dos EUA. Tão só.

O Sr. Presidente da República e outros procuram camuflar a triste e angustiante realidade de que não existe Europa nenhuma. Só existem no Mundo: o Ocidente que são os EUA e o seu Império, com os seus tentáculos na Europa, no Médio Oriente, no Canadá, na Austrália; o Leste, ou seja, a Rússia, e o seu império, em reconstrução, e os seus amigos na América Latina, Médio Oriente e África; e o império do Meio, a grande China, e os seus amigos em África e outras partes.

Esta é a nova realidade geo-estratégica, falta ainda equacionar o império terrorista e se o Islão, com ou sem os terroristas, também quer o seu império, ou, se pretende, mesmo, todo o Mundo.

Neste planeta, a Terra, uniformemente capitalista para haver paz será preciso, mais tarde ou mais cedo, um civilizado tratado de Tordesilhas a três. Se este tratado tardar, o tratado que se vier a realizar, após guerras devastadoras, será, então, terceiro Mundista do tipo do Zimbabué, ou seja, sobre os despojos e os salvados das guerras. Facto que será bem pior para todos que o civilizado tratado de Tordesilhas.

Hoje a Rússia, amanhã a China não poderão deixar de entrar no regabofe da regulação capitalista, com uma distribuição que favoreça os banqueiros e os grandes empresários mundiais residentes nos seus territórios, e ponto.

A Rússia que se converteu ao Deus Dinheiro não quer ficar de fora da vil exploração das riquezas Mundiais em seu favor, ponto. O mais é conversa fiada com ar doutoral, para não parecer enganosa ou fútil.

A Divindade Universal, o Dinheiro, tem três grandes filhos-cofres os EUA, muito egoísta e o mais poderoso actualmente com mais fortes engenhos nucleares ofensivos etc; a Rússia ambiciosa e frustrada por tanta humilhação e a China que à luz de Confúcio, com inteligência e uma paciência sem limites esperará o ano do Dragão para dar um ar da sua graça, que poderá ser de desgraça, para quem ainda não percebeu que a China é uma Grande potência emergente, e se fará ouvir ruidosamente.

Na consequência destas metamorfoses, o Mundo, terá futuramente, no mínimo, três poderosos timoneiros e insaciáveis sanguessugas do suor e das riquezas das pessoas e dos países periféricos.

Vamos todos viver o tempo suficiente, para estarmos no meio destes furacões, portanto…..

andrade da silva 4 Setembro de 08

1 comentário:

Anónimo disse...

Prezado Andrade da Silva, creio bem não haver outra forma de ler a situação.
Grande abraço.
José-Augusto de Carvalho